Autor |
Mensagem |
Alex Kawazaki
Site Admin
Registrado em: 25.12.2005(Dom)18:14 Mensagens: 395 Localização: São Paulo/SP
|
 Combatendo Pragas
Mesmo se tratando de plantas carnívoras, que capturam insetos, estas plantas não estão livres de pragas... Em especial lagartas, pulgões, vaquinhas, lesma, caramujos, formigas, cochonilhas e ácaros.
Há diversas receitas naturais... Preparados repelentes à base de fumo, sabão, chá de arruda, cebola... Armadilhas atrativas à base de leite, chuchu ou losna... Fungicidas à base de chá de camomila e caseinato de cálcio com enxofre, ou violeta genciana Herbicidas naturais à base de extrato de crisântemo (folhas) ou óleo mineral
Mas confesso que tenho tido resultados mais satisfatórios usando pesticidas comerciais prontos, próprios para jardinagem... Dê preferência a pesticidas à base de piretróides, menos tóxicos ao ser humano e de vida ativa curta... Tenho usado "Jardim Primavera" ou "Dimy Pronto"
Para combate a fungos devemos evitar fungicidas à base de cobre que podem ser letais para PC... O Marco Ono tinha me indicado o Benlathe da DuPont, mas foi retirado do mercado...
Um grande abraço,
27.12.2005(Ter)9:27 |
|
 |
ferhdas.
|
Tive problemas de pulgões com minhas Dionaeas, e o que resolveu foi deixar as plantas mergulhadas por horas (deixei mais ou menos 24 horas submersas) e a praga morreu  . Pelo menos contra pulgões funcionou! []'s
|
27.12.2005(Ter)10:30 |
|
 |
Thiago
Moderador
Registrado em: 26.12.2005(Seg)8:12 Mensagens: 172 Localização: Brasília
|
Com pulgoes, uma vez deixei minha drosera mais de 24 horas submersa e não adiantou...eles continuavam vivos. Agora eu passo SBP, mas quando digo SBP, falo da marca, e não inseticida em geral hehehe. Uma vez fui testar e passei baygon...resultado: quase matei uma drosera intermedia hehehe. Isso foi dica do Marcos Ono inclusive. Espirro so um pouco de SBP. Com pulgoes funciona muito bem. O resto das pragas nunca tive...mas acho que tirando cochonilha, que tem aquela casca, deve funcionar com qualquer praga (de artropodes...).
|
27.12.2005(Ter)11:00 |
|
 |
diego mosquera
Registrado em: 25.08.2007(Sáb)16:26 Mensagens: 6 Localização: Rio de Janeiro "Lapa"
|
Tive problemas de pulgões com minhas Dionaeas, e o que resolveu foi deixar as plantas mergulhadas por horas (deixei mais ou menos 24 horas submersas) e a praga morreu . Pelo menos contra pulgões funcionou! []'s
No comentario do ferhdas ele disse ter deixado a planta mergulhada por horas!! mas foi a planta toda, ela não pode morrer? ou coloco agua até atingir a altura do substrato?? tenho droseras e dionaeas no mesmo vaso!!
|
13.09.2007(Qui)12:55 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Normalmente não morre 
_________________ Droseraholic!!!
|
13.09.2007(Qui)18:33 |
|
 |
marcosono
Destaque
Registrado em: 28.02.2007(Qua)21:41 Mensagens: 346 Localização: cotia-SP
|
Ola galera! Eu recomendei SBP para os pulgões porque é um produto encontrado facilmente por todos. É claro que eu uso um outro produto mais barato mas de dificil acesso. O produto se chama Tamaron.Este produto combate ácaros, pulgões, cochonilhas e lagartas ou seja é para quase todas as pragas. Já usei SBP e deu certo também. Meu maior problema é com fungos que atacam as Sarracenias e Nepenthes. Se alguem tiver uma dica por favor me escreve.
|
14.09.2007(Sex)18:52 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Olá Marcos,
estou utilizando Dithane e os fungos dos seedlings, assim como das orquídeas foram eliminados.
Té.
_________________ Droseraholic!!!
|
14.09.2007(Sex)19:30 |
|
 |
Nílber
Moderador
Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44 Mensagens: 1863 Localização: Brasil
|
Detonei na escovinha com sabão uma colonia de pulgoes com formigas e tudo que estavam detonando N. mixta. Só essa planta. Vamos ver se os malditos voltam.
Fui amistoso, por enquanto.
Abraços.
_________________ SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!
Eparema, plantinha desinformada....
|
18.09.2007(Ter)21:11 |
|
 |
Rafael Poa
Registrado em: 07.07.2008(Seg)1:08 Mensagens: 10 Localização: Porto Alegre
|
oi.já deixei 36 horas minhas dioneas totalmente submersas na agua ( da chuva) e não morreram...... mas os pulgoes sempre voltam....então ...quando tem muito uso raid casa e jardim e lavo com agua todo sub estrato algumas horas depois tem funcionado
|
07.07.2008(Seg)2:20 |
|
 |
Edirlessandro Arruda
Destaque
Registrado em: 06.06.2008(Sex)17:26 Mensagens: 663 Localização: Camocim-CE
|
Mais um ressucitado  ,Rafael poa use sabao de coco em barra,passe na planta toda com um contonete,receita de um dos membros daqui 
|
07.07.2008(Seg)10:53 |
|
 |
|