Drosera capillaris no litoral do Paraná.
Olá pessoal
Aproveitando a insônia que estou tendo nessa noite de domingo para segunda, decidí fazer meu primeiro relato "in habitat". Não se trata de uma
espécie rara como aquelas maravilhas de MG e outros locais do Brasil, mas não custou gastar um tempinho escrevendo para mostrar essa bela espécie para os colegas do forum. As imagens são um pouco antigas(25/10/2008), espero que vocês não se importem!
Eu descobri o habitat por coincidência no início de 2008 quando visitava a casa de praia de um amigo no munícipio
de Pontal do Paraná. Infelizmente não tenho fotos daquele momento, pois só obtive uma camera na metade do mesmo ano.
Como muitos devem saber, o local se encontra em uma restinga a poucos metros da água do mar e das
casas em um substrato composto em grande parte de areia, sempre encharcada ou costantemente umida.
Eu ficava imaginando como é que plantas tão sensíveis a sais minerais conseguem sobreviver
a maresia, que deve estar presente todos os dias durante todo o ano. Se alguém tiver uma teoria...
Chega de papo, vamos as fotos.

Havia enormes populações ao longo de calçada.

Eu notei que a grama era frequentemente
cortada, isso aparentemente ajudava as droseras, pois reduzia a competição com outras
plantase aumentava a incidência de luz, mas há também o seu lado negativo: as hastes florais também eram cortadas.

Agora as plantas bem saudáveis!

Com presas

Essas estavam verdes, apesar de não se encontrarem sob a sombra. O que será? Talvez seja a água?

Alguém poderia me dizer o nome dessa planta? Sempre a vejo no mesmo habitat de PCs.

Algumas crescendo em musgo.

Também encontrei
U. tricolor. Essa espécia parece gostar de crescer em uma vegetação
mais densa.

E para finalizar, uma visão da restinga com a llha do Mel ao fundo.

Bem...eu espero que vocês tenham apreciado as poucas fotos que postei, pois foi o meu primeiro encontro
com PCs na natureza e digo com toda a certeza que depois dessa obtive mais experiência para encontrá-las.
O próximo relato sera sobre D. ascendens
no interior do PR. Talvez eu faça isso durante a semana, mês ou talvez ano?
Até mais