Identifique sua orquídea aqui
Autor |
Mensagem |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
 Re: Identifique sua orquídea aqui
C. purpurata, era Laelia mas mudou para Cattleya ... ... mas parece que errei Pelo que vi na Wikipedia é Hadrolaelia purpurata. Confuso isso, quando nos acostumamos com um nome ele mudou. 
_________________ Droseraholic!!!
|
02.01.2013(Qua)19:54 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
|
02.01.2013(Qua)20:02 |
|
 |
gasagarcia
Registrado em: 19.12.2012(Qua)23:07 Mensagens: 74 Localização: Natal - RN
|
Carlos Rohrbacher escreveu: C. purpurata, era Laelia mas mudou para Cattleya ... ... mas parece que errei Pelo que vi na Wikipedia é Hadrolaelia purpurata. Confuso isso, quando nos acostumamos com um nome ele mudou.  Eu nem me importo mais com isso, tá uma verdadeira Bagunça, já chegou a ser sophronitis para se ter uma ideia, o mais recente nome dado a ela foi de brasilaelia, por isso uso ele, mas antes disso já foi Cattleya, Laelia, Hadrolaelia... Atualmente está voltando a ser considerada Cattleya, o que na verdade é incompatível, pois o gênero Cattleya apresenta 4 políneas, enquanto o antigo super gênero Laelia (que se desmembrou em outros seis gêneros e que englobou e para alguns engloba a Laelia Purpurata) apresentam oito políneas...
_________________ Abçs, Gabriel Santos
|
02.01.2013(Qua)21:16 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
|
Ah, vou fazer como o povo de Joinville (Festa das Flores): purpurata, simples assim. 
|
02.01.2013(Qua)23:20 |
|
 |
gasagarcia
|
Carlos Rohrbacher escreveu: Ah, vou fazer como o povo de Joinville (Festa das Flores): purpurata, simples assim.  Perfect 
|
02.01.2013(Qua)23:34 |
|
 |
Paulo Minatel
Moderador
Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59 Mensagens: 1422 Localização: São Carlos e São Paulo -SP
|
Filogeneticamente, o mais adequado é a inclusão das antigas Laelia brasileiras no gênero Cattleya, posição que tenho adotado. Acho essa mania dos orquidólogos de separar plantas tão próximas e similares em gêneros diferentes algo extremamente pouco informativo... Na sua atual circunscrição, Laelia, por sua vez, inclui as espécies mexicanas e as antigas Schomburgkia. ;-)
Abs,
_________________ Paulo Minatel Gonella Biólogo - Botânico
Growlist e Wishlist
Devendo um SEDEX pro Carlos...
|
02.01.2013(Qua)23:36 |
|
 |
gasagarcia
|
Paulo Minatel escreveu: Filogeneticamente, o mais adequado é a inclusão das antigas Laelia brasileiras no gênero Cattleya, posição que tenho adotado. Acho essa mania dos orquidólogos de separar plantas tão próximas e similares em gêneros diferentes algo extremamente pouco informativo... Na sua atual circunscrição, Laelia, por sua vez, inclui as espécies mexicanas e as antigas Schomburgkia. ;-)
Abs, Desculpe a minha intromissão, mas filogenéticamente há sim a necessidade de divisão das espécies genericamente classificadas da subtribo Laeliinae, o grande número de espécies com características diferentes incluídas em super gêneros como você está sugerindo dificulta a pesquisa de novas informações. se quiser saber um pouco mais, usando como exemplo a divisão do super gênero Laelia, leia aqui abaixo; http://www.delfinadearaujo.com/on/on20/ ... ssio01.htmhttp://www.delfinadearaujo.com/on/on17/ ... itor01.htmhttp://www.delfinadearaujo.com/on/on18/ ... ungsia.htm 
|
03.01.2013(Qui)11:39 |
|
 |
Paulo Minatel
Moderador
Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59 Mensagens: 1422 Localização: São Carlos e São Paulo -SP
|
Caro gasagarcia, Como você pode ver na filogenia da subtribo Laeliinae no link abaixo, a inclusão das espécies antes tratadas nos gêneros Laelia (as espécies ocorrentes no Brasil) e Sophronitis em Cattleya faz todo sentido, uma vez que essas formam um grupo monofilético sustentado tanto por dados morfológicos quanto moleculares: http://aob.oxfordjournals.org/content/1 ... l.pdf+htmlSobre a segregação dessas espécies em vários gêneros vs um único grande gênero, a segunda opção é a que mais carrega informações e, por isso, facilita a pesquisa, uma vez que o gênero passa a ser bem definido (vs. vários gêneros com claras sobreposições de características). Além disso, essa classificação mais sintética reduz a clara artificialidade dos híbridos intergenéricos, comuns nesse complexo. Um abraço!
_________________ Paulo Minatel Gonella Biólogo - Botânico
Growlist e Wishlist
Devendo um SEDEX pro Carlos...
|
03.01.2013(Qui)16:10 |
|
 |
bill mollon
Registrado em: 31.12.2012(Seg)16:21 Mensagens: 7 Localização: Americana-SP
|
Amigos, Seria correto identifica-las todas como híbridos? O negócio tá complicado!!! Tenho uma outra pessoal. Seria outro híbrido? 
_________________ Abraço,
Bill
|
03.01.2013(Qui)19:11 |
|
 |
gasagarcia
|
bill mollon escreveu: Amigos, Seria correto identifica-las todas como híbridos? O negócio tá complicado!!! Tenho uma outra pessoal. Seria outro híbrido?  É melhor você juntar todas essas plantas coloridas em um cantinho e identificar como Blc's Variegadas 
|
04.01.2013(Sex)8:58 |
|
 |
|