Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 15.06.2024(Sáb)23:18



Responder  [ 51 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
 Conselhos para um novato 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 21.02.2011(Seg)18:00
Mensagens: 46
Localização: Belém/PA
Mensagem Re: Conselhos para um novato
Bem vindo!
Parabéns pelas plantinhas! As mini droseras são uma gracinha! hahaha
Eu já tentei germinar dionaeas e drosera intermedia, mas todas morreram.
A dionaea gemrinaram apenas 5 de aproximadamente 15, e viveram por apenas 2 meses, desenvolvendo-se bem lentamente. Elas germinaram em apenas 14 dias!!
Já as droseras germinaram muuuitas, mas alguns dias depois morriam.
Não sei o que fiz de errado =(

_________________
Hanna Pontes


28.06.2011(Ter)11:54
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 22.05.2011(Dom)14:41
Mensagens: 65
Localização: Taiobeiras-MG
Mensagem Re: Conselhos para um novato
deve ter sido o tipo de substrato


28.06.2011(Ter)12:43
Perfil

Registrado em: 16.04.2011(Sáb)20:56
Mensagens: 173
Localização: ES
Mensagem Re: Conselhos para um novato
Opa! Que bonitinhas que ficam quando são bebês né??!


28.06.2011(Ter)20:30
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 25.06.2011(Sáb)23:02
Mensagens: 14
Localização: São Paulo - SP
Mensagem Re: Conselhos para um novato
0sEi4S e hpontes,
vocês que conseguiram germinar as DIONAEA recentemente, que "protocolo" de estratificação usaram? Vou começar agora e queria ouvir opiniões.
Eis o que eu estava pensando:
1- Sphagnum umido e picado em um vaso;
2- colocar as sementes, sem cobrir-las com sphagnum;
3- deixar 2 dias a aproximadamente 20oC;
4- fechar os vasos com filme pvc (plastico de cozinha);
5- deixar 6 semanas na geladeira, gaveta de vegetais (olhando periodicamente para ver se secou ou se há fungos);
6- voltar para um local a aprox. 20-25oC, com muita luz.
7- Torcer para nascer!

O que voces acham?

Obrigado,

Mário


03.07.2011(Dom)1:07
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 22.05.2011(Dom)14:41
Mensagens: 65
Localização: Taiobeiras-MG
Mensagem Re: Conselhos para um novato
ta tudo ok :wink: . mas se vc quiser arriscar um pouco mais vc pode escarificar a semente isto e , vc pode pegar uma lixa de unha na parte mais fina e bem de leve ir "rolando" por cima , isso se vc tiver bastante sementes(eu acabei quebrando uma semente :cry: )
Obs: vc pode fazer isso com ou sem a estratifacação fria


03.07.2011(Dom)11:16
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 21.02.2011(Seg)18:00
Mensagens: 46
Localização: Belém/PA
Mensagem Re: Conselhos para um novato
mpaniago, queria muito poder ajudar, mas quando comprei as minhas sementes elas já vieram estratificadas. Só recebi e semeei, elas germinaram em 14 dias e depois de aproximadamente 3 semanas as primeiras armadilhas começaram a aparecer. Infelizmente as minhas morreram e já estou desconfiando do substrato e da água que estava colocando para elas. Bem, se as suas sementes forem recetemente colhidas não há necessidade de estratificação segundo li em algum tópico aqui do fórum, não sei se estou falando besteira, mas já li sobre estratificação de sementes de ipê, minha nova tentativa de germinação, mas alguns relatos de pessoas mais experientes foi de que quanto mais rápido for o plantio após a colheita maiores são as chances de sucesso na germinação, mas se as sementes já forem um pouco velhinhas é melhor que passe pela estratificação.
Espero ter ajudado ^^

_________________
Hanna Pontes


04.07.2011(Seg)10:08
Perfil

Registrado em: 02.07.2011(Sáb)15:37
Mensagens: 29
Localização: Descalvado
Mensagem Re: Conselhos para um novato
gente tbm tô começando o cultivo aqui , comprei um kit 5 especies diferentes , droseras e dionaea , vi um outro tópico q o cara tava fazendo germinações em copinhos de danone ae vai a minha duvida , as droseras eu posso deixar nesse copinho de danone permanente?
a dionaea vou plantar num vaso tamanho 2 ou 3
oq vc me dizem?


04.07.2011(Seg)14:23
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 21.02.2011(Seg)18:00
Mensagens: 46
Localização: Belém/PA
Mensagem Re: Conselhos para um novato
alifer19, acho que não é uma boa deixar ela no mesmo copo pequeno, não teria espaço pra ela crescer devidamente, não sei se existem espécies que podem se adequar ao tamanho do copinho, mas acho que você poderia transferir as duas plantas para vasos maiores e deixar que ela cresçam a vontade, não? como são sementes, vc provavelmente terá mais de uma planta, pode comprar um vaso maior e colocar umas 2 ou 3 plantas juntas ^^ (respeitando um espaço de crescimento para cada uma delas)

_________________
Hanna Pontes


04.07.2011(Seg)15:14
Perfil

Registrado em: 02.07.2011(Sáb)15:37
Mensagens: 29
Localização: Descalvado
Mensagem Re: Conselhos para um novato
obrigado hpontes , na verdade são 5 especies , diferentes , bom pelo q li aqui no fórum as drosera burmannii não crescem muito ficam mais ou menos do tamanho de uma moeda de 1 real , então as burmanii eu poderia plantar nesses copinhos de danone?
bom como vou começar agora , nunca tive nenhuma pc , então pretendo começar com sementes .. mas não sei até q tamanhos elas ficam adultas. só sei q a burmanii não cresce muito , vc acha q eu poderia plantar as burmanii em copinhos de danone como vasos definitivos?


04.07.2011(Seg)16:03
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 22.05.2011(Dom)14:41
Mensagens: 65
Localização: Taiobeiras-MG
Mensagem Re: Conselhos para um novato
se vc quiser uma isolada pode ser mais eu acho mais bunito um "tapete" de D.burmannii ne um vaso maior


04.07.2011(Seg)17:21
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 51 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB