Re: Macete para sua N. alata dar jarros
Eu iria criar um novo tópico, mas como a dica veio daqui, vou postar fotos da minha N. khasiana x mixta que está despejando ascídios graças a essa dica:
No dia 11/02/2012 coloquei suportes de arame, enrolei os ascídeos em pares e coloquei feixes de capim em dois ascídeos para testar maneiras mais eficientes de garantir a formação deles.

Aqui está um dos ascídeos que se enrolaram em um feixe de palha de capim.

Aqui estão os da primeira foto. Como são os das folhas mais jovens, estão demorando mais para se desenvolver.

Aqui está o par de ascídeos (um já abriu e o outro já vai abrir).

Com essa esperiência observei que a planta "percebe" que tem apoio suficiente para que o ascídeo possa se desenvolver sem causar uma tensão na planta por causa do peso do mesmo. Mas aparentemente não é uma boa fazer isso em todas as folhas ao mesmo tempo, mas nas folhas abaixo da 3ª ou 4ª folha mais jovem, de forma a não forçar a planta antes de uma aclimatação (principalmente para plantas debilitadas) que foi o caso da minha, que havia sido transplantada para um novo vaso recentemente.
Digo isso pois as folhas seguintes estavam mais pendentes de forma que eu precisei escorá-las para que não se quebrassem ou ficassem "para baixo" depois de estabilizadas.
De qualquer forma, fica a dica do Graco e confirmada por mim para os novos nepentheiros. Boa sorte a todos.