Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)8:07



Responder  [ 4 mensagens ] 
 Ajuda: adubação 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 05.01.2012(Qui)9:50
Mensagens: 79
Localização: Cuiabá-MT
Mensagem Ajuda: adubação
Fala Galera,

Saudades.... estou iniciando, pela primeira vez, o cultivo de orquídeas, razão pela qual abro este tópico para que seja compartilhado algumas dicas acerca da adubação.

Imagem

Tenho algumas dúvidas, vamos a elas:

1ª Acaso tenha utilizado abokashi, posso utilizar o foliar ?
2ª Quanto ao foliar, a idéia é utilizar sucessivamente crescimento, manutenção e floração ? Melhor dizendo, quando devo utilizá-los ?

No cultivo, que teve inicio em meados do ano passo, tenho utilizado o abokashi, todavia a floração nem sempre é igual a dos orquidários, daí pretendo fazer uso dos foliares.

Vejamos como elas estão hoje:

Imagem
Imagem

Valeu,
RBS, 8-) !

_________________
-= GALERIA RBS ! =-
http://www.flickr.com/photos/rbscba/


09.02.2013(Sáb)15:44
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 19.12.2012(Qua)23:07
Mensagens: 74
Localização: Natal - RN
Mensagem Re: Ajuda: adubação
RBS escreveu:
[...]
1ª Acaso tenha utilizado abokashi, posso utilizar o foliar ?
2ª Quanto ao foliar, a idéia é utilizar sucessivamente crescimento, manutenção e floração ? Melhor dizendo, quando devo utilizá-los ?
RBS, 8-) !

Geralmente não se usa os dois simultaneamente, pois pode ser que queime a planta, mas, caso decida usar o bokashi, siga as instruções do vendedor, geralmente é aplicado a cada 60-90 dias no ponto do vaso mais afastado da planta (poderá acontecer a contaminação e desenvolvimento de fungos no Bokashi, porém não há problema...). Caso opte por usar o adubo solúvel em água (NPK), eu recomendo usar um pouco menos do que a dosagem recomendada pelo vendedor ou aplica-los com intervalos maiores (ao envés de uma vez por semana aplicar uma vez a cada duas semanas, o que utilizo). Também recomendo não aplicar em uma mesma planta os dois adubos (NPK 20-20-20 e NPK 9-45-15), o ideal é usar sempre o de manutenção e quando a planta estiver brotando/crescendo aplicar o 9-45-15 para garantir uma boa floração (o acréscimo de Aginomoto, o tempero, também auxilia no crescimento das plantas).

Resumindo: Regas apenas quando secar; Adubação, caso escolha o solúvel em água aplicar a cada 2 semanas o 20-20-20 e quando a planta estiver brotando intervale o 20-20-20 com o 9-45-15, caso escolha o de liberação lenta (bokashi) use a recomendação dada pelo vendedor (1 colher de chá num ponto afastado da planta a cada 60 dias), tome cuidado para não deixar o substrato nem muito ácido nem muito básico ;) ; Luz indireta ou Direta filtrada (2 camadas de sombrite 80%), podendo pegar um pouquinho de sol nas horas mais fracas, serve para a maioria das orquídeas.

Qualquer dúvida recomendo o fórum:
http://orquideas.eco.br/forum/

Ou se preferir pode continuar perguntando por aqui.

_________________
Abçs,
Gabriel Santos


16.02.2013(Sáb)22:28
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 05.01.2012(Qui)9:50
Mensagens: 79
Localização: Cuiabá-MT
Mensagem Re: Ajuda: adubação
Oi Gabriel,

Obrigado pelas dicas, /psica !

Ao ler a sua cidade acabei lembrando que, ao passear de buggy pelas maravilhosas dunas da Natal, me deparei com várias Vandas lindíssimas em um restaurante que se localiza em das lagoas de parada obrigatória. Show !!!

Fica a dica: visitem Natal, pois é tudo de bom.

Grande abraço irmão,
RBS, 8-) !

_________________
-= GALERIA RBS ! =-
http://www.flickr.com/photos/rbscba/


19.02.2013(Ter)16:18
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 19.12.2012(Qua)23:07
Mensagens: 74
Localização: Natal - RN
Mensagem Re: Ajuda: adubação
Lagoa de pitangui :)
Realmente é um ótimo lugar, é cheio de Utrics. nas margens :)

_________________
Abçs,
Gabriel Santos


08.03.2013(Sex)19:39
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 4 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB