Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)5:11



Responder  [ 6 mensagens ] 
 Cuidados Básicos de Cactos e Suculentas 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 30.04.2010(Sex)14:31
Mensagens: 86
Localização: Franco da Rocha - SP
Mensagem Cuidados Básicos de Cactos e Suculentas
Estava viajando nessa parte e não achei nenhum dica desse tipo, existem tópicos com perguntas mas sem resposta, estou criando este tópico para que sejam discutidos cuidados básicos e algumas técnicas de cultivo e adquiri alguns cactos e na internet os cuidados divergem muito, alguns sites dizem que não pode deixar o cacto no sol, outro dizem que pode deixar poucas horas e outros dizem que podem deixar o dia todo sem problemas, ai confunde tudo.

_________________
O que o homem faz em vida ecoa pela eternidade...

____________
Augusto Silva


01.02.2011(Ter)9:32
Perfil

Registrado em: 28.09.2010(Ter)19:38
Mensagens: 244
Localização: Cascavel PR
Mensagem Re: Cuidados Básicos de Cactos e Suculentas
Bom tenho poucos cactos e suculentas, não sou muito experiente nesta area mais posso lhe diser como cuido dos meus cactos e suculentas.
bom molho eles uma ves por semena se não chover.
decho no sol o dia todo.
seu substrato é composte de 50% areia e 50% terra.
acredito que seu cultivo não seja dificil, poi exitem cactos que nasem de um pedasso que alguem jogo no mato.
E ele se sezenvolve muito bem la imagina com cuidados :D
espero ter ajudado


Editado pela última vez por arthur lopes em 01.02.2011(Ter)12:38, em um total de 1 vez.



01.02.2011(Ter)11:40
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 26.11.2010(Sex)12:36
Mensagens: 145
Localização: Currais Novos, RN, Brasil
Mensagem Re: Cuidados Básicos de Cactos e Suculentas
cactos nasceram para serem plantas resistentes, pelo menos a maioria, moro no sertão, aqui no rn, semi-arido, a vegetação é propria para isso e existe muitos cactos, o solo é arenoso, bem drenado, terra vermelha também predomina em algumas areas, porém com menos aparição de cactos, pode muito bem se misturar areia com estrume e terra preta (50%-20%-30%), cactos gostam de sol, deixe o máximo que puder e neles se aplicam a regra "rege quando quiser", são muito resistentes enquanto a isso, possui raizes firmes e geralmente grandes, considere a possibilidade de vasos maiores para a planta crescer mais, bom é isso tudo o que sei dessas plantas, tem mais umas coisinhas só que to com preguiça de escrever (digitar) 8-)


01.02.2011(Ter)12:03
Perfil YIM
Avatar do usuário

Registrado em: 26.11.2010(Sex)17:43
Mensagens: 188
Localização: Dourados/ MS
Mensagem Re: Cuidados Básicos de Cactos e Suculentas
São plantas muito fáceis de cuidar.
Elas não precisam de muita água, só uma vezz por semana está ótimo.
Sobre o sol, deixe eles em local com sol direto que eles adoram :D mas se você ver que é preciso menos sol...
Tem um fórum que eu acho ótimo sobre xerófitas (plantas que se adaptaram com a falta de água)
http://xerofitasnobrasil.forumeiros.com/

_________________
"Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que te amam, Jesus"


01.02.2011(Ter)18:58
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 29.05.2009(Sex)19:37
Mensagens: 128
Localização: Porto Alegre - RS
Mensagem Re: Cuidados Básicos de Cactos e Suculentas
Buenas!

Todos sabemos que, na verdade, nunca podemos generalizar as coisas e tomar como padrão para tudo. Existe uma diversidade enorme de cactos/suculentas. Algumas preferem um solo mais úmido (algumas Fraileas, por exemplo) e mais ou menos exposição ao sol. Como ocorre com qualquer planta.

Cactos gostam de agua e praticamente seu corpo é água. O que ele não tolera é o solo úmido. Se o mesmo for drenável o suficiente, não terá problema para a maioria. Deixá-los na "seca" é torturá-los, já que não estão no seu habitat e sim em um vaso, onde não podem aprofundar as raízes de acordo com suas necessidades em absorver umidade.

Muitas suculentas tu não precisa ( nem pode) deixar fritando ao sol. Perderá as plantas rapidinho. Também para alguns cactos, basta uma boa luminosidade. Quanto à intensidade das regas, tu tem variáveis como: composição do substrato, exposição ao sol, IDentificação da planta, estação do ano,etc.

Tu pode deixar o cacto torrar ao sol, o dia inteiro, mas terá que aumentar a frequência das regas.
Tu pode diminuir a exposição diária e a rega também.
Tu pode molhar quando perceber que a planta está "pedindo água" ( o que eu acho sacanagem)
No inverno tu rega o mínimo possível e uma vez que outra.

Tem cactos que são dificílimos de cuidar e até tu pegar a manha, vai "melar" muitos deles.
Água em excesso é morte certa. Em falta, prejudica.
Sol em excesso, pode queimá-los. Em falta, prejudica.

"Cada caso é um caso". O que vale é o bom senso e a moderação.

_________________
--
Felipe Chaves
GrowList/Wishlist
Flickr: Carnívoras e outras


03.02.2011(Qui)8:38
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 30.04.2010(Sex)14:31
Mensagens: 86
Localização: Franco da Rocha - SP
Mensagem Re: Cuidados Básicos de Cactos e Suculentas
Eu comprei 4 cactos e uma suculenta, eles pegam sol + - 2 horas por dia e sol indireto até o sol se por e estou molhando uma vez por semana, não sei as espécies, as comprie no mercado pois gosto de plantas e lá os cuidados com elas eram precárias ai já aproveitei e salvei elas.
Vou tirar algumas fotos e postar para identificação delas.

_________________
O que o homem faz em vida ecoa pela eternidade...

____________
Augusto Silva


03.02.2011(Qui)9:59
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 6 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB