Olá
Ricardo ! primeiramente, devo dizer-lhe que já me cadastrei no seu forum e que ele é bem interessante ! e adivinhem quem eu encontrei por lá ? um colega nosso, o
Nox ! ele me deu as boas vindas ! isso prova que nós, cultivadores brasileiros de PCs, estamos dominando o mundo (pelo menos na internet) rsrsrsrsrs
Quanto a inundar o solo da estufa, confesso que essa foi a minha primeira idéia, quando a concebi, ainda em fase de projeto... mas aqui no Rio de Janeiro há peculiaridades que eu acho que impedem que isso seja producente, quais sejam:
a) eu não preciso da estufa para aquecer as plantas (pelo contrário, uso sombrite para diminuir a incidência do sol) tanto que não a revisto com plástico - quando acrescentei filme próprio para estufas ao revestimento, a umidade caiu e a temperatura aumentou tanto que tive de retira-lo em menos de duas semanas;
b) a umidade é naturalmente alta e, com a irrigação automática por aspersores tipo "neblina", consigo mante-la sempre em níveis adequados ao cultivo das
nepenthes - as únicas que mantenho na estufa;
c) como a estufa fica sob sol o dia todo, a água se encheria de algas, e pelo tamanho que teria de ter esse espelho d'água, ia ser complicado de limpar...
d) não posso arriscar com a água por aqui, por causa da dengue, que é endêmica em nosso Estado... mesmo no chafariz, onde a água se movimenta constantemente, muitas vezes encontro larvas de mosquito...
Por isso optei por usar as bolinhas de argila expandida, que funcionaram bem. Mantém a umidade entre uma aspersão e outra e ainda evitam justamente que a água forme poças.
Já cheguei a manter um tanque de 310 litros de água na estufa, com uma bomba movendo a água à semelhança de uma cascata, além do sistema de filtragem, mas isso não alterou a umidade, a água ficou verde e os bem - te - vis pescaram os peixes que eu mantinha ali...
Tudo isso esta no forum, com fotos e tudo ! todas as experiências foram devidamente compartilhadas !
Mas penso em usar esse sistema na estufa que pretendo montar tendo como estrutura um aquário... para
droseraceas... aí sim, acho que consigo manter o ambiente adequado !
Um grande abraço.
PS - Tenho o sonho (ainda frustrado) de montar um lago artificial aqui no jardim... pela internet vejo em sites europeus lagos artificiais lindíssimos... vc teria alguma sugestão, idéia, já montou algum ?