Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 29.03.2024(Sex)2:23



Responder  [ 9 mensagens ] 
 Macete para sua N. alata dar jarros 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem Macete para sua N. alata dar jarros
Pessoal, dei uma olhada pelo tópico e não encontrei essa dica, mas certamente alguém já deve ter percebido esse fato mas não sei se já postaram. Me perdoem se já for algo amplamente divulgado e de conhecimento geral.

Percebi, depois de alguns testes confirmatórios, que N. alata sempre, digo SEMPRE MESMO, desenvolve imediatamente um novo ascídeo (jarro) quando se permite que o "talinho", em cuja extremidade está o que futuramente se transformaira num jarro, se enrole e se prenda em algo. Simples assim! Enrolou a pontinha em algo para se fixar, um novo jarro se desenvolve imediatamente.

Como tive certeza disso: Antes percebia isso casualmente, o que me fazia suspeitar mas não me dava tanta certeza. Ocorre que minha planta está grandinha, com quase 1,5m de coprimento e estava solta, quase pendurada e praticamente sem jarros. Somente uns 3 ou 4 bem antigos, formados na base. Peguei essa planta e escorei numa grade de janela pegando as folhas alternadamente (uma sim outra não) e encostando as pontinhas delas na garde, as quais se enrolavam e se prendiam rapidamente na grade (rapidamente nesse caso se trata de 3 ou 4 dias).

Resultado: De 9 folhas, 5 eu prendi e 4 deixei soltas. Não testei nas folhas mais jovens. Das 4 soltas que deixei soltas, apenas uma deu ascídeo. Das presas, TODAS AS 5 passaram a desenvolver jarros imediatamente após se fixarem no suporte.

Alguém mais percebeu esse macete? Caso não conheçam, fica aí uma dica valiosísima pra se ter mais jarros na sua planta. Claro que se a planta estiver num local e condições ruins nada disso deve funcionar.

Minhas outras espécies ainda são jovens para alcançarem a grade, mas em alguns meses poderei testar em N. anamensis e N. mixta.

Se possível testem, verifiquem e relatem o que conseguiram para que essa dica seja ainda mais certeira. Comigo não há dúvidas de que funciona mas minha planta é apenas uma né!

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


06.05.2011(Sex)17:29
Perfil

Registrado em: 28.09.2010(Ter)19:38
Mensagens: 244
Localização: Cascavel PR
Mensagem Re: Macete para sua N. alata dar jarros
Olha ganhei minha N.alata com um 50Cm de altura mais ou menos
e notei que praticamente todas as gavinha estavam enroladas em otra gavinha e foi uma folha ficando pendurada por otra


06.05.2011(Sex)18:23
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 15.01.2010(Sex)9:12
Mensagens: 342
Localização: Laranjal Paulista
Mensagem Re: Macete para sua N. alata dar jarros
Eu fiz um suporte para apoiar a N. mixta x khasiana que estava muito grande e aproveitei apoiar a N. alata e a N. ventricosa. Todas as folhas que enrolaram produziram jarros mas a N. alata está produzindo folhas pequenas, será a época do ano ou algum problema?


06.05.2011(Sex)18:30
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem Re: Macete para sua N. alata dar jarros
Arthur - Quando a minha não tinha um suporte, às vezes enrolava uma na outra mesmo. Os vasos cresciam aos pares hehe

Alessandro - Como aqui não temos estações definidas, não sei dizer que influência o clima traz. Deixo essa para os experientes.

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


06.05.2011(Sex)23:40
Perfil

Registrado em: 29.08.2008(Sex)19:18
Mensagens: 298
Localização: são pedro rj
Mensagem Re: Macete para sua N. alata dar jarros
Uma observação muito perspicaz! Vlw pela dica!


07.05.2011(Sáb)16:55
Perfil

Registrado em: 28.09.2010(Ter)19:38
Mensagens: 244
Localização: Cascavel PR
Mensagem Re: Macete para sua N. alata dar jarros
posta uma foto pra gente ver sua N.alata agarrada nas grades da janela?
dev ser muito bonita :D


08.05.2011(Dom)11:13
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36
Mensagens: 945
Localização: Barra do Bugres - MT
Mensagem Re: Macete para sua N. alata dar jarros
Uma coisa bem simples mais que se passa despercebido..
:D


08.05.2011(Dom)18:09
Perfil YIM
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 24.11.2011(Qui)22:00
Mensagens: 668
Localização: São Mateus, ES
Mensagem Re: Macete para sua N. alata dar jarros
Eu iria criar um novo tópico, mas como a dica veio daqui, vou postar fotos da minha N. khasiana x mixta que está despejando ascídios graças a essa dica:
No dia 11/02/2012 coloquei suportes de arame, enrolei os ascídeos em pares e coloquei feixes de capim em dois ascídeos para testar maneiras mais eficientes de garantir a formação deles.
Imagem

Aqui está um dos ascídeos que se enrolaram em um feixe de palha de capim.
Imagem

Aqui estão os da primeira foto. Como são os das folhas mais jovens, estão demorando mais para se desenvolver.
Imagem

Aqui está o par de ascídeos (um já abriu e o outro já vai abrir).
Imagem

Com essa esperiência observei que a planta "percebe" que tem apoio suficiente para que o ascídeo possa se desenvolver sem causar uma tensão na planta por causa do peso do mesmo. Mas aparentemente não é uma boa fazer isso em todas as folhas ao mesmo tempo, mas nas folhas abaixo da 3ª ou 4ª folha mais jovem, de forma a não forçar a planta antes de uma aclimatação (principalmente para plantas debilitadas) que foi o caso da minha, que havia sido transplantada para um novo vaso recentemente.
Digo isso pois as folhas seguintes estavam mais pendentes de forma que eu precisei escorá-las para que não se quebrassem ou ficassem "para baixo" depois de estabilizadas.

De qualquer forma, fica a dica do Graco e confirmada por mim para os novos nepentheiros. Boa sorte a todos.

_________________
"Só é agricultor quem traz no peito o cheiro e o sabor de sua terra."

Growlist e Wishlist
Galeria


04.03.2012(Dom)14:58
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 24.11.2011(Qui)22:00
Mensagens: 668
Localização: São Mateus, ES
Mensagem Re: Macete para sua N. alata dar jarros
Atualização dos jarros acima. Parece que eles crescem mais mesmo!

Imagem
Imagem
Imagem

Abraços.

_________________
"Só é agricultor quem traz no peito o cheiro e o sabor de sua terra."

Growlist e Wishlist
Galeria


12.03.2012(Seg)16:48
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 9 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB