Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 03.05.2025(Sáb)19:39

Responder  [ 47 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5
 Ricardo Miranda_Projecto, Coleção e Ideias (act.pag.4) 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem 
Ricardo Miranda escreveu:
... Majestosa Nepenthes x miranda (mascote!!!)...

Realmente majestosa!!! Parabéns!
E por todas as demais plantas também!

MIGUEL ANGELO PANDINI

29.09.2009(Ter)16:08
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Olá Ricardo ! vejo que vc está usando o método das bolinhas de argila expandida, como eu ! só que vc aperfeiçoou a sua utilização, alagando o chão além de apenas usa-las ! na minha estufa não fiz esse alagamento, porque ela está sobre uma superfície de concreto, e faze-lo daria muito trabalho !

Não precisava ter agradecido, em absoluto ! essa idéia surgiu por acidente... como muitos aqui do forum sabem, eu contruí a minha casa, e, frequentemente, uso sobras de material para alguns projetos; às vezes dá certo, às vezes, não.

A argila expandida no chão da estufa surgiu assim: eu não queria manter o chão simplesmente no concreto para não fritar as plantas, e tinha grandes quantidades de argila expandida disponível... como sabia que ela servia para aumentar a umidade em canteiros, resolvi testar e deu certo !

Parabéns pela sua estufa, está ótima !

Um grande abraço.

02.10.2009(Sex)6:44

Mensagem 
A sua ideia é muito boa, graças a este sistema consigo criar um óptimo ambiente úmido que as minhas nepenthes adoram.
Quanto ao seu chão ser em concreto, você também pode criar uma especie de piscina sem ter que escavar o chão, pode colocar tijolo ou blocos de concreto em volta da sua estufa, assim cria uma espécie de muro capaz de suster o plástico que segura a água.
Um chão alagado no fundo de uma estufa faz uma enorme diferença no ambiente desta.

02.10.2009(Sex)9:07
Destaque

Mensagem 
Olá Ricardo ! primeiramente, devo dizer-lhe que já me cadastrei no seu forum e que ele é bem interessante ! e adivinhem quem eu encontrei por lá ? um colega nosso, o Nox ! ele me deu as boas vindas ! isso prova que nós, cultivadores brasileiros de PCs, estamos dominando o mundo (pelo menos na internet) rsrsrsrsrs :wink:

Quanto a inundar o solo da estufa, confesso que essa foi a minha primeira idéia, quando a concebi, ainda em fase de projeto... mas aqui no Rio de Janeiro há peculiaridades que eu acho que impedem que isso seja producente, quais sejam:

a) eu não preciso da estufa para aquecer as plantas (pelo contrário, uso sombrite para diminuir a incidência do sol) tanto que não a revisto com plástico - quando acrescentei filme próprio para estufas ao revestimento, a umidade caiu e a temperatura aumentou tanto que tive de retira-lo em menos de duas semanas;

b) a umidade é naturalmente alta e, com a irrigação automática por aspersores tipo "neblina", consigo mante-la sempre em níveis adequados ao cultivo das nepenthes - as únicas que mantenho na estufa;

c) como a estufa fica sob sol o dia todo, a água se encheria de algas, e pelo tamanho que teria de ter esse espelho d'água, ia ser complicado de limpar...

d) não posso arriscar com a água por aqui, por causa da dengue, que é endêmica em nosso Estado... mesmo no chafariz, onde a água se movimenta constantemente, muitas vezes encontro larvas de mosquito...

Por isso optei por usar as bolinhas de argila expandida, que funcionaram bem. Mantém a umidade entre uma aspersão e outra e ainda evitam justamente que a água forme poças.

Já cheguei a manter um tanque de 310 litros de água na estufa, com uma bomba movendo a água à semelhança de uma cascata, além do sistema de filtragem, mas isso não alterou a umidade, a água ficou verde e os bem - te - vis pescaram os peixes que eu mantinha ali...

Tudo isso esta no forum, com fotos e tudo ! todas as experiências foram devidamente compartilhadas !

Mas penso em usar esse sistema na estufa que pretendo montar tendo como estrutura um aquário... para droseraceas... aí sim, acho que consigo manter o ambiente adequado !

Um grande abraço.

PS - Tenho o sonho (ainda frustrado) de montar um lago artificial aqui no jardim... pela internet vejo em sites europeus lagos artificiais lindíssimos... vc teria alguma sugestão, idéia, já montou algum ?

03.10.2009(Sáb)8:32

Mensagem 
Francisco, tens toda a razão, a tua realidade é bem diferente da minha!
Estou a pensar fazer um lago na minha casa, até porque sou arquitecto paisagista e competências para isso não me faltam :) Mas como agora entramos aqui no outono, acho que não é a melhor altura para tal obra, vou deixar isso para a próxima primavera.
Deixarei sempre actualizado este tópico e quando fizer o meu laguinho, prometo reportagem ao trabalho feito :wink:

03.10.2009(Sáb)9:17
Destaque

Mensagem 
Citação:
Deixarei sempre actualizado este tópico e quando fizer o meu laguinho, prometo reportagem ao trabalho feito

Olá Ricardo ! isso será ótimo !

Um grande abraço.

05.10.2009(Seg)4:33
Destaque

Mensagem 
Pense numa planta linda essa N. fusca. Parabéns por ter uma.

Minha Growlist

05.10.2009(Seg)10:31
Responder   [ 47 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5