Olá
Marcelucena ! como diria o velho
Jack, vamos por partes, porque já tive essas mesmíssimas dúvidas, de forma que posso te dizer das soluções que encontrei !
Quanto à água: comecei usando anti - cloro e acidulante para aquário (mas eu tinha pouquíssimas plantas)... depois, como a coleção crescia exponencialmente, passei a usar a água da rua mesmo (moro em casa), porque o índice de cloro aqui no meu bairro não é muito alto. Elas não sentiram absolutamente nada ! usei essa água por mais de um ano, até reformar a estufa, quando instalei um filtro deionizador, que deixa a água muito branda, sem cloro e sem minerais - mas fiz isso mais por curiosidade do que por necessidade.
O fato é que as plantas se desenvolvem da mesma forma, com ou sem o filtro. Por exemplo: os elementos filtrantes se esgotaram e tive de retira-los; fiquei sem filtragem e estou assim há mais de uma semana e as plantas estão recebendo água da rua sem nenhum problema !
O que vc pode fazer, se tiver
TOC como eu (

) é procurar a companhia de água do seu Estado e pedir a eles (deve ter no site) os parâmetros da água tratada; ali vem especificada a quantidade de cloro, de elementos em suspensão, etc... por ali vc consegue se orientar.
Quanto ao cloro que colocam na cisterna do prédio, acho que não há qualquer motivo para preocupação, se ele for produzido por uma empresa idônea (como aquele
Clor Inn, que eu uso aqui, por exemplo)... já se for daqueles "
made in home" há perigo sim, mas não apenas para as plantas, outrossim para todos os seres vivos, inclusive os humanos !
Concluindo: eu uso
Clor Inn aqui na cisterna, uso essa mesma água para as plantas que ficam fora da estufa (as únicas que se beneficiam do filtro) e elas jamais sentiram qualquer coisa. Na estufa eu mantenho apenas as
nepenthes, porque uso, ali, sombrite de 70% nas laterais e, no teto, uma camada dupla, para protege-las do sol, que no RJ é inclemente.
Quanto ao vento: o vento é um complicador mesmo. No caso das
droseras, o mínimo que pode ocorrer é a perda da mucilagem... além disso, ele, via de regra, retira a umidade das plantas e pode até chegar a quebra-las, se forem
sarracenias, nepenthes, enfim, plantas maiores... acho que vc deveria proteger as suas plantas do vento. Para isso existem milhares de soluções caseiras aqui no forum. Eu ainda acho que a mais fácil delas é colocar um vaso com outra planta qualquer entre o vento e a sua drosera... como a drosera quase sempre será menor que qualquer outra planta, estará protegida.
Um grande abraço.