Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 29.04.2024(Seg)10:38



Responder  [ 12 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Novo usuário 
Autor Mensagem

Registrado em: 04.05.2010(Ter)10:33
Mensagens: 11
Mensagem Novo usuário
Boas tardes

Sou novo neste mundo dos cactos e suculentas e gostava de colocar algumas dúvidas de iniciante. Desde já agradeço qualquer resposta e peço desculpa se as questões forem muito "patéticas" :oops:

- comprei uns 6 cactos daqueles muito muito baratinhos para fazer um treino inicial e não estragar nada de valor. A minha primeira dúvida prende-se com a terra. Encontrei uns sacos de terra que dizem ser "sbstracto para orquideas". Há algum inconveniente em utilizar esta terra misturada com areia?

- em relação à areia, só tenho encontrado areia muito fina e penso que ela deveria ser mais grossa. Lembrei-me daquela areia para gatos :oops: Não pode ser utilizada para este fim?

Um grande abraço e obrigado pela ajuda.


04.05.2010(Ter)10:42
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem 
Oi.

Poste fotos das plantas para as identificarmos e podemos dar dicas mais específicas.

E sim, area para gatos é excelente como base de substrato para Cactos.


04.05.2010(Ter)12:05
Perfil

Registrado em: 04.05.2010(Ter)10:33
Mensagens: 11
Mensagem 
Obrigado pela prontidão!

Os cactos são do mais vulgar que existe e muito enfazadinhos, mas pronto... vou ver se os fotografo para vocês me identificarem e darem algumas dicas.

:D


04.05.2010(Ter)12:57
Perfil

Registrado em: 15.01.2010(Sex)19:43
Mensagens: 1271
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Só não vai comprar uma areia para gatos que seja aromatizada, ela deve fazer mal, mas a simples blz. :lol:

_________________
Imagem

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/


04.05.2010(Ter)14:11
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 28.04.2010(Qua)22:10
Mensagens: 19
Localização: Riacho Fundo - Brasília/DF
Mensagem 
De modo geral, todos os cactos nascem em lugares com solo pobre e seco. As raízes de um cacto, como acostumadas a um solo pobríssimo, apodrecem e são super sensíveis a fungos e bactérias.

Ao examinar o substrato para orquídeas, caberá interpretar se esse é demasiadamente "apodrecido" ou tenha partículas em decomposição. Aqui eu uso pó de casca de pínus, mas antes eu dou uma peneirada, pra ficar só os pedaços maiores, e evitar qualquer fragmento que possa ameaçar as raízes dos cactos. Eu também adiciono areia, preferindo a mais grossa, porque além de ajudar na areação absorve o excesso de água. Essa aí de gato deve ser boa mesmo.


04.05.2010(Ter)16:48
Perfil

Registrado em: 04.05.2010(Ter)10:33
Mensagens: 11
Mensagem 
Antes de mais, obrigado pelas respostas!

Neste momento só tenho fotos de um cacto que me ofereceram há umas semanas. Como não sabia nada sobre o assunto, plantei-o num vaso com terra normal como se fosse uma qualquer flor. Vou mudá-lo para melhores condições embora ele me pareça de boa saúde.
Logo postarei fotos dos novos que acabei de envasar com terra e areia como tenho lido por aqui.

Alguma dica sobre este exemplar?

Imagem
Imagem

P.S. - tenho colocado no mesmo vaso um cacto e uma planta suculenta. Algum problema com isso ou são compatíveis?


05.05.2010(Qua)5:36
Perfil

Registrado em: 28.04.2010(Qua)22:10
Mensagens: 19
Localização: Riacho Fundo - Brasília/DF
Mensagem 
Olá :D
Belo cacto, só cuidado com a terra mesmo, é bom seguir as recomendações.

Quanto à suculenta, eu não tenho certeza, conheço menos e pode depender da espécie. Você poderia dizer qual é ou colocar uma foto? De qualquer maneira eu acho que elas não são muito compatíveis pra um mesmo vaso, por causa do substrato e/ou luz que elas exigem =/

Se conseguir descobrir o nome dela talvez encontre nesse site, que tem pouquíssimas suculentas, mas já me ajudou muito no cultivo de outras plantas:

http://www.jardineiro.net/br/geral/cact ... lentas.php

De qualquer maneira, ponha uma foto dela se possível :wink:


05.05.2010(Qua)14:44
Perfil

Registrado em: 04.05.2010(Ter)10:33
Mensagens: 11
Mensagem 
Viva!

Vou começar a postar então as fotos dos cactos iniciantes. Aqui misturei como tinha dito, um cacto e uma suculenta. Pode ficar assim? Algum problema? A planta parece-me que é uma echeverria mas não exactamente qual. Quantos aos cactos gostava que me ajudassem a identificar.

Imagem
Imagem


Editado pela última vez por abrenozes em 06.05.2010(Qui)7:55, em um total de 1 vez.



05.05.2010(Qua)16:22
Perfil

Registrado em: 04.05.2010(Ter)10:33
Mensagens: 11
Mensagem 
Aqui está mais um vaso com cacto e suculenta. A suculenta era composta de 3 cabeças que se separaram ao tirar do vaso tendo eu aproveitado para colocar em outros tantos vasos. Gostava de saber qual o cacto que está presente pois não encontrei ainda nenhum exemplar na net para poder estudar.

Imagem
Imagem


Editado pela última vez por abrenozes em 06.05.2010(Qui)7:54, em um total de 1 vez.



05.05.2010(Qua)16:38
Perfil

Registrado em: 04.05.2010(Ter)10:33
Mensagens: 11
Mensagem 
Tão pequeninos que eles são que resolvi colocar todos juntos. Tenho especial carinho e curiosidade sobre o exemplar em destaque. Alguém me diz qual é o seu nome?

Imagem
Imagem


05.05.2010(Qua)16:47
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 12 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB