Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)20:34



Responder  [ 24 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Cephalotus follicularis 
Autor Mensagem

Registrado em: 15.05.2008(Qui)8:41
Mensagens: 7
Localização: São Paulo
Mensagem Cephalotus follicularis
Cephalotus follicularis

Descrição:

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Oxalidales
Família: Cephalotaceae
Genero: Cephalotus
Espécie: Cephalotus follicularis


Gênero de espécie única, essa é uma das plantas mais desejadas pelos colecionadores de plantas insetívoras. Seu nome, do grego “Cephalus”, significa “que tem forma de cabeça”.
Constitui uma erva de pequeno porte, com flores pequenas, regulares e hermafroditas. Apresenta folhas dispostas em roseta, com caracterização dimórfica.
Naturalmente elas ocorrem ao longe de uma estreita faixa costeira, no extremo Sudoeste da Austrália. Lá ocorre um clima similar ao Mediterrâneo, com verões secos e quentes e invernos frios e úmidos. As plantas crescem em áreas permanentemente úmidas, próxima a pântanos. O solo geralmente é composto de turfa. Geralmente é encontrada acompanhada de Drosera hamiltonii. As sementes possuem crescimento lento. Possui a particularidade de formar dois tipos de folhas: quando os dias vão ficando mais longos na primavera elas produzem várias folhas não-carnívoras. No verão as armadilhas começam a crescer ao fim de pecíolos alongados. A planta diminuiu ou pára o seu crescimento no inverno, porém se mantém verde. A floração ocorre geralmente no verão. Suas armadilhas, ou urnas, usualmente medem de 2,5 a 3,2 cm. Uma forma, descrita como gigante, pode desenvolver urnas de 5 a 7 cm. Quando expostas a luz solar podem adquirir uma coloração vermelha intensa, do contrário, possuem a cor verde.

Cultivo ornamental:

Solo: se dão em uma mistura de uma parte de turfa e duas partes de areia ou perlita.

Vasos: vasos de plásticos são os mais indicados, porém de adaptam bem em vasos de cerâmica ou vitro-cerâmica. Sempre usar vasos com drenagem (furo). Água para nas raízes irá ocasionar o seu apodrecimento. A temperatura do vaso é importante para o cultivo, sendo recomendável que ela permaneça amena e estável o máximo de tempo possível. Vasos grandes e de cores claras podem ajudar.

Regas: utilize o método de rega pelo prato. Deixe a água secar completamente do prato antes de regar novamente.

Luz: exposta ao sol direto ou meia-sombra. Quanto mais sol, mais cor. Mas cuidado com sol excessivo, pode secar a planta abaixo de níveis aceitáveis.

Clima: verões moderados e invernos frescos. A planta pode morrer em longos períodos de calor intenso ou frio.

Fertilização: aceita fertilização moderada ocasional, o que pode ser bastante benéfico para suas folhas, usar fertilizante de orquídeas e epífitas diluídos 5 X a mais que o normal.

Terrários, janelas e greenhouses (estufas): essa planta se adapta bem a essas modalidades de cultivos. Pode ser cultivada numa janela que pegue sol durante uma parte do dia.

Propagação: As flores devem ser polinizadas com um pincel. Após algumas semanas aparecerão os frutos pilosos, alguns irão possuir sementes viáveis. A viabilidade das sementes não é muito longa, logo suas sementes devem ser congeladas imediatamente por dois a quatro meses no máximo. Sua semeadura imediata pode ser realizada, no mesmo solo de cultivo ou sphagnum úmido. O ideal é estratificar a semente, mantendo-a úmida e resfriada por 2-3 meses. Com luz e temperaturas quentes a semente irá germinar após algumas semanas (em alguns casos pode demorar meses...). De crescimento lendo, suas rosetas podem levar um ano para crescer 2,5 cm.

Propagação 2: a forma mais rápida de se obter mudas desta planta é através de corte de folhas. Retire uma folha do rizoma, o mais próximo possível da base. Deixe esse corte sob sphagnum úmido, e cubra com meio de cultivo a base cortada do pecíolo. Cobrir com plástico ou outra estrutura adequada. Mantenha na claridade com temperaturas amenas. Após alguns meses a planta já terá desenvolvido raiz e pode ser transferida para um pote. Uma planta madura pode ser obtida por esse método em dois anos.

Fontes Consultadas:

The Savage Garden, Peter D'amato. Ten Speed Press, 1998.
http://www.aqph26.dsl.pipex.com/index.html (All about Cephalotus folliculares)

Fonte das fotos:
http://www.karnivoras.com/articles/7/1/ ... llicularis (flor)
http://en.wikipedia.org/wiki/Cephalotus (habitat natura)l
http://www.aqph26.dsl.pipex.com/index.html (close da urna)
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/c ... ularis.jpg (cultivo)

Aberto a correções e sugestões.
Abraços,
Desirée

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Editado pela última vez por Desirée em 21.05.2008(Qua)17:56, em um total de 1 vez.



