Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)15:00



Responder  [ 9 mensagens ] 
 Pinguicula primuliflora 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 08.08.2006(Ter)15:37
Mensagens: 1017
Localização: Uberaba/ Minas Gerais
Mensagem 
Já que pediu, estou lhe enviando as fotos, se quiser te mando os endereços por MP, depois você cola as fotos na sua ficha!

FLOR
Imagem

PLANTAS

Imagem

Imagem


25.09.2007(Ter)20:29
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 06.12.2007(Qui)16:09
Mensagens: 86
Localização: Fortaleza-CE
Mensagem 
Pessoal na ficha de cultivo diz que esta pinguicula precisa de sol pleno, é a mesma coisa com a p. esseriana??


23.03.2008(Dom)19:59
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem 
Olá Ranulfo,

Estou cultivando P. esseriana com grande sucesso na minha estufa, com sombrite 70%. Não acho que colocá-la no sol direto seja uma boa idéia...

Dá uma olhada em como elas estão aqui:
http://s67.photobucket.com/albums/h285/ ... pgcopy.jpg

A planta rosa à esquerda é uma P. elhersiae.
O substrato é composto por turfa, vermiculita, areia grossa e sphagnum.


Abs,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


23.03.2008(Dom)21:56
Perfil

Registrado em: 11.10.2008(Sáb)11:07
Mensagens: 109
Localização: Tiete-Sp
Mensagem 
pessoal para não abrir outro tópico sem nescesidade vcs poderiam me dizer se tem algum problema deixar ela com pratinho é que vi que poder regar ela tambem então fikei meio confuso

_________________
- Marco


09.01.2009(Sex)13:51
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 27.12.2005(Ter)16:49
Mensagens: 561
Localização: Pontes e Lacerda - MT
Mensagem Correções
Olá todos.

A informação da quantidade de luz para P. primuliflora, se refere, como é encontrada na natureza. Porém, realmente quando usamos um sombrite seja ele de 50% ou 70%, a planta consegue ficar mais exuberante, pois ela passa a ter uma maior produção de clorofila e carotenos para compensar a diminuição de luz, a umidade do substrato se mantem por mais tempo também.....assim podemos evitar o pratinhos.

Qual a sugetão de vocês...querem que eu altere?

abraços :)


10.05.2009(Dom)16:25
Perfil YIM
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 27.12.2005(Ter)16:49
Mensagens: 561
Localização: Pontes e Lacerda - MT
Mensagem Correções
Gostaria de fazer uma observação.

A foto abaixo é de um vaso com Pinguicula primuliflora que eu cultivava no estado de Mato Grosso, sempre fiz a rega diretamente sobre a planta pelo menos uma vez ao dia e nunca perdi alguma planta por apodrecimento de raiz ou tive problemas com a perda da mucilagem....até porque a quantidade de insetos aqui é muito grande e isso contribuia por limpar ela.... e o calor daqui é intenso por isso a rega constante..... vejam bem, não estou dizendo se é correto ou não....nas minhas observações aqui os resultados foram positivos, basta observar a foto. O vaso tinha mistura de sphagnum com areia e pó de xaxim (1/3) no fundo do vaso cacos e telha de barro e um pratinho para reter o excesso de água da rega.

Está certo que a umidade, temperatura e a intensidade solar aqui no Mato Grosso é bem diferente de outras regiões do Brasil. O inverno aqui é bem quente e seco......no sul é frio e chuvoso. E o verão aqui é chuvoso ao extremo.

Imagem

Entretanto foi sugerido uma adequação quanto a umidade ideal de cultivo dessa espécie, abaixo segue a citação.

RTGR escreveu:
Dependendo do tipo de ping, e, dependendo da estação (inverno/verão) elas requisitarão mais ou menos água.
Exs.: P. esseriana, P. gigantea, P. wesser, P. cyclosecta, P. agnata. Este grupo por exemplo, requisitam menos água no verão e mais água no inverno. É importante pesquisar qual tipo e qual a preferência, sempre levando em consideração o parágrafo anterior.

Exceções:

P. primuliflora,
P. ionantha e
P. planifolia
São pings diferentes. Elas basicamente precisam de "extremos" de água, isto é, o solo tem que estar extremamente encharcado.... vi fotos delas no "habitat" natural, dentro dágua. P. primuliflora, P. planifolia

RTGR


RTGR obrigado pela sua contribuição.

Abraços a todos :D


18.07.2009(Sáb)21:44
Perfil YIM

Registrado em: 27.04.2009(Seg)18:14
Mensagens: 87
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
entaum.. .... qual seria o mais indicado para o cultivo dessa pc ? o ono havia me dito para deixar na sombra, e regar todos os dias, aqui fala para deixar ao sol pleno e com prato de agua. agora to em duvida >.<.


vlw.


22.10.2009(Qui)22:26
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32
Mensagens: 534
Localização: Niterói-RJ
Mensagem 
Leandro SP escreveu:
entaum.. .... qual seria o mais indicado para o cultivo dessa pc ? o ono havia me dito para deixar na sombra, e regar todos os dias, aqui fala para deixar ao sol pleno e com prato de agua. agora to em duvida >.<.


vlw.


Essa pinguicula, uma vez estabilizada no novo cultivo, cresce bem e brota muito facilmente de modo espontâneo, na ponta das folhas. Desse modo é fácil conseguir diversas mudinhas. Assim, se quiser uma opinião, mantenha o cultivo que o Ono te disse, uma vez que deve ser assim que ele cultiva as dele, e quando puder separar as novas mudas, experimente a outra forma de cultivo com elas...

Pessoalmente, aqui cultivo em bog (nível de água alto no substrato), e pegando umas 4 a 5 horas de sol por dia (que é o máximo que eu posso dar). Também estou testando o desenvolvimento com iluminação artificial...

_________________
Imagem


22.10.2009(Qui)23:53
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 27.04.2009(Seg)18:14
Mensagens: 87
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
verdade, vou fzer isso mesmo, vlw..


23.10.2009(Sex)8:02
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 9 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB