Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)18:18



Responder  [ 19 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Sarracenia spp. 
Autor Mensagem
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem Sarracenia spp.
Ficha de cultivo: Sarracenia spp.

Taxonomia, espécies e variedades:
Sarracenia, junto de Darlingtonia e Heliamphora, pertence à família Sarraceniaceae, a qual está incluída na ordem Ericales (APG II). O gênero é composto por nove espécies:
1. Sarracenia alabamensis Case & R.B. Case: espécie ameaçada de extinção, por esse motivo, a exportação de sementes/plantas é proibida. Flores vermelhas.
2. Sarracenia alata (Alph. Wood) Alph. Wood: uma das maiores, suas folhas podem atingir 90cm. Apesar de comum em cultivo no exterior, ainda é rara no Brasil. Flores amarelas.
3. Sarracenia flava L.: a maior de todas, com folhas podendo ultrapassar os 120cm de altura. É também a com maior número de variedades, entre elas, atropurpurea, cuprea, ornata, rubricorpora, rugelii etc. Flores amarelas.
4. Sarracenia leucophylla Raf.: a segunda maior podendo ultrapassar os 100cm de altura. É facilmente identificada pelo topo de sua armadilha que é aclorofilado (portanto branco) com veias avermelhadas. Flores vermelhas.
Imagem

5. Sarracenia minor Walt.: espécie bastante característica, com a tampa da armadilha voltada para baixo. A variedade okefenokeensis possui folhas grandes, que podem chegar a 70cm de altura, a variedade típica é bem menor. Flores amarelas.
6. Sarracenia oreophila Wherry: bastante semelhante a S. flava da qual pode ser distinguida pela coloração das flores (verde amareladas), geralmente mais claras, e sem odor. É uma das menos comuns em cultivo.
7. Sarracenia purpurea L.: é a espécie tipo. É a única em que a tampa não cobre a abertura da armadilha, permitindo assim que a água da chuva encha a folha. Possui armadilhas menores porém mais ‘largas’, para acumular água. É dividida em duas subespécies, ambas com flores vermelhas:
7.1. S. purpurea ssp. purpurea Wherry: Mais comum em cultivo. A variedade heterophylla Eaton. é a forma albina.
Imagem

7.2. S. purpurea ssp. venosa Raf.: difere da anterior por possuir folhas menores, mais largas e tendendo a ser pubescentes na face externa. Alguns autores separam a variedade S. purpurea ssp. venosa var. burkii em uma nova espécie, S. rosea. Essa divisão é fortemente criticada e pouco aceita.
8. Sarracenia psittacina Michx.: Uma das mais interessantes. Difere das demais por possuir folhas que crescem paralelas ao solo e não eretas. A tampa da armadilha tem a forma de um bico de papagaio, daí o epíteto específico (Psittacidae é a família dos papagaios). Vivem em locais alagáveis, podendo, eventualmente, ficar submersas e capturar insetos aquáticos. Existem duas formas principais em cultivo, uma menor e verde e outra grande e vermelha. As flores são vermelhas.
Imagem

9. Sarracenia rubra Walter: dividida em 4 subespécies, todas de flores vermelhas:
9.1. S. rubra ssp. rubra
9.2. S. rubra ssp. jonesii (Wherry) Wherry:
ameaçada de extinção, exportação proibida.
9.3. S. rubra ssp. wherryi D.E. Schnell
9.4. S. rubra ssp. gulfensis D.E. Schnell

Imagem

Além dessas espécies, há um sem numero de híbridos naturais e artificiais.

Nomes populares: planta jarro, planta carnívora.

Origem/Distribuição: Todas as espécies são endêmicas para os Estados Unidos, exceto S. purpurea ssp. purpurea que também ocorre no Canadá.

Envasamento: Deve-se usar vasos de plástico largos e não muito altos. Uma regra importante para escolher o vaso ideal (e plantar) é encostar a parte velha (que não tem folhas novas e não cresce mais) da planta numa borda do vaso e deixar a frente de crescimento (gema apical) a 3 dedos ou mais de distância da borda do vaso, uma vez que a maioria das espécies cresce horizontalmente (regra não-válida para S. purpurea e S. psittacina, que devem ser plantadas no centro do vaso).

Substrato: o ideal é composto por areia grossa e musgo Sphagnum na proporção 1:1. Vermiculita e perlita podem ser adicionadas ao substrato, mas em proporções menores, como musgo:areia:vermiculita em 2:2:1.

Regas: deve-se manter um prato com água sob o vaso sempre. Durante o inverno, em dias muito frios, pode-se remover a água. S. purpurea e S. psittacina devem ser cultivadas com um nível de água mais elevado e devem ser eventualmente regadas por cima, para encher suas armadilhas de água.

Luz: luz solar direta. Durante a fase de crescimento (primavera e verão), o fotoperíodo deve ser o maior possível.

Clima: São plantas de clima temperado, por isso, precisam de um inverno frio de cerca de 3 meses, com fotoperíodo reduzido. Apreciam um período de primavera/verão bastante quente e úmido. Caso não tenham um inverno como o descrito, as plantas tem sua expectativa de vida bastante reduzida a poucos anos.

Fertilização: não é recomenda em hipótese alguma.

Alimentação: É totalmente desnecessária uma vez que esse é um dos gêneros mais bem sucedidos na captura de presas. Suas folhas podem capturar centenas de insetos.

Transplante: deve ser feito na primavera, quando o substrato estiver velho ou quando a planta atingir a borda do vaso. Para tal, deve-se remover todo o substrato antigo, evitando danificar as raízes.

Ciclo de vida: são plantas perenes mas, como dito acima, de clima temperado, entrando em hibernação durante o inverno, quando a produção de folhas é interrompida. Em regiões quentes o ano todo, a dormência deve ser induzida.

Floração: geralmente ocorre na primavera, quando as plantas estão voltando da hibernação. No Brasil, por estarem fora do seu ambiente, podem florescer fora de época.

Propagação: Sexuadamente: As flores devem ser polinizadas, caso contrário não produzem sementes. Geralmente, quando auto-polinizadas, produzem poucas ou nenhuma semente, mas a polinização cruzada resulta em um grande numero de sementes viáveis. Após a polinização e fertilização, o fruto demora de 3 a 5 meses para amadurecer e liberar as sementes. Semeie em substrato igual ao indicado para plantas adultas. Sementes recém coletadas geralmente germinam bem quando semeadas imediatamente, mas a taxa de germinação é sempre maior quando elas passam por um processo chamado de estratificação a frio: em um recipiente fechado, coloque substrato úmido, semeie e deixe na geladeira por 1 a 2 meses. Esse processo deve ser feito, pois, na natureza as sementes são liberadas no outono, ‘hibernam’ no inverno e só germinam na primavera. Os seedlings podem ser cultivados sem um inverno por até 3 anos e florescem após 4 ou 5 anos de idade.

Assexuadamente: as plantas podem ser reproduzidas a partir da separação de brotos laterais, que geralmente aparecem na primavera. Espere alguns meses até o broto enraizar antes de separá-lo da planta mãe.

Curiosidades:
O nome Sarracenia foi dado em homenagem ao Dr. M. S. Sarrazin, um físico canadense que enviou plantas de S. purpurea ao Dr. Tourneford, na Europa.

Segundo Juniper et al. (1989), as armadilhas podem ser divididas em 5 zonas distintas:
Zona 1 (zona atrativa). É representada pela tampa, que possui “grandes” tricomas (pêlos) voltados para baixo, muitas glândulas de néctar e uma coloração bastante chamativa, além de refletir luz UV.
Zona 2 (zona de condução). É composta pelo peristômio e uma parte abaixo dele possui tricomas voltados para baixo menores que os da zona 1. É nessa zona que se encontra a maior densidade de glândulas secretoras de néctar. Em dias de temperaturas normais e bastante úmidos, é possível observar uma camada de mucilagem nessa zona, na qual muitos insetos ficam grudados.
Zona 3 (zona glandular ou secretora). A transição da zona 2 para a 3 é abrupta, a zona 3 é caracterizada por não possuir tricomas e possuir grande quantidade de glândulas secretoras de enzimas digestivas.
Zona 4 (zona de retenção ou absortiva). Novamente, há uma mudança abrupta em relação à zona anterior. Essa zona é caracterizada por possuir tricomas longos e levemente curvados que servem para evitar que os insetos capturados fujam escalando a parede da armadilha.
Zona 5. Muitas vezes ausente, caracteriza-se por não possuir glândulas nem tricomas.

Existem diversos comensais (organismos que se aproveitam do alimento capturado por outros) que vivem nos ascídios, principalmente, de S. purpurea. Além de insetos que, durante a fase de larva, habitam o reservatório de água acumulada pela planta e se alimentam dos insetos capturados pela planta, há, também, fungos que fazem o mesmo.

Algumas fotos:
Várias Sarracenias
Imagem

Imagem

Flores
S. leucophylla 'red'
Imagem

Sarracenia psittacina
Imagem

S. rubra ssp. gulfensis
Imagem


Críticas, sugestões ou complementos?

Consultar (fontes):
Juniper, B.E., Robins, R.J. & Joel, D.M. 1989. The Carnivorous Plants. Academic Press.London.
Pietropaolo, J. & Pietropaolo, P. 1986. Carnivorous Plants of the World.Timber Press. Portland, Oregon.

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


Editado pela última vez por Paulo Minatel em 19.11.2008(Qua)11:57, em um total de 4 vezes.



20.09.2007(Qui)19:48
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.09.2006(Sáb)22:16
Mensagens: 595
Localização: mato grosso do sul
Mensagem 
:D bacana Paulo! gostei ficou bem didático,valeu!! :wink:

_________________
Abraços,
ISMAEL MARINHO BENITES
Colecionador de Plantas Carnívoras


20.09.2007(Qui)22:08
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Show,

excelente ficha de cultivo, está melhor que os artigos que tenho lido sobre sarras.
Eu só colocaria as imagens logo após o texto específico sobre cada espécie, fica mais fácil de discriminar as plantas.

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


21.09.2007(Sex)1:14
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem 
Obrigado, Ismael e Carlos! :wink:

Realmente fica melhor assim, Carlos! Feito!

Abraços,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


21.09.2007(Sex)21:25
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Muito bom Paulo,

mais nada a acrescentar.

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


21.09.2007(Sex)21:35
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 04.02.2007(Dom)1:24
Mensagens: 70
Mensagem 
Muito bom, Paulo!

Parabéns! 1palmas 1palmas


22.09.2007(Sáb)19:50
Perfil
Destaque

Registrado em: 28.02.2007(Qua)21:41
Mensagens: 346
Localização: cotia-SP
Mensagem 
Ficou ótimo Paulo.
Só falta uma página de fotos de todas as sarracenias e seus ou melhor alguns hibridos.
Vai ficar um SHOW!!


22.09.2007(Sáb)20:04
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 08.08.2006(Ter)15:37
Mensagens: 1017
Localização: Uberaba/ Minas Gerais
Mensagem 
Muito didática sua matéria, deu para aprender muitas coisas que não sabia!

Valeu mulecão! :lol:


22.09.2007(Sáb)20:48
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44
Mensagens: 1863
Localização: Brasil
Mensagem 
Beleza.... Muito boas as dicas.
Só discordo um pouco de alguns nomes... (nada que influencie o conteudo...)..

Tipo... oreophila ao invés de oreophyla,
Sarracenia alata (Alph.Wood) Alph.Wood
Case & R.B.Case

etc..

Bom trabalho!

Abraços.

_________________
SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!

Eparema, plantinha desinformada....


10.10.2007(Qua)2:24
Perfil

Registrado em: 19.08.2008(Ter)14:41
Mensagens: 3
Mensagem !!!!!!!!!
Puts cara!
Ficou ótimo, perfeito aprendizado!!
Só é um pouco dificil decorar, mas de boa!
Falow, e parabens! :P :P :P

_________________
Agricultura e Fertilização.... Clique aqui


19.08.2008(Ter)15:10
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 19 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB