Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 03.05.2025(Sáb)6:00

Responder  [ 40 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 Como atrair formigas caseiras para suas plantas 
Autor Mensagem

Mensagem 
Como minhas plantas são novas ainda não alimentei elas... mas meu namorado comprou duas dionaeas (uma comum e outra Red Piranha, todas foram compradas do Marcos Ono) e a irmazinha do meu namorado colocou uma formiga em cada armadilha da Red Piranha (AAIIIII MEU CORAÇÂO!) e todas as armadilhas abriram no dia seguinte com as formigas dentro ainda!

Na verdade se eu precisar alimentar as minhas vou optar por moscas, mesmo se não tivesse lido nada a respeito das formigas... é que eu tenho alergia a formigas e me coço só de olhar pra uma :lol: então prefiro manter distância e procurar outra vítima!

Aproveitando o tópico... alguém sabe se as plantas carnívoras tbm rejeitam assim abelhas e vespas?? Tem algum problema se a dionaea comer alguma dessas duas?

21.01.2009(Qua)9:44

Mensagem 
Heloisa esse metodo não é eficaz para DIONAEA apenas para as nepenthes e para sarracenias tembem...

http://www.naturalchemist.com/?ref=zemeczak

21.01.2009(Qua)10:15

Mensagem 
Bom saber, vou deixar minha dionaea longe das abelhas mirins!

21.01.2009(Qua)10:19

Mensagem 
Olá Heloisa! Tudo bem?
Se as armadilhas abriram no dia seguinte, provavelmente as formigas foram jogadas mortas nas armadilhas, não é?

21.01.2009(Qua)10:47

Mensagem 
BEm pensado isso tambem faz sentido

http://www.naturalchemist.com/?ref=zemeczak

21.01.2009(Qua)11:04

Mensagem 
Pelo que eu soube foi isso mesmo! Ela pegou umas formigas que estavam mortas pelos cantos da casa! Eu só espero que isso não prejudique a planta :(
Bom... pelo menos ela já levou uma boa bronca e não ficou mais brincando com as armadilhas!
Mas pelo que eu vi a planta está forte e muito bonita, mesmo assim estamos de olho nela!

21.01.2009(Qua)12:37

Mensagem 
Ah, então foi isso. A Dionaea não gosta de presas mortas: quando a armadilha fechar, ela espera para perceber se alguma coisa estiver se mexendo por dentro (sempre através dos pelos). Se ela não perceber nenhum movimento, aí entende que fechou por erro, e abre de novo sem gastar energia para tentar digerir um "não-inseto".
Pode ver a diferença entre os dois tipos de "fechadura": no começo a armadilha tem os "dentes" entrelaçados, mas quando ela começar a digestão, aí as duas fileiras de dentes "abrem" e ficam paralelas.

Pessoalmente (sou novato, viu!) quando eu encontrar pequenas moscas para a dionaea, eu dou um tapa nelas, vejo se estiverem vivinhas ainda, e aí coloco-as na armadilha enquanto estiverem começando a se mexer um pouquinho de novo (horrível surpresa! Muhahah!!! :twisted: ). No começo eu retirava uma asa da coitada da mosca, assim ela podia caminhar e ativar a armadilha sem voar embora... mas a técnica da mosca tonta é com certeza menos cruel. Claro, menos cruel ainda é utilisar uma "isca" (fruta) para que as mosquinhas entrem numa fria sozinhas.

Se quiser dar presa mortinha mesmo (mas que seja fresca!!! Abatida na hora rsrsrs), pode fazer assim: depois que a armadilha fechar, pode "massageá-la" apertando bem suavemente algumas vezes, com dois dedos. Aí os pelos vão ser ativados da mesma forma, e a armadilha vai fechar bem e digerir a presa.

Mas não se preocupe, se for só desta vez, não tem problema... as armadilhas fecham-se muitas vezes antes de "travar" e virar inertes.

Boa sorte :)

Editado pela última vez por RobertoR em 21.01.2009(Qua)13:47, em um total de 2 vezes.

21.01.2009(Qua)13:20

Mensagem 
Fiquei com pena das moscas!
:shock:
Ah mas tbm não dá tanto trabalho assim pegar uma vítima viva pra servir de comida! Na verdade dá mais trabalho matar o bichinho e ainda ficar massageando a armadilha hauahuahauh
Eu ainda não precisei alimentar minhas filhotas, aliás, minha dionaea faz uns dois dias que está fazendo a digestão (se estiver certo mesmo isso que vc falou dos "pêlos" ficar em paralelo, então ela está fazendo digestão) e eu nem vi o que ela pegou! Só sei que quando fui olhar ela já estava fechada!
Eu tbm sou novata ainda, mas estou me dedicando bastante às plantinhas! Adoooooro! E obrigada pela dica, agora já sei reconhecer quando a armadilha está fazendo digestão :wink:

21.01.2009(Qua)13:39

Mensagem 
Coloquei uma Sarracenia na pia da cozinha, onde aparece muita formiga. Foi uma festa só.
Minhas Sarracenias e Nepenthes sempre pegaram muita formiga. Tinha uma D. filiformes que ficava cheia de pernilongos. A pinguicula sempre pegava mosquitinhos.
E a Dionaea ficava com a armadilha escurecida quando pegava formigas.
Abraços,

18.02.2009(Qua)2:24

Mensagem 
A minha dionaea(armadilha 2,5) pego uma aranha(2cm) e ela comeu e não apodreceu.

10.05.2009(Dom)11:01
Responder   [ 40 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo