A semeadura de uma Nepenthes, passo a passo.
Olá amigos fagofitófilos (hehe, essa eu aprendi recentemente

)!
Dessa vez eu estou passando aqui pra deixar um pequeno guia para iniciantes de como fazer a semeadura passo a passo, neste caso, de uma Nepenthes Bicalcarata. Além de ensinar aos que estao comecando eu adoraria receber, sugestoes, criticas e opinioes sobre o metodo que eu usei para poder torna-lo mais eficiente.
Entao vamos lá.
Esta foto mostra os "ingredientes" que eu usei para semear e fazer uma mini-estufa bem simples e economica.

Lista do que usei:
1- Dois vasos numero 1 (de violeta) com seus respectivos pratinhos
2- Musgo sphagnum triturado e inteiro
3- Um aquario de peixe Betta
4- Uma luminaria com presilha
5- Uma lampada LDD de cor 865, 15w, 61lm/W, 6500K. (Luz do dia, 15 watts, 61 lumens por watt e de cor 6500k)
6- Temporizador de tomada
Essas sao as sementes, um tanto quanto diferente do que eu esperava!

Primeiramente eu esterelizei o sphagnum inteiro num microondas por 2 vezes de 10 minutos, eu revirei o sphagnum da primeira pra segunda vez. (Foto do sphagnum fumegante logo após sair do microondas)

[/URL]
Depois de esfriar o sphagnum eu o coloquei dentro do vaso até encher uns 90% do vaso.

Por cima do sphagnum inteiro eu terminei de encher o vaso com sphagnum triturado e previamente esterelizado também.

Com o sphagnum inteiro que sobrou, eu fiz o forro da mini-estufa, a funcao do sphagnum no fundo do aquario é de reter a água e manter o ambiente úmido.

Feito isto, eu joguei a maioria das sementes por cima do vaso e o coloquei dentro da mini-estufa com o pratinho por baixo. Botei tambem um termometro digital bem preciso dentro da mini-estufa, tendo em vista que um dos principais pontos da germinacao de nepenthes é de fato a temperatura do ambiente em que as sementes se encontram. Creio que algo em torno dos 30 graus celcius seja o ideal.

O proximo passo foi garantir uma boa luminosidade para a mini-estufa, para isso eu acoplei a luminaria com a lampada no aquario vizinho a mini-estufa (o aquario da Tortuguita) e compartilhei o temporizador para que tanto a minha tartaruga quanto as sementes tenham um fotoperíodo de 13 horas. Das 7:00 as 20:00 horas. A lampada fica a 10 centimetros das sementes.

Outro ponto importantissimo é a ventilacao, entao botei a tampa no aquario de modo que ela deixasse uma fresta para a circulacao do ar. Se houver a necessidade de mais ventilacao ou menos para reter mais umidade no ambiente, um simples giro na tampa resolve, tendo em vista que a tampa é triangular.

A maneira que eu vou usar para manter a temperatura em torno de 30 graus é despejando água quente pela fresta diretamente no fundo do aquario (sem entrar em contato com as sementes ou o pratinho), na esponja de sphagnum. (
Eu repeti o processo de semeadura em outro vaso e salpiquei o restante das sementes por cima e botei no parapeito da minha janela, pra ver qual dos vasos se sai melhor.
Vale lembrar que a água utilizada nas regas e nos pratinhos é destilada.
Consideracoes finais:
Enfim, esta é a minha receita para quem está comecando no cultivo das plantas carnívoras e queria entender melhor o processo de semeadura. Lembrando que eu moro em apartamento entao é válido pra quem não tem espaco também. Acredito que seguindo esses passos não tem como errar. =)
É isso ae pessoal! Bom cultivo e boa semeadura!
PS: Feito baseado em pesquisa no forum e de muita ajuda dos amigos Miguel Pandini, Clayton e Adilson! Um abraco!
PS2: Falta ainda o higrometro pra mini-estufa que ja está a caminho, a fim de controlar a umidade da estufa.