Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 29.04.2024(Seg)5:06



Responder  [ 9 mensagens ] 
 Site de Plantas carnívoras e outras 
Autor Mensagem

Registrado em: 19.11.2008(Qua)12:55
Mensagens: 12
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais- Brasil
Mensagem Site de Plantas carnívoras e outras
Olá pessoal! Sou novo aqui no fórum e não possuo qualquer planta carnívora, mas pesquisando sobre essas plantas na internet percebi serem interessantes de serem cultivadas. Estou aguardadando a chegada de diodeneas numa floricultura proxima a minha casa para iniciar o cultivo, apesar de crer que elas não são indicadas para iniciantes, no brasil, por demandarem período de dormencia na geladeira. Mas elas são as únicas que consegui encontrar por aqui!

Estou tão ansioso que já comprei o musgo esphagnum para cultivar. Estou tentando um método diferente dos propostos aquí no fórum. Coloquei, num pote de paçoquinha transparente, pedaços de Xaxim (velhos, retirados da troca de vaso das orquídeas) e, por cima, o musgo, enchi de agua descançada (48h), até a parte do xaxim, e tampei com um plastico transparente, daqueles de embrulhar alimentos e o prendi com uma gominha.

Agora, voltando ao assunto do tópico, encontrei o site http://www.brazilplants.com/droseraceae ... ivora.html que possui informaçoes e fotos sobre espécies de 3 famílias de plantas carnívoras do brasil: DROSERACEAE, LENTIBURIACEAE e SARRACENIACEAE, de forma semelhante ás fichas de cultivo. Além das carnívoras, no início do site, existe uma lista de links de famílias de plantas onde existem as mesmas informaçoes que as das plantas carnívoras.

Um abração a todos!!!!

Davi


Editado pela última vez por Davi Pedrosa em 21.11.2008(Sex)10:16, em um total de 1 vez.



20.11.2008(Qui)15:35
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem Re: Site de Plantas carnívoras e outras
Davi Pedrosa escreveu:

Agora, voltando ao assunto do tópico, encontrei o site http://www.brazilplants.com/droseraceae ... ivora.html que possui informaçoes e fotos sobre espécies de 3 gêneros de plantas carnívoras do brasil: DROSERACEAE, LENTIBURIACEAE e SARRACENIACEAE, de forma semelhante ás fichas de cultivo. Além das carnívoras, no início do site, existe uma lista de links de famílias de plantas onde existem as mesmas informaçoes que as das plantas carnívoras.

Um abração a todos!!!!

Davi


Olha Davi;
Destaquei as palavras, DROSERACEAE, LENTIBURIACEAE E SARRACENIACEAE para informar que não são gêneros das plantas e sim as famílias às quais essas plantas pertencem. Drosera, Utricularia, Sarracenia, esses sim são gêneros. Aos poucos vai se familiarizando com nomenclatura, classificação, etc. Basta apenas ler e participar que vai ficando informado.

_________________
Ivaldo Cavalcante Junior
Biólogo - Maceió Carnívoras

Minha Growlist


20.11.2008(Qui)19:09
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 29.10.2008(Qua)13:28
Mensagens: 300
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Mensagem Re: Site de Plantas carnívoras e outras
Davi Pedrosa escreveu:
Olá pessoal! Sou novo aqui no fórum e não possuo qualquer planta carnívora, mas pesquisando sobre essas plantas na internet percebi serem interessantes de serem cultivadas. Estou aguardadando a chegada de diodeneas numa floricultura proxima a minha casa para iniciar o cultivo, apesar de crer que elas não são indicadas para iniciantes, no brasil, por demandarem período de dormencia na geladeira. Mas elas são as únicas que consegui encontrar por aqui!


Eu não sei muito coisa sobre pc...mas se você tiver falando de uma Dionaea ate onde eu sei elas não necessitam dessa dormencia na geladeira não, eu sei que no inverno elas entra em dormencia e so tem que reduzir a quantidade de agua...

Davi Pedrosa escreveu:
Estou tão ansioso que já comprei o musgo esphagnum para cultivar. Estou tentando um método diferente dos propostos aquí no fórum. Coloquei, num pote de paçoquinha transparente, pedaços de Xaxim (velhos, retirados da troca de vaso das orquídeas) e, por cima, o musgo, enchi de agua descançada (48h), até a parte do xaxim, e tampei com um plastico transparente, daqueles de embrulhar alimentos e o prendi com uma gominha.


Como ja me falaram aqui no forum...eu acho que foi o Carlos ou o Bode...se você quizer musgo curto e velho e so deixa ele pega bastante sol, se você quiser verde e esticadinho e so deixa na sobra!...mas não esquece de fazer alguns furos no filme pvc (plastico de comida), se não você vai acaba cozinhado o musgo!

Sobre o site o Ivaldo ja falou ae em cima!

Boa sorte com as PCs!!


20.11.2008(Qui)19:20
Perfil

Registrado em: 19.11.2008(Qua)12:55
Mensagens: 12
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais- Brasil
Mensagem 
Obrigado, amigos!

Ivaldo Cavalcante Junior: Realmente tenho que me acostumar com esses novos nomes! Já vou corrigir!

Lucas Laroc: Não precisa da dormencia na geladeira não? Que bom!!! Não sabia que tinha que fazer os furinhos, ainda bem que falou a tempo!!!!

O que vocês acharam do site?

Abraços,

Davi


21.11.2008(Sex)10:15
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 29.10.2008(Qua)13:28
Mensagens: 300
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Mensagem 
Davi, e bom fazer os furos se não você vai acabar cozinhando a suas sementes...em relação ao site eu achei ele muito bom...tem ate o habitate da pc...bem lega!

Boa sorte com as pcs!


21.11.2008(Sex)11:59
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28
Mensagens: 1190
Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
Mensagem 
Só para informar.
É interessante por Dionaeas e Sarracenias na geladeira na epoca da dormencia, um monte de colecionador faz isso. Isso vai depender da temperatura de sua cidade no inverno, se for frio, vc pode descartar a dormencia induzida, se for quente, ai vc deverá fazer a dormencia. Isso é importante para o melhor desenvolvimento dessas plantas.

abraço

_________________
Paulo Henrique Dias
Nem todo vento traz frieza e tempestade...
Canibal vegetariano devora planta carnívora
Minha Grow List


21.11.2008(Sex)14:08
Perfil

Registrado em: 19.11.2008(Qua)12:55
Mensagens: 12
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais- Brasil
Mensagem 
Olá a todos!
Comprei duas PCs sexta feira!
Lucas: Obrigado pela dica!! Que bom que você gostou do site!

PHD Pereira: Acho que se eu for mantê-la aqui em Belo Horizonte terei de pô-la na geladeira(quanto tempo?), porém se eu levá-la para meu sítio em Ouro Preto, possivelmente não será necessário, uma vez que lá as temperaturas caem bastante no inverno, principalmente durante a noite.

Algumas fotos:

Cultivo do sphagnum:
Imagem
diodenea
Imagem
Nepenthes
Imagem


23.11.2008(Dom)15:38
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 29.10.2008(Qua)13:28
Mensagens: 300
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Mensagem 
PHD Pereira escreveu:
Só para informar.
É interessante por Dionaeas e Sarracenias na geladeira na epoca da dormencia, um monte de colecionador faz isso. Isso vai depender da temperatura de sua cidade no inverno, se for frio, vc pode descartar a dormencia induzida, se for quente, ai vc deverá fazer a dormencia. Isso é importante para o melhor desenvolvimento dessas plantas.

abraço


Ihhh...eu não sabia disso não...vivendo e aprendedo

Davi, tem furos na sua cultura de sphagnum?


24.11.2008(Seg)21:07
Perfil

Registrado em: 19.11.2008(Qua)12:55
Mensagens: 12
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais- Brasil
Mensagem 
Desde o primeiro dia que eu li sua recomendação (dia seguinte após o ínicio da cultura do sphagnum) eu fiz os furos.

abraços,

Davi


26.11.2008(Qua)15:01
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 9 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB