| Autor | Mensagem | 

| GuiGui Maia 
   |   Propagação de Orquídeas por sementesComo faço para propagar as orquídeas por sementes? Disseram que é complicado, mas a vida é complicada, se alguém puder perder um tempinho pra explicar, eu agradeço...   Título editado, Nilber

| 

| 03.12.2007(Seg)21:37 | 

| 

|  | 

| rodolfo palis Destaque 
   | Conseguirá somente em laboratório!
 Em casa é impossível!

| 

| 04.12.2007(Ter)7:58 | 

| 

|  | 

| GuiGui Maia 
   | Que tipo de laboratório? _________________
 "Chuvas e tempestades destroem as flores, mas nada podem contra as sementes."
 "Work like you don't need money, Dance like no one's watching , and Love like you've never been hurt"
 GuiGui                              -EcoLife For Ever-

| 

| 04.12.2007(Ter)8:11 | 

| 

|  | 

| Nílber Moderador 
   | Um que vc possa fazer propagação in-vitro, com temperatura, umidade e luminosidade controladas. Meio de culturas apropriados, ambiente esterilizado, virdrarias etc....   _________________
 SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!

Eparema, plantinha desinformada....

| 

| 05.12.2007(Qua)11:06 | 

| 

|  | 

| rodolfo palis Destaque 
   | Para falar a verdade de vez em quando nasce alguma plantinha no meio das outras, mas é uma quantidade tão infíma que não pode-se dizer que é pela mão do homem. 
 Para você ter uma idéia do que falo, eu tenho orquídeas a mais de 5 anos, e faço polinização manual sempre nas flores ( só de brincadeira mesmo ) das centenas de cápsulas que já abriram aqui no orquidário deve ter nascido umas 5 espécies: catasetum, oncidium, uma terrestre sem vergonha que não sei o nome, campilocentrum (esse nesceu com vontade!), e uma única plantinha de pleurothallis groby, é muito pouco pelo tanto que já tentei germinar aqui, o melhor método mesmo é por corte de plantas!

| 

| 06.12.2007(Qui)0:33 | 

| 

|  | 

| leo 
   | olá,realmente a germinação de sementes de orquideas é complicado. Na natureza existe uma interação com micorrizas que deixam o substrato ácido facilitando a germinação.
 Já ouvi que existe um meio alternativo pra facilitar a germinação, usando-se água de côco, pedaços da raiz da planta mãe e tomate cereja. Mistura-se tudo isso com as milhares de sementes e algumas germinarão. Não sei as medidas e nunca fiz um teste, então não posso dizer se realmente funciona.
 Mas se alguém quiser testar conte-me se deu certo.
 abraços
 léo

| 

| 07.12.2007(Sex)10:26 | 

| 

|  | 

| Bruninhofonseca13 
   | rodolfo palis escreveu: , o melhor método mesmo é por corte de plantas!Como assim corte das plantas? Como se faz isso?   _________________
 Não mate a mata, plante a planta!

| 

| 22.03.2008(Sáb)12:33 | 

| 

|  | 

| Samoied (Adilson Peres) Destaque 
   | Bom, propagação caseira  impossivel não é.  Mas demanda estudo, capricho e uma BOA gastança de grana com material, porque você bate muita cabeça até conseguir uma habilidade de fazer assepsia perfeita das sementes, dos meios e dos repiques de plantas.    Aqui tem um overview do processo.   http://www.damianus.bmd.br/cultivo.htm Felizes os Gringos, que além de poderem comprar todas as plantas que não temos e somos proibidos,   algumas empresas ja vendem os vidros  com meio de cultura pronto,  e alguns até ja são especializados para determinados generos  (como Cattleya e Paphiopedilum). http://www.phytotechlab.com/searchresul ... egoryid=34

| 

| 22.03.2008(Sáb)14:15 | 

| 

|  | 

| Ivaldo Cavalcante Junior Destaque 
   | Processo complexo, exige ambiente estéril, controle de temperatura, umidade..................Já sentiu o drama não ?????????

| 

| 22.03.2008(Sáb)15:18 | 

| 

|  | 

| Rafael.R 
   | 

| 

| 22.09.2008(Seg)21:53 | 

| 

|  | 

|  |