21.05.2008(Qua)17:05
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.08.2006(Dom)15:14
Mensagens: 344
Localização: Curitiba, Paraná
Mensagem 
No cultivo é bom usar vasos grandes, temperaturas
baixas e estáveis no vaso são uma exigência dessa planta!

E o método do prato não é muito arriscado?

Parabéns pela iniciativa :wink:

_________________
Até mais,

Clayton.

Growlist e Wishlist


21.05.2008(Qua)17:47
Perfil

Registrado em: 15.05.2008(Qui)8:41
Mensagens: 7
Localização: São Paulo
Mensagem 
Sugestão acatada, detalhe importe que esqueci.
Quando a rega.... não sei, eu mantenho assim minhas DIONAEA, p. ex. Uma vez q o substrato está bem encharcado mantenho a umidade pelo prato... É que a cephalotus vive naquele dilema, ela quer umidade, mas não umidade demais. Seja lá o q seja isso. heheh

Obrigado pela sugestão.


21.05.2008(Qua)17:58
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Olá Desirée,

fiz algumas mudanças no formato para facilitar a leitura,
a fonte estava muito grande e o texto não cabia na página.

Das informações eu não tenho como contribuir pois nunca cultivei essa espécie, até gostaria que você confirmasse esssa informação:

Citação:
A viabilidade das sementes não é muito longa, logo suas sementes devem ser congeladas imediatamente por dois a quatro meses no máximo.


Parabéns pela iniciativa e por citar as fontes de informações. :wink:

_________________
Droseraholic!!!


21.05.2008(Qua)18:41
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.08.2006(Dom)15:14
Mensagens: 344
Localização: Curitiba, Paraná
Mensagem 
Já li em sites estrangeiros que ela pode suportar baixa umidade no substrato (em comparação a Dionaeas e etc.),
como Nepenthes..

A planta que tenho aqui em casa fica apoiada em outro vaso,
e eu molho ela uma ou duas vezes por semana no máximo, ela
está indo muito bem, a superfície do vaso está coberta
por sphagnum que eu nunca deixo secar.

Quando a umidade era maior cresciam fungos no substrato.

Vamos esperar alguém mais experiente nisso...

_________________
Até mais,

Clayton.

Growlist e Wishlist


21.05.2008(Qua)19:31
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Clique aqui para um ótimo tópico do Miguel Pandini sobre Cephs :wink:

_________________
Droseraholic!!!


Editado pela última vez por Carlos Rohrbacher em 22.05.2008(Qui)0:44, em um total de 1 vez.



21.05.2008(Qua)21:56
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem 
Parabéns pela ficha de cultivo.

_________________
Ivaldo Cavalcante Junior
Biólogo - Maceió Carnívoras

Minha Growlist


22.05.2008(Qui)0:30
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09
Mensagens: 711
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Alguém sabe qual é o fator que produza a tal coloração vermelha fora a exposição ao sol?

A minha (veja uma foto) está ganhando esta cor sem tomar nem um minuto de sol direto... tá certo que ela está meio manchada ainda, mas talvez ela fique totalmente vermelha com o tempo, porque está aumentando...


22.05.2008(Qui)23:14
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.08.2006(Dom)15:14
Mensagens: 344
Localização: Curitiba, Paraná
Mensagem 
A minha está avermelhando, mas tá tomando bastante sol!

Será que o pH não influi nisso?
Já li que pH influi na coloração de Dionaeas.

_________________
Até mais,

Clayton.

Growlist e Wishlist


23.05.2008(Sex)10:19
Perfil

Registrado em: 15.05.2008(Qui)8:41
Mensagens: 7
Localização: São Paulo
Mensagem 
Olá!
Carlos, em relação a sementes, eu nunca as utilizei pq as minhas plantas nunca produziram flores. Mas essa informação é proveniente do livro o Peter D'amato, eu acho q é bem confiável.
Quanto a questão da cor, eu tentei achar algo em relação ao pH, mas não encontrei nada. Creio q muita luz, mesmo q indireta propicie uma cor mais intensa. Ou talvez se trate mesmo de uma variedade, estava lendo sobre a "Black Beauty" , q as urnas chegam a ser cor de vinho.
Minha atual plantinha é um bebe ainda, então ainda estou cheia e dedos para mexer muito nela. Minha antiga planta eu adquiri já adulta, foi mais fácil de cultivar.

Abraços


24.05.2008(Sáb)13:50
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 24 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB