Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)16:57



Responder  [ 8 mensagens ] 
 Ajuda para identificar Droseras 
Autor Mensagem

Registrado em: 23.12.2009(Qua)2:33
Mensagens: 4
Mensagem Ajuda para identificar Droseras
Olá,

Recentemente, em uma feira de plantas em minha cidade, comprei minha primeira Dionaea e mais duas óbvias Droseras, embora a plaqueta de identificação da feira fizesse questão de também chamar de Dionaea. Como ainda sou bastante leigo no assunto, não consegui identificar as duas, que embora parecidas, não creio que sejam nem da mesma espécie. Será que poderiam me ajudar a identificá-las? Tirei aqui algumas fotos rápidas.

Primeira:

Imagem

Imagem

Segunda:

Imagem
A foto está ruim, mas espero que dê para identificar.

Como disse, elas se parecem bastante, mas ainda tenho dúvidas se são da mesma espécie. Talvez a primeira apenas esteja mais desenvolvida que a segunda?

A segunda costumava ter uma haste (flor?) saindo do seu centro, de cerca de 10cm. Infelizmente, como é possível ver na foto, em um acidente envolvendo pessoas desinformadas, esta haste quebrou-se. Será que isso comprometerá o desenvolvimento de minha planta?

Agradeço muito as respostas.


23.12.2009(Qua)3:29
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Primeira é uma D. intermedia e a segunda é uma D. spatulata. Droseras de fácil cultivo e bem comum de se encontrar para venda. A quebra da haste não vai comprometer a saúde da planta. Coloque os dois vasinhos em um potinho com bastante água e deixe elas em um local bem iluminado. Com o passar do tempo vá expondo elas à luz solar direta gradativamente, para que elas não se queimem. Como você é um usuário novo, utilize a busca aqui do forúm, ou mesmo, navegue pelos tópicos. Encontrará quase 100% das respostas que toda pessoa que está iniciando com as PC's possuem.


Abraços

_________________
Imagem


23.12.2009(Qua)7:18
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem 
é realmente a primeira é uma Drosera intermedia mas a segunda tb parece que é uma D intermedia mas tb é bem parecida com a D spatulata tb, a minha opinião é que são duas D intermedia só que uma cresceu menos que a outra... pois a segunda não está com folhas tão rosetadas como as da spatulata e tb ela está muito grande... essa é minha opinião, não sei se discordam...


23.12.2009(Qua)9:22
Perfil ICQ YIM
Avatar do usuário

Registrado em: 07.09.2009(Seg)17:26
Mensagens: 246
Localização: Fortaleza/Ce
Mensagem 
Discordo de você Northon como o Maurício falou a primeira é D.intermedia com várias hastes mas não parece ser só uma parece ser várias juntas e a segunda com toda certeza é uma D.spatulata, não acho as 2 parecidas não Northon. E a quebra da haste não vai prejudicar ela não jaja ela deve dar outra. Agora é cuidar direitinho delas,como o Maurício falou, colocar elas em uma vasilha com água, pode ser até a metade do vaso, e sempre deixar com água e nunca regar por cima! e deixar em um local que pegue bastante sol diretamente que logo logo vão estar bonitonas.

Bom cultivo!

_________________
http://www.flickr.com/marcel_lucena

Growlist&Wishlist

Fotos Minhas PC´s


23.12.2009(Qua)9:47
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Continuo com minha opinião. D. intermedia sem dúvidas e D. spatulata, sem dúvidas também. Marcel, não vejo tantos problemas em regar as PC's por cima. Às vezes quando estou com pressa, rego minhas Droseras por cima mesmo, elas só perdem um pouco da muscilagem no momento, mas depois se recuperam. No habitat que encontrei D. communis, elas ficam praticamente submersas e estão sempre bem saudáveis. Pode não ser o correto, mas se for levar em conta o que vemos em habitat's, também não é errado.

Abraços

_________________
Imagem


23.12.2009(Qua)9:55
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 07.09.2009(Seg)17:26
Mensagens: 246
Localização: Fortaleza/Ce
Mensagem 
Claro Maurício! só falo isso porque já vi muitos que SÓ regam por cima as droseras ai elas nunca formam muscilagem e a questão de ficarem submersas até aqui tento fazer isso as vezes porque elas adoram ficar com o substrato beeem molhado praticamente submerso. E sempre penso nisso também do habitat por isso que onde elas ficam aqui elas pegam chuva e eu nunca tiro já que na natureza ninguem iria tirar.Falo isso porque ai ele verá elas mais bonitas,com muscilagem, e evita até abrir outro tópico falando "Minha drosera não produz muscilagem" como já vi por aqui.

_________________
http://www.flickr.com/marcel_lucena

Growlist&Wishlist

Fotos Minhas PC´s


23.12.2009(Qua)9:59
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Correto: D.intermedia e D.spatulata. Pode regar por cima sim, pois isso até ajuda a lavar sais que possam se acumular na superfície do substrato por evaporação. Mas tbm não precisa fazer isso todo dia, afinal tem um pratinho de agua embaixo do vaso, certo? ;)

Abs, Fernando


23.12.2009(Qua)10:44
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 23.12.2009(Qua)2:33
Mensagens: 4
Mensagem 
Olá, nos últimos dias tenho pesquisado bastante, principalmente sobre cuidados, e o pratinho de água embaixo dos vasos foi a primeira coisa que providenciei. No início fiquei um pouco preocupado em relação a utilização de água de torneira e não destilada, mas alguns tópicos aqui no fórum me tranquilizaram.

Muitíssimo obrigado a todos pelas respotas.


23.12.2009(Qua)12:38
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 8 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 28 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB