Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 16.06.2024(Dom)20:07



Responder  [ 50 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 Uma dúvida sobre as neps ! 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem Uma dúvida sobre as neps !
Olá ! depois de visitar a estufa "insetívora" do jardim Botânico, fiquei com uma dúvida cruel: devo colocar estacas nas neps para que elas cresçam para cima (como as de lá) ou devo deixa-las caindo (como venho fazendo por aqui) ? confesso que só as tinha visto caindo, e achava belíssimas, porém, como arbustos, ficam igualmente interessantes !
Alguém saberia dizer se essa diferença é apenas estética ou se tem alguma relevância para o cultivo ?
Um abraço a todos !


05.05.2008(Seg)18:52
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 19.01.2008(Sáb)16:19
Mensagens: 942
Localização: Agudos-SP
Mensagem 
Ola
eu coloco um arame ou barbante, e amarro de leve pra ela subir, na minha opinião deixando ela cai, vc corre o risco do galho quebrar ou amassar, principalmente se ventar muito.

olha a minha.

Imagem

_________________
André de Oliveira
[url]growlist[/url] / Galeria de foto


05.05.2008(Seg)20:12
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem 
Eu sempre deixo caindo pq acho mais bonito, tb não tenho problemas com o vento. As plantas sempre ficam cheias e com um aspecto lindo. Olhe a foto aí.


Imagem

_________________
Ivaldo Cavalcante Junior
Biólogo - Maceió Carnívoras

Minha Growlist


05.05.2008(Seg)22:09
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 09.01.2008(Qua)12:40
Mensagens: 182
Localização: sp/sp
Mensagem 
Eu apoio ela com barbantes, estaquinhas de bambu ou onde der. Mas tenho uma nep alata que está pendente, e o aspecto é realmente lindo. Às vezes tenho medo que ela escape do vaso, por causa do peso dos jarros. Será que existe a probabilidade?


06.05.2008(Ter)11:44
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
É incrível como as plantas são mesmo bonitas das duas formas ! mas eu ainda estou pensando em colocar estacas em algumas das minhas para ver como elas se desenvolvem, e, principalmente, para ver até onde elas sobem...
Alguém sabe como fazer uma estaca ? é só colocar o bambu ou material semelhante e amarrar o caule da planta nele ?
Ah! mais uma pergunta: as neps podem se reproduzir por folhas ? estou perguntando porque, quando chegaram as últimas que recebi do Marcos, uma folha veio solta, e a coloquei no substrato... ela ainda não secou... há alguma chance de virar outra planta ?
Um abraço.


06.05.2008(Ter)14:29
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Registrado em: 28.02.2007(Qua)21:41
Mensagens: 346
Localização: cotia-SP
Mensagem 
Oi
você pode estaquear as astes com qualquer coisa que não oxida(arame e cobre).
Alguns amarram com uma cordinha para a haste ir para cima.
Sobre a folha, infelizmente não vai brotar.
Abraços.


06.05.2008(Ter)18:48
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 19.01.2008(Sáb)16:19
Mensagens: 942
Localização: Agudos-SP
Mensagem 
Ola
a minha coloquei em arame, se colocar uma fita tipo encapando será que adianta, ou devo trocar por barbante???


abçs.

_________________
André de Oliveira
[url]growlist[/url] / Galeria de foto


06.05.2008(Ter)18:55
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem 
Quando eu amarro, uso barbante mesmo; o problema é que de tempos em tempos precisa ser trocado.

_________________
Ivaldo Cavalcante Junior
Biólogo - Maceió Carnívoras

Minha Growlist


06.05.2008(Ter)22:27
Perfil

Registrado em: 28.09.2007(Sex)20:15
Mensagens: 149
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Mensagem 
Eu tenho uma N. gracilis "spotted (inclusive acho que é parente da sua Francisco, comprei na chacara tropical também), ela começou a crescer demais e resolvi mudar para um vaso maior, porém, acho que acabei incomodando as raízes e ela não ficou com a mesma firmeza de antes, esperei um tempo e ela ficou cada vez mais torta, estava ficando com um aspecto horrível, mas resolvi prender com arame e parece que a planta melhorou muito!
Tenho observado, parece que as neps, não sustentam o peso dos jarros, parece que ela cresce apenas para sustentar o peso de suas folhas. Acho que isso pode ser considerado uma adaptação, ela só gasta energia para sustentar as folhas que vão durar mais do que os jarros.
Um outro aspecto a ser considerado, é o hábito desta planta in habitat. Seriam trepadeiras ou lianas?


06.05.2008(Ter)22:50
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem Estilo "misto"...
Olá, pessoal!
Eu costumo amarrar um fio de pesca bem grosso na argola superior das correntes para manter o caule ereto. Isso quando a planta tem caule único...
Quando tem mais de um, eu costumo amarrar somente o mais robusto, deixando os menores escolherem naturalmente a posição de crescimento, e estes geralmente acabam pendurados.
O visual fica excelente! Fiz isso com a minha 'gigantesca' N. gracilis "spotted" e ela chama a atenção de longe!!
Breve, posto fotos dela!!!
Abraços!

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


08.05.2008(Qui)7:09
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 50 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB