Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)9:35



Responder  [ 9 mensagens ] 
 Nepenthes mirabilis 'Green' 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem Nepenthes mirabilis 'Green'
Classificação:

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Caryophyllales
Família: Nepenthaceae
Gênero: Nepenthes
Espécie: Nepenthes mirabilis

Imagem

Seedling com poucos dias após germinação
Imagem

Após seis meses de germinada
Imagem

Origem/Distribuição: China, Indo-China, Hong Kong, Macau, Palau, Tailândia, Malásia peninsular, Singapura, Bornéu, Filipinas, Sumatra, Sulawesi, Maluku, Java, Nova Guiné, Austrália.

Altitude: Nepenthes mirabilis é um lowlander que pode crescer em altitudes intermediárias; 0-1500 m.

Envasamento: Os vasos de tamanhos menores podem ser usados para germinar as estacas, já os vasos entre 20 e 25 cm de diâmetro são usados de forma definitiva; utilizo vasos de nº 2 ou 2,5 e correspondem muito bem com o seu desenvolvimento.

Substrato: Por serem plantas de fácil cultivo e desenvolvimento, aceitam bem qualquer tipo de substrato. Sphagnum puro, é a melhor forma para germinar as sementes, garantindo um alto índice de germinação. Outros tipos de substratos foram testados nessa fase, mas tiveram um rendimento menor. Já com mais de uma semana de vida, a planta aceita qualquer mistura que for oferecida, sphagnum, areia, fibra de côco, casca de pinus, vermiculita, a formulação vai depender do cultivador. Tenho notado um desenvolvimento bastante satisfatório com sphagnum + areia e pó de fibra de côco, não ficando atrás a mistura de fibra de côco e areia na proporção de 50% cada.

Regas: Bastante resistentes, o uso de pratos com água embaixo é recomendado principalmente no primeiro mês de vida da planta. O importante é ter cuidado para não ocorrer o apodrecimento da raiz, nem tão pouco o surgimento de larvas do Aedes aegypti. Em locais de calor intenso, é aconselhável borrifar água 3 ou 4 vezes ao dia, bem como regar de cima para baixo da planta pelo menos uma vez por dia. É uma planta que gosta de bastante umidade.

Fertilização: Não utilizada a prática de fertilização, por cultivadores inexperientes. A saúde da planta não necessita dessa prática se essa possui condições normais de Luz, Água, Solo e Presas.

Alimentação: A própria planta desenvolve estratégias para a captura de seu alimento, mas em certos casos, alguns colecionadores adotam alimentação artificial principalmente com o uso de larvas do besouro Tenebrio molitor e alguns insetos que possuem exoesqueleto mais flexível.

Transplante: O transplante é um método utilizado visando fornecer um espaço maior para o desenvolvimento da planta. O período da Primavera torna-se uma época bastante propícia para isso. Em estudo feito recentemente tenho acompanhado seedlings que foram transplantadas assim que apareceram as primeiras folhas, geralmente com menos de 3 dias de germinadas. O desenvolvimento tem sido satisfatório, porém, devido ao inverno tornou-se mais lento que nos outros períodos do ano. Como em todo cultivo, as raízes necessitam de um cuidado maior visando evitar danos e posterior morte da planta.

Propagação: A propagação por estacas é uma forma simples e muito eficiente para todas as espécies de Nepenthes, já a propagação por sementes necessita de um empenho maior por conta das condições climáticas e incidência de sol sendo necessários empenho e habilidade para fazer germinar as sementes e manter os seedlings vivos.

Planta com 10 meses de vida
Imagem

Planta Adulta
Imagem

Após 1 ano de germinada (Demorou, mas deu certo) Cultivo Próprio
Imagem

Planta com 1 ano e 9 meses, saudável e bonita !!!!! Cultivo Próprio
Imagem


Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Nepenthes_mirabilis

http://nepenthes.merbach.net/english/_mirabilis.html
http://www.ladin.usp.br/carnivoras/Port ... nthes.html
http://pt.mongabay.com/travel/malaysia/p23009p.html
http://www.nepenthesaroundthehouse.com/nmirabilis.htm

_________________
Ivaldo Cavalcante Junior
Biólogo - Maceió Carnívoras

Minha Growlist


Editado pela última vez por Ivaldo Cavalcante Junior em 28.09.2010(Ter)15:58, em um total de 5 vezes.



08.10.2009(Qui)10:40
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Boa ficha Ivaldo,

para ficar 100% é só citar as fontes das imagens de planta adulta e do mapa
de localização. :wink:

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


08.10.2009(Qui)12:10
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem 
Carlos Rohrbacher escreveu:
Boa ficha Ivaldo,

para ficar 100% é só citar as fontes das imagens de planta adulta e do mapa
de localização. :wink:

Um abraço.


Sugestão aceita; é só verificar.

_________________
Ivaldo Cavalcante Junior
Biólogo - Maceió Carnívoras

Minha Growlist


08.10.2009(Qui)14:43
Perfil
EM OBSERVAÇÃO
Avatar do usuário

Registrado em: 24.04.2010(Sáb)17:29
Mensagens: 330
Localização: Recife - PE
Mensagem 
eu tenho uma gracilis mirabilis,será que seria bom umas 2 horas de sol direto fraco como é aqui(nordeste com sol fraco,podem acreditar),e um prato com água raso em baicho do vaso está bom?e um subistrato com pó de coco e de pinus,fibra de coco,sfagnum e areia deve ser regado uma ves serto?e borrifo muito ela e está fasendo novos jarros dps de uma fase ruim para se acostumar,agora está com otimas cores.mas o jeito de cultivo está bom?

_________________
♂PLANTAS CARNIVORAS♂ Minha growlist(clique em qualquer lugar)


26.08.2010(Qui)21:58
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem 
Eu sempre usei para Neps pó de fibra de côco e os pratos com água são minha marca. Nunca tive problemas e as plantas desenvolvem muito bem. O Leonardo aí do Recife esteve comigo semana passada e veio ver meu cultivo, gostou muito.

_________________
Ivaldo Cavalcante Junior
Biólogo - Maceió Carnívoras

Minha Growlist


27.08.2010(Sex)8:15
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 06.06.2008(Sex)17:26
Mensagens: 663
Localização: Camocim-CE
Mensagem 
Parabéns Ivaldo,peguei aquela dica sua no orkut.


27.08.2010(Sex)8:46
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 30.11.2009(Seg)20:21
Mensagens: 398
Localização: MG, Ouro Branco, Brasil.
Mensagem 
Muito boa ficha Ivaldo , !! essa N.mirabilis ai sua esta muito bonita tambem !deve ter valido esforço. :) eu nunca consigo germinar as neps..

_________________
.


27.08.2010(Sex)9:07
Perfil YIM Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem 
vitor meireles escreveu:
Muito boa ficha Ivaldo , !! essa N.mirabilis ai sua esta muito bonita tambem !deve ter valido esforço. :) eu nunca consigo germinar as neps..


Vc não imagina como foi gratificante !!!! Em um universo de mais de 100 sementes fiquei apenas com 5 plantas que são o meu xodó. Eu tb nunca tinha conseguido germinar sementes de Neps. Estou tb com outra pérola, um híbrido de Nepenthes sanguinea.

_________________
Ivaldo Cavalcante Junior
Biólogo - Maceió Carnívoras

Minha Growlist


27.08.2010(Sex)11:53
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem 
linda esta ficha de cultivo... isso é muito bom para sabermos as localizações e como vamos proceder com as belezinhas

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


28.08.2010(Sáb)11:03
Perfil ICQ YIM
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 9 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB