Ôpa, o papo é campismo e eu não tinha visto este tópico ainda...
Como disse o Carlos, a bivak é uma ótima escolha, barraca mais técnica da T&R, 4.000mm coluna d'água, para apenas uma pessoa e objetos pessoais ( mochila,etc). Ótima para picos e locais mais abertos. É uma barraca pra quem quer carregar pouquíssimo peso ( pra quem curte fazer trilha só com mochila nas costas e muita pernada, como eu, hehe), mas que também goste de ir treinando para se sentir 'em casa' quando passar pro outro lado da vida. ( Carlos, vai dizer que não é? Mas é legal, eu já experimentei e gostei).
Sobre a
Cota 2: Já utilizei. É uma boa opção, principalmente pelo custo x benefício. É um pouco mais pesada ( acho que 3,2kg), para duas pessoas* e possui um avanço que é muito útil. Tu ganha uma área a mais para colocar objetos (botas, fogareiro,etc.) e até mesmo uma mochila de 75L.. Possui porta objetos no topo que é bem útil pra deixar uma lanterna pra leitura, celular, player e outros. Ela tem as varetas cruzadas e com os estabilizadores laterais, fica bem firme. Amigo já utilizou na subida do Pico do Paraná, sob chuva e vento e ela aguentou legal. 2000mm coluna d'água.
Outra barraca que eu recomendaria é a
Puhma II, também da T&R. Não me arrependi no valor que investi.
É um modelo mais técnico. Já passei mais de 7 dias seguidos, no litoral, abaixo de chuva e vento e em nenhum momento acumulou água (é bem anatômica) ou infiltrou. Além,se manteve bem fixa somente com os espeques (não possui estabilizadores como a cota II) mesmo que na areia da praia.
É um modelo mais técnico e anatômico, para um uso mais intenso. Vai muito bem num descampado, num pico e ventanias. Ela é pouco menos confortável que a Cota 2, mas valhe à pena. Eu já utilizei em trilhas longas e não tive problemas.
Agora, se tu ta afim de levar pouquíssimo peso e fazer uma indiada mais legal, já pensou em dormir em redes? Rede, mosqueteiro uma lona e só. É uma das coisas que eu quero experimentar logo. Tem até tópicos de como construir tua própria
Sobre a Náutica. Tudo vai do uso, intensidade e frequência, que tu queres fazer. Se tu quer uma barraca de qualidade, não recomendaria a Náutica, nem estas outras marcas que tu compra no hipermercado, baratíssimas. A impermeabilização da Náutica é mínima, 800mm/1000mm...é boa se tu vai para um camping, com toda aquela infraestrutura. Deu algum pau, corre pra um abrigo. No meio do matão e do temporal, é outra história.
A AZTEC também é da Náutica, mas é uma linha de protudos mais técnicos e bem interessantes.
Muito importante:
- Escolha sempre os modelos autoportantes. Leves, fáceis de montar e, qualquer problema, é só tirar os specs e trocá-la de lugar ou sair correndo com ela nas costas ( já foi necessário). ehehehe
- opte por varetas de duralumínio, mais resistentes e leves.
- sobre o espaço, barraca para duas pessoas = 1 pessoa + mochila, confortavelmente.
barraca pra duas pessoas = 2 pessoas + mochilas, desconforto aparece.
- Jamais passe a noite com algum objeto ( qualquer coisa) encostado nas laterais. a umidade condensa na lona e acaba por molhar o que tem dentro.
- Utilizar lona por baixo ( como disse o Carlos). MAS, se tu ratear e colocar de forma errada...acorda boiando, pois a água infiltra entre a lona e o assoalho da barraca. Aconselho a comprar uns 2m daquele plástico preto utilizado em construção e forrar o assoalho inteiro por dentro, deixando uma borda pra
cima. É levíssimo, dobrado cabe até no bolso e baratíssimo.
*Como eu digo, barraca pra dois, só com muita intimidade ( EHHEHE) pra dormir de 'conchinha' e respirando no cangote. IDEAL pra ir com a mulher.
Aqui, fotos da Cota II e da Puhma II, em um ano novo no litoral com muuuuita chuva:
Cota II:

Puhma II