Utricularia subulata (Identificada)
Autor |
Mensagem |
Adriel Faust Martins
Registrado em: 09.10.2008(Qui)15:32 Mensagens: 792 Localização: Curitiba-PR
|
U. subulata não abre as flores elas ficam atrofiadas e com hastes pequenas. Não sei o porque, alguém sabe?
_________________ __________________________________________________________________________________ Não me condene pela minha verdade. Pois isto será egoísmo.
|
11.09.2010(Sáb)14:29 |
|
 |
Bruno Garcia
Destaque
Registrado em: 02.03.2008(Dom)8:10 Mensagens: 1338 Localização: Sertãozinho-SP
|
 Re: Falando em U.subulata...
deboraclivati escreveu: Falando em U.subulata, alguém conhece alguma localidade de ocorrência dela nas proximidades de Jaboticabal? Obrigada!  Sou de uma cidade próxima a Jaboticabal, sou de Sertãozinho-SP. Por aqui já encontrei U. gibba(ooo que novidade  ) e um pouco mais ao sudeste, em Cajuru-SP e Cássia do Coqueiros-SP, já vi U. tricolor, U. laxa, U. subulata e até D. communis!! Ao nordeste, já vi U. pusilla, em Rifaina-SP. Acredito que em Jaboticabal deve ter também, nem se for a própria U. gibba e até U. subulata  Basta procurar no local certo Abraços, Bruno.
_________________ Algumas fotos das minhas Plantas Carnívoras e Orquídeas:
http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3
Growlist Bruno Garcia:
viewtopic.php?f=24&t=2907
|
11.09.2010(Sáb)14:35 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Adriel, É um fenômeno comum em Utrics, chamam-se flores cleistogâmicas. No entanto não sei pq ocorre. Talvez stress? (Falta de luz, secura, frio, etc.) Mas não se preocupe pois é garantido q vc terá flores desta espécie no futuro! ;)
Debora, não conheço nenhuma população nos arredores daí, mas com certeza deve ter. Ou se vc quiser, basta misturar um pouco de esfágno úmido e areia e colocar num vaso q em poucas semanas vc terá geração espontânea de U.subulata, hahaha!
Abs, Fernando
Editado pela última vez por Fernando Rivadavia em 11.09.2010(Sáb)14:43, em um total de 1 vez.
|
11.09.2010(Sáb)14:37 |
|
 |
Bruno Garcia
Destaque
|
Fernando Rivadavia escreveu: Debora, não conheço nenhuma população nos arredores daí, mas com certeza deve ter. Ou se vc quiser, basta misturar um pouco de esfágno úmido e areia e colocar num vaso q em poucas semanas vc terá geração espontânea de U.subulata, hahaha!
Abs, Fernando
Vale para U. arenaria também Fernando? Hahahaha. Desculpe-me a brincadeira 
Growlist Bruno Garcia:
|
11.09.2010(Sáb)14:41 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Citação: Vale para U. arenaria também Fernando? Hahahaha. Sim, só q além do esfágno e areia, vc tem q dar uma cuspida no vaso!  Abs, Fernando
|
11.09.2010(Sáb)14:44 |
|
 |
deboraclivati
Registrado em: 23.09.2009(Qua)10:44 Mensagens: 15 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Oi Fernando, Oi Bruno!
Obrigada pelas dicas! Como estou precisando com um pouco de urgência e aqui em Mogi das Cruzes elas ainda não apareceram (talvez devido à seca prolongada deste inverno?), terei que germinar sementes, mesmo! Ahhh..geração espontânea é ótimo!!! Hahahahaha!
A propósito, Fernando, flores cleisto são um mistério! Nós encontramos aqui em Mogi, no mesmo eixo floral, flores cleisto e casmo!
Abraços!
|
11.09.2010(Sáb)14:45 |
|
 |
Bruno Garcia
Destaque
|
deboraclivati escreveu: Oi Fernando, Oi Bruno!
Obrigada pelas dicas! Como estou precisando com um pouco de urgência e aqui em Mogi das Cruzes elas ainda não apareceram (talvez devido à seca prolongada deste inverno?), terei que germinar sementes, mesmo! Ahhh..geração espontânea é ótimo!!! Hahahahaha!
A propósito, Fernando, flores cleisto são um mistério! Nós encontramos aqui em Mogi, no mesmo eixo floral, flores cleisto e casmo!
Abraços! Não entendi a parte de que vc precisa com urgência das plantas, rsrsrsrs. Hm, é talvez pode-se atribuir o sumiço das plantas com a seca, depende muito de como era o habitat(água corrente ou só um laguinho). Mas garanto que quando voltar a chuva, elas "surgiram" do nada Abraços, Bruno.
Growlist Bruno Garcia:
|
11.09.2010(Sáb)14:50 |
|
 |
deboraclivati
Registrado em: 23.09.2009(Qua)10:44 Mensagens: 15 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Ficou estranho isso, não é? Hehehe... Minha urgência é porque eu vou utilizá-las num estudo, semana que vem, que faz parte da minha tese! 
|
11.09.2010(Sáb)14:55 |
|
 |
Bruno Garcia
Destaque
|
deboraclivati escreveu: Ficou estranho isso, não é? Hehehe... Minha urgência é porque eu vou utilizá-las num estudo, semana que vem, que faz parte da minha tese!  Entendi, mas tem de ser U. subulata? Não pode ser outra da mesma seção? por exemplo a U. pusilla... Ah, te adicionei no msn Abraços, Bruno.
Growlist Bruno Garcia:
|
11.09.2010(Sáb)15:01 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
|
Debora, nossa, cleisto e casmo na mesma haste? Q coisa doida! Sobre conseguir plantas, já q é urgente, sugiro falar com o Marcos Ono. Ele deve ter U.subulata com certeza aos montes crescendo como mato entre as plantas dele. Ou vc vai no sítio dele coletar ou combina com ele pra levar pra vc no CEASA.
Mas caso plantas cultivadas não sirvam, posso te mandar alguns locais no estado de SP...
Abs, Fernando
|
11.09.2010(Sáb)15:21 |
|
 |
|