Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 03.05.2025(Sáb)18:53

Responder  [ 34 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
 A água do ar condicionado pode ser usado nas plantas ? 
Autor Mensagem

Mensagem A água do ar condicionado pode ser usado nas plantas ?
A água do ar condicionado pode ser usado nas plantas ?

Gostaria de saber se essa água faz mau ou não as plantas ?

alguém tentou utilizar ?

abraço

08.12.2008(Seg)23:12
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Teoricamente seria uma excelente opção, pois é água destilada.
Mas tem uma questão que tem que ser esclarecida: em que estado de limpeza se acha a serpentina onde essa água condensa? O metal da serpentina traria algum resíduo perigoso para as PC's?
Tenho essas duas dúvidas...
Só tem um jeito de saber, com certeza: tentativa e erro. Pegue uma planta "duplicata" como cobaia (obviamente das mais comuns) e faça um teste...
Não vejo outra maneira de saber.
[ ]'s

MIGUEL ANGELO PANDINI

09.12.2008(Ter)8:52
Moderador

Mensagem 
Miguel Pandini, com certeza essa é a maneira mais fácil de se saber se a água vai fazer mal ou não para alguma planta, só que temos que lembrar que algumas plantas são mais resistentes que outras, então seria bom testar em uma duplicata resistente e numa outra duplicata de uma espécie mais sensível.

Um outro jeito de saber se a água pode ser usada é fazer uma análise microbiológica e físico-química na água, no entanto esse teste tem um custo relativamente alto, e aí tem que ver se compensa ou não fazer esse testes na água.

Abraços.

09.12.2008(Ter)9:18
Destaque

Mensagem 
Pessoal, não sei se estou falando besteira, mas o própro ar condicionado não libera nenhum resíduo? Tipo CFC... Se sim, esses resíduos poderiam sobulizar na água...

09.12.2008(Ter)9:52
Moderador

Mensagem 
Pedro Batalha, acredito que o aparelho não libere nenhum tipo de resíduo, pois o aparelho passa o ar do ambiente por um sistema de serpentina refrigerada, o que condensa a água do ar e joga um ar mais seco e refrigerado novamente no ambiente. Os gases que circulam no aparelho, teoricamente, não entram em contato com a água condensada, e os aparelhos mais novos não usam mais o CFC, agora usam outros gases, se não me engano usam um gás de amônia.

Como o Miguel Pandini questionou, o que vai influenciar na qualidade da água vai ser o estado da serpentina onde a água é condensada, pois se esta estiver mal higienizada ou apresentar-se oxidada, pode acabar liberando resíduos na água.

Abraços.

09.12.2008(Ter)10:00
Destaque

Mensagem 
Entendi, Bode...
Quando você disse que agora se utiliza um gás de amônia, lembrei de quando fiz Química Analítica Qualitativa.. lembro que existe um teste muito fácil de ser feito para detectar a presença de amônia/amônio na água. Utiliza-se um reagente (cujo nome não estou lembrando)... a reação é imediata e a formação de um precipitado castanho indica teste positivo...

Não estou conseguindo encontrar minha antiga apostila aqui e não faço idéia se esse reagente é de fácil acesso (provavelmente não é). Não existe teste para amônia em lojas de aquários? Se sim, é barato? Não sei se é uma boa idéia, mas é uma idéia, né... :lol:

Abraços!

09.12.2008(Ter)11:16

Mensagem 
Pedro Batalha escreveu:
Entendi, Bode...
Quando você disse que agora se utiliza um gás de amônia, lembrei de quando fiz Química Analítica Qualitativa.. lembro que existe um teste muito fácil de ser feito para detectar a presença de amônia/amônio na água. Utiliza-se um reagente (cujo nome não estou lembrando)... a reação é imediata e a formação de um precipitado castanho indica teste positivo...

Não estou conseguindo encontrar minha antiga apostila aqui e não faço idéia se esse reagente é de fácil acesso (provavelmente não é). Não existe teste para amônia em lojas de aquários? Se sim, é barato? Não sei se é uma boa idéia, mas é uma idéia, né... :lol:

Abraços!

Tem sim teste de amonia para aquario, eu acho que tem tambem de cobre e ferro se eu não me engano...o de amonia eu acho que eu ainda tenho aqui em casa...depois eu vejo e faço o teste!

09.12.2008(Ter)11:39
Destaque

Mensagem 
Olha pessoal;

Teoricamente seria uma água boa para ser utilizada. O problema é que para essa água ser eliminada, ela passa por uma bandeja interna onde a água é depositada antes de sair do equipamento para o exterior. Essa bandeja torna-se um criadouro para microalgas e fungos que podem trazer algum prejuízo para a planta. Pode ocorrer tb alguma eliminação de metais como cobre e alumínio na água devido à composição da serpentina e de outros componentes do equipamento.

Minha Growlist

09.12.2008(Ter)14:37

Mensagem 
Ivaldo Cavalcante Junior escreveu:
Olha pessoal;

Teoricamente seria uma água boa para ser utilizada. O problema é que para essa água ser eliminada, ela passa por uma bandeja interna onde a água é depositada antes de sair do equipamento para o exterior. Essa bandeja torna-se um criadouro para microalgas e fungos que podem trazer algum prejuízo para a planta. Pode ocorrer tb alguma eliminação de metais como cobre e alumínio na água devido à composição da serpentina e de outros componentes do equipamento.

Eu fui fazer o teste agora de tarde e eu vi isso que o Ivaldo falou so que no meu caso tem um bico atras do arcondicionado que é de cobre eu acho que isso ja basta para descarta essa agua...

09.12.2008(Ter)15:43

Mensagem 
Valeu ai Galera pela ajuda na minha dúvida e de muitos por aqui.

Vou fazer alguns testes na água como PH, DH, Amonia, O2 dissolvido, CO2 e o que eu mais conseguir

assim que fizer os teste vou postar aqui

abraço

09.12.2008(Ter)22:55
Responder   [ 34 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo