Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 24.05.2025(Sáb)11:22

Responder  [ 46 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5
 VASOS 
Autor Mensagem

Mensagem 
Pessoal,

Sou iniciante e estou com uma duvida com relacao as vasos...
Tenho mesmo q colocar um recipiente com agua embaixo deles..?
se eu molhar mto, todos os dias, não é o suficiente..?
Elas precisam ficar numa "lama" ou tem q ser só bem úmido..?
Tenho uma dionaea muscipula, uma Drósera intermedia e uma Drósera burmanii..

valeu..

"O estudo, a busca da verdade e da beleza são domínios em que nos é consentido sermos crianças por toda a vida." Albert Einstein

09.03.2010(Ter)23:58
Destaque

Mensagem 
Raphael, é sempre bom manter algum recipiente embaixo do vaso sim. Tudo depende de quais gêneros e espécies que você está tratando, por exemplo, as Sarracenias adoram o substrato bem enxarcado, mas também crescem com ele apenas úmido, já as Nepenthes preferem o substrato úmido e não enxarcado, podendo o excesso de água causar apodrecimento nas raízes da planta. As plantas que você tem gostam de solo bem enxarcado, principalmente a Dionaea muscipula, mas se você pode se render a regá-las todos os dias mantendo o substrato sempre úmido, não haverá problemas, elas vão se desenvolver bem do mesmo jeito. Você pode plantar suas PC's em Bog's, assim não precisa ficar com nenhum pratinho embaixo do vaso correndo o risco de virar um criadouro de mosquitos. No fórum tem vários tópicos bons que dão excelentes dicas de como montar os Bog's, é um sistema muito eficiente.

Tinha me esquecido de citar esse assunto, mas vale lembrar que dependendo do local aonde você mantém suas plantas, a evaporação da água do substrato acontece muito rapidamente, assim, o recipiente em baixo do vaso, garantiria para a planta um substrato sempre úmido e mais fresco. No meu caso por exemplo, deixo as PC's mais resistentes em cima do telhado para receberem o maior período de sol direto possível, mas não posso fazer regas todos os dias, então deixo sempre o solo bem enxarcado com os recipientes embaixo do vaso. Caso contrário, sem os recipientes, o solo ficaria seco após um dia de sol e as plantas poderiam sucumbir a esse calor infernal que está fazendo nos últimos dias.

Abraços

Editado pela última vez por Maurício Ervilha em 10.03.2010(Qua)0:31, em um total de 1 vez.

10.03.2010(Qua)0:09

Mensagem 
Mauricio

Valeu pela dica, vou procurar saber o q é Bog aki no forum e ver cm faço..
Uma duvida minha...Percebi q minhaa Drosera intermedia esta com poucas gotinhas visiveis em seus "pelinhos" issopor um acaso indica pouca umidade do ar..!?
Ou pode acontecer por falta de sol tbm..?
é q ainda estou acertando o lugar pra elas ficar e farei com iluminacao artificial...entao elas estao com pouco sol, pprem por pouco tempo...
gostaria de tentar cultiva-las com bastante agua mais sem pretinho embaixo, mais por estética, vou tentar encharcando bem o vaso dela todos os dias...
sem molhar as folhas...claro..
hehe

valeu..

"O estudo, a busca da verdade e da beleza são domínios em que nos é consentido sermos crianças por toda a vida." Albert Einstein

10.03.2010(Qua)0:29
Destaque

Mensagem 
Provavelmente é devido a baixa umidade do ar sim. Creio que falta de sol não seja, pelo contrário, nos horários que o sol é mais intenso, 12h00, as gotículas de muscilagem parecem que ficam mais escassas mesmo, pelo menos é o que noto nas minhas Droseras. Se é por estética, o bog fica muito bonito, principalmente se por cima você colocar uma camada de Sphagnum vivo. Fica tranquilo quanto a iluminação da D. intermedia, ela é uma PC pouco exigente e você verá que daqui a alguns meses vai soltar várias hastes florais e irá invadir todos os outros vasos, cuidado com isso, é uma das plantas com mais potencial invasor! huahuaha

Dá uma olhada neste link, http://www.critter.net/~brokken/Bog_Gar ... 5-2006.jpg , é um bog numa jardineira de cimento, mas você pode fazer em vasinhos de plástico mesmo, de qualquer tamanho. Essa foto provavelmente é de algum gringo, como eles tem menos acesso ao sphagnum e tem muita turfa loira, eles fazem maior utilização da turfa, por isso o substrato fica com esse aspecto mais escuro.

Abraços

10.03.2010(Qua)0:40

Mensagem 
Valeu pela dica Mauricio..!!

Entao se eu fizer um BOG e deixar esse substrato sempre úmido minhas Droseras vao ter suas goticulas normalmente...
Ou pra resolver isso teria q colocar em um lugar onde a maior umidade do ar mesmo..!?
pelo fato das minhas droseras estarem assim eu corro o risco de perde-las ou de elas ficarem mais fracas..??

Abrç...

10.03.2010(Qua)4:18
Destaque

Mensagem 
Um local com maior umidade seria bom, porém o sistema de bog eu acho que ajudaria. Se puder dar umas borrifadas de água algumas vezes por dia nas PC's ajuda também. Não se preocupe com suas Droseras, elas são comuns e de fácil cultivo, como eu disse no post anterior, logo logo estarão dando muitas sementes, mantenha o substrato sempre úmido e deixando até com um pouco de luz indireta que elas crescem.

Abraços

10.03.2010(Qua)8:49
Responder   [ 46 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5