Ah, então foi isso. A Dionaea não gosta de presas mortas: quando a armadilha fechar, ela espera para perceber se alguma coisa estiver se mexendo por dentro (sempre através dos pelos). Se ela não perceber nenhum movimento, aí entende que fechou por erro, e abre de novo sem gastar energia para tentar digerir um "não-inseto".
Pode ver a diferença entre os dois tipos de "fechadura": no começo a armadilha tem os "dentes" entrelaçados, mas quando ela começar a digestão, aí as duas fileiras de dentes "abrem" e ficam paralelas.
Pessoalmente (sou novato, viu!) quando eu encontrar pequenas moscas para a dionaea, eu dou um tapa nelas, vejo se estiverem vivinhas ainda, e aí coloco-as na armadilha enquanto estiverem começando a se mexer um pouquinho de novo (horrível surpresa! Muhahah!!!

). No começo eu retirava uma asa da coitada da mosca, assim ela podia caminhar e ativar a armadilha sem voar embora... mas a técnica da mosca tonta é com certeza menos cruel. Claro, menos cruel ainda é utilisar uma "isca" (fruta) para que as mosquinhas entrem numa fria sozinhas.
Se quiser dar presa mortinha mesmo (mas que seja fresca!!! Abatida na hora rsrsrs), pode fazer assim: depois que a armadilha fechar, pode "massageá-la" apertando bem suavemente algumas vezes, com dois dedos. Aí os pelos vão ser ativados da mesma forma, e a armadilha vai fechar bem e digerir a presa.
Mas não se preocupe, se for só desta vez, não tem problema... as armadilhas fecham-se muitas vezes antes de "travar" e virar inertes.
Boa sorte