Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 03.05.2025(Sáb)4:11

Responder  [ 7 mensagens ] 
 Camping - nova dúvida na pág. 5 
Autor Mensagem
Moderador

Mensagem Acordando o tópico
Seguem abaixo três apostilas para download referentes ao escotismo, as quais contêm dicas e macetes que podem ser de grande valia para expedições in habitat.

ABRIGOS E BARRACAS

NÓS E AMARRAS

TRUQUES E HABILIDADES

Fonte: http://www.escoteirosdooitavodf.org.br/default.htm

[ ]´s

www.biophotos.com.br

26.12.2007(Qua)21:38
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem Mais uma dúvida....
Senhores, graças a muitos colegas aqui, fui capaz de escolher "A Barraca".

Agora retorno com mais uma dúvida no mesmo estilo...

Qual a barraca mais indicada para trilhas longas?

por exemplo, quero fazer a cachoeira da fumaça por baixo e a caminhada leva 3 dias.
então preciso de uma barraca leve, pequena, resistente e que me proteja da chuva.

Indicações por favor :wink:

11.08.2010(Qua)15:49
Moderador

Mensagem Barraca
Fala Fábio! Tudo certo?

Não sei se já comprou a barraca, mas tenho uma da marca Quechua, modelo T2 Ultralight, pesa apenas 2,9 kg.

Confira os modelos nos sites:

http://www.decathlon.com.br/BR/

www.quechua.com

Abraço

www.biophotos.com.br

07.10.2010(Qui)12:05

Mensagem Re: Mais uma dúvida....
Fábio escreveu:
Senhores, graças a muitos colegas aqui, fui capaz de escolher "A Barraca".

Agora retorno com mais uma dúvida no mesmo estilo...

Qual a barraca mais indicada para trilhas longas?

por exemplo, quero fazer a cachoeira da fumaça por baixo e a caminhada leva 3 dias.
então preciso de uma barraca leve, pequena, resistente e que me proteja da chuva.

Indicações por favor :wink:

Olá Fábio!!

Quer dizer que pretende ir na cachoeira da fumaça?? Vale mesmo a pena!

Cara, sobre a barraca... eu acampo frequentemente á 4 anos, e NUNCA vi uma barraca que não molhe na chuva... porém, entra a questão de que umas molham mais que as outras....
a MELHOR que eu já vi foi a FALCON, na NÁUTICA... ela é a que entra menos água (das que eu conheço...) e é bastante resistente...
mas é como eu falei... todas entram... eu já peguei uma chuva de lascar que entrou água nessa Falcon... mas foi uma bela de uma chuva.... hehehehehe...

sobre o tamanho... ela tem vários tamanhos... tem a Falcon 1, 2, 3, 4... até a 5, se eu não me engano...

ela tbm não é pesada, é leve e fácil de montar....
mas mesmo assim... 3 dias ainda não é uma trilha muuuito longa ^^
mas depende de onde vc for... vc vai ter que passar por lugares ingrimes como essa barra "/"
huASHUIHSIUHASEIUEHIUhesiUAESHeu
Então te aconselho a fazer umas caminhadas aí... e preparar as pernas e o fôlego!
xD

bem, no mais.... boa sorte...

flw!

--> Victor Leal <--

07.10.2010(Qui)12:28
Perfil YIM
Site Admin

Mensagem 
Olá Fábio,

dos fabricantes nacionais eu recomendo a Bivak 1 , é para apenas uma pessoa,
saco de dormir, isolante, jaqueta e mochila. Eu tenho uma e considero ótima para
locais descampados e com muito vento. Bem montada ela se mantêm seca mesmo
com 20 cm de água sobre o solo (já enfrentei isso).
Ela tem opção de 'espeques' de alumínio, torna ela incrivelmente leve.
Outra opção, mais espaçosa é a Cota 2, também da Trilhas e Rumos, não tenho
mas ouvi falar muito bem por causa da 'varanda', por incrível que pareça o preço
é menor do que a Bivak 1.

Considero a Nautika é uma segunda opção, são pesadas e pouco resistentes à água.

Um abraço.

P.S. lembre de levar uma lona (dessas de 'sem terra') para proteger o fundo da barraca.

07.10.2010(Qui)16:43

Mensagem 
Ôpa, o papo é campismo e eu não tinha visto este tópico ainda...

Como disse o Carlos, a bivak é uma ótima escolha, barraca mais técnica da T&R, 4.000mm coluna d'água, para apenas uma pessoa e objetos pessoais ( mochila,etc). Ótima para picos e locais mais abertos. É uma barraca pra quem quer carregar pouquíssimo peso ( pra quem curte fazer trilha só com mochila nas costas e muita pernada, como eu, hehe), mas que também goste de ir treinando para se sentir 'em casa' quando passar pro outro lado da vida. ( Carlos, vai dizer que não é? Mas é legal, eu já experimentei e gostei).

Sobre a Cota 2: Já utilizei. É uma boa opção, principalmente pelo custo x benefício. É um pouco mais pesada ( acho que 3,2kg), para duas pessoas* e possui um avanço que é muito útil. Tu ganha uma área a mais para colocar objetos (botas, fogareiro,etc.) e até mesmo uma mochila de 75L.. Possui porta objetos no topo que é bem útil pra deixar uma lanterna pra leitura, celular, player e outros. Ela tem as varetas cruzadas e com os estabilizadores laterais, fica bem firme. Amigo já utilizou na subida do Pico do Paraná, sob chuva e vento e ela aguentou legal. 2000mm coluna d'água.

Outra barraca que eu recomendaria é a Puhma II, também da T&R. Não me arrependi no valor que investi.
É um modelo mais técnico. Já passei mais de 7 dias seguidos, no litoral, abaixo de chuva e vento e em nenhum momento acumulou água (é bem anatômica) ou infiltrou. Além,se manteve bem fixa somente com os espeques (não possui estabilizadores como a cota II) mesmo que na areia da praia.
É um modelo mais técnico e anatômico, para um uso mais intenso. Vai muito bem num descampado, num pico e ventanias. Ela é pouco menos confortável que a Cota 2, mas valhe à pena. Eu já utilizei em trilhas longas e não tive problemas.

Agora, se tu ta afim de levar pouquíssimo peso e fazer uma indiada mais legal, já pensou em dormir em redes? Rede, mosqueteiro uma lona e só. É uma das coisas que eu quero experimentar logo. Tem até tópicos de como construir tua própria

Sobre a Náutica. Tudo vai do uso, intensidade e frequência, que tu queres fazer. Se tu quer uma barraca de qualidade, não recomendaria a Náutica, nem estas outras marcas que tu compra no hipermercado, baratíssimas. A impermeabilização da Náutica é mínima, 800mm/1000mm...é boa se tu vai para um camping, com toda aquela infraestrutura. Deu algum pau, corre pra um abrigo. No meio do matão e do temporal, é outra história.

A AZTEC também é da Náutica, mas é uma linha de protudos mais técnicos e bem interessantes.

Muito importante:
- Escolha sempre os modelos autoportantes. Leves, fáceis de montar e, qualquer problema, é só tirar os specs e trocá-la de lugar ou sair correndo com ela nas costas ( já foi necessário). ehehehe
- opte por varetas de duralumínio, mais resistentes e leves.
- sobre o espaço, barraca para duas pessoas = 1 pessoa + mochila, confortavelmente.
barraca pra duas pessoas = 2 pessoas + mochilas, desconforto aparece.
- Jamais passe a noite com algum objeto ( qualquer coisa) encostado nas laterais. a umidade condensa na lona e acaba por molhar o que tem dentro.
- Utilizar lona por baixo ( como disse o Carlos). MAS, se tu ratear e colocar de forma errada...acorda boiando, pois a água infiltra entre a lona e o assoalho da barraca. Aconselho a comprar uns 2m daquele plástico preto utilizado em construção e forrar o assoalho inteiro por dentro, deixando uma borda pra
cima. É levíssimo, dobrado cabe até no bolso e baratíssimo.

*Como eu digo, barraca pra dois, só com muita intimidade ( EHHEHE) pra dormir de 'conchinha' e respirando no cangote. IDEAL pra ir com a mulher.

Aqui, fotos da Cota II e da Puhma II, em um ano novo no litoral com muuuuita chuva:

Cota II:Imagem Imagem
Puhma II Imagem Imagem

Flickr: Carnívoras e outras

07.10.2010(Qui)21:54
Destaque

Mensagem 
Olá ! me desculpem a intromissão. Só acampei duas vezes, na Ilha Grande, com o pessoal do colégio, quando fomos, com nosso professor de antropologia, trabalhar nos sambaquis... então, não me preocupei com nada, só em levar a coca - cola de cada dia... hehehehehehehehehehe
Alguém já usou um daqueles motor - homes ou trailers que o pessoal usa aqui no camping clube ? eu simplesmente sou fascinado por motor - homes; se um dia ficar rico, ganhando na mega - sena ou de qualquer outra forma, juro que compro um ! vi, em sites (principalmente dos EUA e da Europa) uns modelos que vêm com dois quartos, banheiro, cozinha, armários embutidos, e tinha um que ainda tinha uma garagem para uma moto embutida na carroceria... não ando de moto, mas achei o conceito fantástico - e tinha outros que possuiam toldos retráteis para formação de varandas nos momentos de descontração. Fico imaginando o seguinte: para-se o motor - home, abre-se o toldo e monta-se a churrasqueira... aquelas mesinhas de camping, e observa-se a natureza, ou apenas se fica em sossego... legal !
A questão, para mim, é apenas uma: segurança. Lá, ao que parece, isso é uma prática menos sujeita à violência... por aqui, sinceramente não sei, tenho receio do que possa acontecer com quem esteja no mato, com a namorada, desarmado, enfim... acho que o melhor é estudar muito bem o local, e ir em um grupo maior... deve ser mais difícil a aproximação de quem tenha más intenções...
Outro detalhe: lá em cima (no eixo Norte), quem vai acampar, geralmente tem a possibilidade de se fazer acompanhar de seu rifle - com mira telescópica, etc. Aqui, não... e uma daquelas facas de camping, sinceramente, no meio do mato... não dão segurança nenhuma...
Espero que esse meu receio não atrapalhe os planos de ninguém, afinal, é assim que eu penso, não penso em ser formador de opinião !
Grande abraço a todos !

09.10.2010(Sáb)5:22
Responder   [ 7 mensagens ]