Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 29.04.2024(Seg)5:58



Responder  [ 14 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Dúvidas Sobre Classificação das PC´S 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem Dúvidas Sobre Classificação das PC´S
Amigos. tive vendo algumas mudanças lançadas aqui no fórum e estou meio por fora. Houve alguma reformulação na classificação das plantas? Vi a ficha de cultivo da Dionaea muscipula e agora de Cephalotus follicularis e notei diferenças, olha só.

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Oxalidales
Família: Cephalotaceae
Género: Cephalotus
Espécie: C. follicularis
Nome binomial
Cephalotus follicularis

Da Família até a espécie tudo beleza. Tenho dúvidas quanto à divisão, classe e ordem. Veja só, como não estou à par da Taxonomia encontro-me desatualizado das coisas mas ainda lembro de algumas. Onde anda a divisão Angiospermae e Gymnospermae ? Magnoliophyta veio substituir ? E a classe Dycotiledoneae é a nova Magnoliopsida? Ordem Oxalidales ?
Vcs que estão na atividade, me auxiliem: aí vai...... Aguardo respostas para tirar essas dúvidas, não trabalho na Taxonomia mas estou vendo muita coisa mudada e gostaria de me atualizar se estiver por fora ou auxiliar no caso de estar havendo algum equívoco da parte dos nossos amigos por aqui. Valeu. Abraços.

_________________
Ivaldo Cavalcante Junior
Biólogo - Maceió Carnívoras

Minha Growlist


22.05.2008(Qui)19:08
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem 
Olá Ivaldo,

Bom, pra começar, como você deve saber, a divisão dos seres vivos em 5 reinos é uma furada, criou vários grupos não-naturais. E a diversidade e complexidade da vida é grande demais para uma divisão tão superficial.
Na proposta mais aceita atualmente, os seres vivos estão divididos em 3 domínios, Eukaria ou Eukaryota (os eucariotos), Bacteria (as bactérias), e Archaea (as archaeobactérias), que são linhagens que divergiram bem cedo na história evolutiva.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Phy ... c_tree.svg

Essa aqui é uma proposta de classificação dos Eucariotos. Pra exemplificar, as setas indicam os grupos que compõe o antigo Reino Fungi, mostrando que trata-se, claramente, de um grupo não-natural:
http://i67.photobucket.com/albums/h285/ ... fungos.jpg
Fonte: BAUDAUF, S. L. 2003. The deep roots of eukaryotes. Science 300: 1703-1706.

Agora as Angiospermas.
Em 1998, um grupo de pesquisadores lançou a filogenia das Angiospermas com base em dados moleculares, o APG (Angiosperm Phylogeny Group). Essa filogenia foi atualizada em 2003, com o APG 2.
Esse grupo segue a escola cladista (em contraposição a Cronquist - quem propôs a classificação aceita antes dessa - que seguia a escola gradista).

A escola gradista seguia conceitos de grado, ou seja, unidades ecológicas que possivelmente suportariam hipóteses de histórias evolutivas comuns e consequentemente a proposição de grupos supostamente naturais. Entretanto, atualmente acredita-se que tais agrupamentos ecológicos não refletem necessariamente um parentesco próximo, já que as características, anteriormente utilizadas para o agrupamento gradista, podem ter surgido por modificações evolutivas independentes ou são simplesiomorfias. Tal é o caso das “dicotiledôneas”, um grupo proposto pela escola gradista, que era suportado pela presença de dois cotilédones, caráter que na realidade é uma sinapomorfia para todas as Spermatophyta (plantas com semente), segundo as últimas hipóteses filogenéticas da escola cladista. No caso das monocotiledôneas, o agrupamento monofilético foi proposto pela escola gradista e se mantém como tal para a escola cladista.

Apesar de alguns grupos maiores se manterem intactos (como as monocots), grandes mudanças ocorreram em grupos taxonômicos menos inclusivos (ordens e famílias, principalmente) e em grupos mais inclusivos também (como as “dicots”, que se mostrou um grupo parafilético).
De acordo com o APG, de forma geral, as Angiospermas se dividem em:
:arrow: Grado ANITA – são as angiospermas basais, alguns usam o nome horrível de “paleoervas”, inclui Amborellaceae, Nymphaeaceae e Austrobaileyales (Illiciaceae, Trimeniaceae, Austrobaileyaceae). Faziam parte das “Dicotiledôneas”.
:arrow: Clado das Magnoleídeas – inclui grupos de plantas arbóreas antigamente pertencentes ao grupo chamado de “Dicotiledôneas”. Pertencem a esse clado as Ordens Magnoliales, Laurales, Canellales e Piperales.
:arrow: Monocotiledôneas – mantêm-se como era antes, sendo que “um cotilédone” é uma das sinapomorfias do grupo.
:arrow: Eudicotiledôneas ou Tricolpadas – representam cerca de 75% das angiospermas – esse grande grupo é sustentado pelo caráter “pólen tricolpado” (com três colpos/sulcos). Rosídeas, Asterídeas e Grupo Caryophyllidico são os grandes grupos de Eudicotiledôneas nucleares.
Filogenia das Angiospermas sensu APG II:
http://www.mobot.org/MOBOT/Research/APw ... b2map.html

Como a proposta feita pelo APG ainda se encontra incompleta e sempre em atualização, optou-se por nomear clados até o nível de Ordem. Classes e Divisões não foram nomeadas (os nomes que você colocou aí foram propostos por Cronquist), mas existem os grandes grupos (clados sem um nível taxonômico definido). Por exemplo, o gênero Cephalotus poderia ser classificado assim:
:arrow: Gênero Cephalotus
:arrow: Família Cephalotaceae
:arrow: Ordem Oxalidales
:arrow: Clado das Eurosídeas I
:arrow: Clado das Rosídeas
:arrow: Clado das Eudicotiledôneas
:arrow: Angiospermas
:arrow: Spermatophyta

Quanto às “Gimnospermas”, também foram feitas novas propostas de classificação. Algumas propostas indicam o monofiletismo do grupo, para outras, o grupo é parafilético (mais aceito). São quatro as Ordens de “gimnospermas”: Cycadales, Ginkgoales, Pinales (ou Coniferales) e Gnetales.
Aqui, as principais propostas de classificação das "gimno":
http://www.biomedcentral.com/1471-2148/6/48/figure/F1

Nesse site você encontra as informações levantadas pelo APG:
http://www.mobot.org/MOBOT/Research/APweb/welcome.html


Bom, isso é uma geral do que mudou. Qualquer dúvida é só perguntar. :wink:


Abraço,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


23.05.2008(Sex)17:57
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem 
Valeu Paulo;

Vou procurar mais sobre o assunto para entender as mudanças ocorridas até agora.

_________________
Ivaldo Cavalcante Junior
Biólogo - Maceió Carnívoras

Minha Growlist


23.05.2008(Sex)21:58
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Olá Paulo,

sabes que não entendo 'lhufas' de taxonomia. Fiquei em dúvida quando à Drosera ascendens, tem como catalogar para que eu adicione na ficha de cultivo dessa espécie?

E das demais plantas da sala de 'fichas de cultivo'?

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


24.05.2008(Sáb)12:26
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem 
Oi Carlos,

Todas as carnívoras conhecidas (exceto as bromélias) são Eudicotiledôneas.
A família Droseraceae poderia ser classificada assim:

:arrow: Familia Droseraceae (inclui Aldrovanda, Dionaea e Drosera)
:arrow: Ordem Caryophyllales
:arrow: Eudicotiledôneas
:arrow: Angiospermas

Existem outras classificações intermediárias, mas elas não são necessárias.

