Autor |
Mensagem |
paulotosador
Registrado em: 23.09.2008(Ter)15:05 Mensagens: 24 Localização: Santos - SP Brasil
|
 A água do ar condicionado pode ser usado nas plantas ?
A água do ar condicionado pode ser usado nas plantas ?
Gostaria de saber se essa água faz mau ou não as plantas ?
alguém tentou utilizar ?
abraço
_________________ www.paulotosador.com Visite meu site
|
08.12.2008(Seg)23:12 |
|
 |
Miguel Pandini
Destaque
Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12 Mensagens: 1613 Localização: Colatina/ES - Brasil
|
Teoricamente seria uma excelente opção, pois é água destilada. Mas tem uma questão que tem que ser esclarecida: em que estado de limpeza se acha a serpentina onde essa água condensa? O metal da serpentina traria algum resíduo perigoso para as PC's? Tenho essas duas dúvidas... Só tem um jeito de saber, com certeza: tentativa e erro. Pegue uma planta "duplicata" como cobaia (obviamente das mais comuns) e faça um teste... Não vejo outra maneira de saber. [ ]'s
_________________ Abraços capixabas!
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
09.12.2008(Ter)8:52 |
|
 |
Bode
Moderador
Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14 Mensagens: 862 Localização: São Carlos - SP
|
Miguel Pandini, com certeza essa é a maneira mais fácil de se saber se a água vai fazer mal ou não para alguma planta, só que temos que lembrar que algumas plantas são mais resistentes que outras, então seria bom testar em uma duplicata resistente e numa outra duplicata de uma espécie mais sensível.
Um outro jeito de saber se a água pode ser usada é fazer uma análise microbiológica e físico-química na água, no entanto esse teste tem um custo relativamente alto, e aí tem que ver se compensa ou não fazer esse testes na água.
Abraços.
_________________ Abraços, Bode (Eduardo).
|
09.12.2008(Ter)9:18 |
|
 |
Pedro Batalha
Destaque
Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32 Mensagens: 534 Localização: Niterói-RJ
|
Pessoal, não sei se estou falando besteira, mas o própro ar condicionado não libera nenhum resíduo? Tipo CFC... Se sim, esses resíduos poderiam sobulizar na água...
09.12.2008(Ter)9:52 |
|
 |
Bode
Moderador
Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14 Mensagens: 862 Localização: São Carlos - SP
|
Pedro Batalha, acredito que o aparelho não libere nenhum tipo de resíduo, pois o aparelho passa o ar do ambiente por um sistema de serpentina refrigerada, o que condensa a água do ar e joga um ar mais seco e refrigerado novamente no ambiente. Os gases que circulam no aparelho, teoricamente, não entram em contato com a água condensada, e os aparelhos mais novos não usam mais o CFC, agora usam outros gases, se não me engano usam um gás de amônia.
Como o Miguel Pandini questionou, o que vai influenciar na qualidade da água vai ser o estado da serpentina onde a água é condensada, pois se esta estiver mal higienizada ou apresentar-se oxidada, pode acabar liberando resíduos na água.
Abraços.
_________________ Abraços, Bode (Eduardo).
|
09.12.2008(Ter)10:00 |
|
 |
Pedro Batalha
Destaque
Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32 Mensagens: 534 Localização: Niterói-RJ
|
Entendi, Bode... Quando você disse que agora se utiliza um gás de amônia, lembrei de quando fiz Química Analítica Qualitativa.. lembro que existe um teste muito fácil de ser feito para detectar a presença de amônia/amônio na água. Utiliza-se um reagente (cujo nome não estou lembrando)... a reação é imediata e a formação de um precipitado castanho indica teste positivo... Não estou conseguindo encontrar minha antiga apostila aqui e não faço idéia se esse reagente é de fácil acesso (provavelmente não é). Não existe teste para amônia em lojas de aquários? Se sim, é barato? Não sei se é uma boa idéia, mas é uma idéia, né... Abraços!
09.12.2008(Ter)11:16 |
|
 |
Lucas Laroc
Registrado em: 29.10.2008(Qua)13:28 Mensagens: 300 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Pedro Batalha escreveu: Entendi, Bode... Quando você disse que agora se utiliza um gás de amônia, lembrei de quando fiz Química Analítica Qualitativa.. lembro que existe um teste muito fácil de ser feito para detectar a presença de amônia/amônio na água. Utiliza-se um reagente (cujo nome não estou lembrando)... a reação é imediata e a formação de um precipitado castanho indica teste positivo... Não estou conseguindo encontrar minha antiga apostila aqui e não faço idéia se esse reagente é de fácil acesso (provavelmente não é). Não existe teste para amônia em lojas de aquários? Se sim, é barato? Não sei se é uma boa idéia, mas é uma idéia, né... Abraços! Tem sim teste de amonia para aquario, eu acho que tem tambem de cobre e ferro se eu não me engano...o de amonia eu acho que eu ainda tenho aqui em casa...depois eu vejo e faço o teste!
|
09.12.2008(Ter)11:39 |
|
 |
Ivaldo Cavalcante Junior
Destaque
Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35 Mensagens: 1166 Localização: Maceió - Alagoas
|
Olha pessoal;
Teoricamente seria uma água boa para ser utilizada. O problema é que para essa água ser eliminada, ela passa por uma bandeja interna onde a água é depositada antes de sair do equipamento para o exterior. Essa bandeja torna-se um criadouro para microalgas e fungos que podem trazer algum prejuízo para a planta. Pode ocorrer tb alguma eliminação de metais como cobre e alumínio na água devido à composição da serpentina e de outros componentes do equipamento.
_________________ Ivaldo Cavalcante Junior Biólogo - Maceió Carnívoras
Minha Growlist
|
09.12.2008(Ter)14:37 |
|
 |
Lucas Laroc
Registrado em: 29.10.2008(Qua)13:28 Mensagens: 300 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Ivaldo Cavalcante Junior escreveu: Olha pessoal;
Teoricamente seria uma água boa para ser utilizada. O problema é que para essa água ser eliminada, ela passa por uma bandeja interna onde a água é depositada antes de sair do equipamento para o exterior. Essa bandeja torna-se um criadouro para microalgas e fungos que podem trazer algum prejuízo para a planta. Pode ocorrer tb alguma eliminação de metais como cobre e alumínio na água devido à composição da serpentina e de outros componentes do equipamento. Eu fui fazer o teste agora de tarde e eu vi isso que o Ivaldo falou so que no meu caso tem um bico atras do arcondicionado que é de cobre eu acho que isso ja basta para descarta essa agua...
|
09.12.2008(Ter)15:43 |
|
 |
paulotosador
Registrado em: 23.09.2008(Ter)15:05 Mensagens: 24 Localização: Santos - SP Brasil
|
Valeu ai Galera pela ajuda na minha dúvida e de muitos por aqui.
Vou fazer alguns testes na água como PH, DH, Amonia, O2 dissolvido, CO2 e o que eu mais conseguir
assim que fizer os teste vou postar aqui
abraço
_________________ www.paulotosador.com Visite meu site
|
09.12.2008(Ter)22:55 |
|
 |
|