Para outras famílias:

:arrow: Familia Sarraceniaceae (inclui Darlingtonia, Heliamphora e Sarracenia)
:arrow: Ordem Ericales
:arrow: Asterídeas
:arrow: Eudicotiledôneas
:arrow: Angiospermas

:arrow: Familia Nepenthaceae (Nepenthes)
:arrow: Ordem Caryophyllales
:arrow: Eudicotiledôneas
:arrow: Angiospermas

:arrow: Familia Drosophyllaceae (Drosophyllum)
:arrow: Ordem Caryophyllales
:arrow: Eudicotiledôneas
:arrow: Angiospermas

:arrow: Familia Lentibulariaceae (inclui Pinguicula, Genlisea e Utricularia)
:arrow: Ordem Lamiales
:arrow: Euasterídeas I
:arrow: Asterídeas
:arrow: Eudicotiledôneas
:arrow: Angiospermas

:arrow: Familia Byblidaceae (Byblis)
:arrow: Ordem Lamiales
:arrow: Euasterídeas I
:arrow: Asterídeas
:arrow: Eudicotiledôneas
:arrow: Angiospermas

Já as bromélias:

:arrow: Familia Bromeliaceae (Catopsis e Brocchinia)
:arrow: Ordem Poales
:arrow: Clado das Commelinóides
:arrow: Monocotiledôneas
:arrow: Angiospermas


Esqueci de alguma? :roll:



Abs,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


24.05.2008(Sáb)12:48
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Beleza Paulo,

desculpe a minha ignorância mas, seguindo essa tua ordem, a espécie seria o primeiro ítem da lista?

Espécie Drosera ascendens
Vai algo aqui?
Familia Droseraceae (inclui Aldrovanda, Dionaea e Drosera)
Ordem Caryophyllales
Eudicotiledôneas
Angiospermas

Falow.

_________________
Droseraholic!!!


24.05.2008(Sáb)12:55
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem 
Carlos;

minha pergunta foi justamente por conta das mudanças, terminei vendo coisas "esquisitas" naquela ficha de cultivo que vc fez de Dionaea muscipula e achei algo estranho; fiz até uma pergunta pra vc vê lá. Agora estou entendendo melhor as mudanças.

_________________
Ivaldo Cavalcante Junior
Biólogo - Maceió Carnívoras

Minha Growlist


24.05.2008(Sáb)14:11
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Olá Ivaldo,

essa ficha não é minha, é do Alex K. :wink:

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


24.05.2008(Sáb)23:51
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
Relaxa Carlos, taxonomia e filogenia é o ramos mais passível de discussão na biologia. Se pra os biólogos já fica problemático aceitar algumas classificações, para quem não é dessa area o problema é ainda maior. Mas de um modo geral o que ocorre é se aceitar uma determinada classificação por um tempo, até que uma nova pesquisa ou um novo grande artigo venha com novos dados e, consequentemente, possiveis novas classificações. É assim que a ciência progride, um passo de cada vez, descartado-se uma hipótese e passando para a próxima. :D
Paulo, bacana essas informações de classificação botanica. Eu estou tão imerso na minha dissertação, em zoologia, que já estou desatualizado na filogenia dos outros grupos.... quando eu acabar a pós vou ter que tirar uns dias para me atualizar! :D


Abração

_________________
Imagem


25.05.2008(Dom)0:23
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem 
Citação:
Mas de um modo geral o que ocorre é se aceitar uma determinada classificação por um tempo, até que uma nova pesquisa ou um novo grande artigo venha com novos dados e, consequentemente, possiveis novas classificações.

É exatamente assim! :lol:

Citação:
seguindo essa tua ordem, a espécie seria o primeiro ítem da lista?


Isso mesmo, Carlos.
Essa sequência é do grupo menos inclusivo para o mais inclusivo. :wink:

Citação:
Vai algo aqui?

Sim, o gênero:

Espécie Drosera ascendens A. St.-Hil.
Gênero Drosera L.
Familia Droseraceae
Ordem Caryophyllales
Eudicotiledôneas
Angiospermas


Abs,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


26.05.2008(Seg)14:22
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 14 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB