Plantas - Adilson (novas fotos pagina 2)
Pubelo, fotos novas das minhas plantas.

D. filiformis S. purpurea e H.tatei var tatei. A tatei é a unica sobrevivente das minhas Helis e parece estar indo sem maiores problemas.

D. Spatulata

D. communis - DF

D. cayennensis - DF

D. sp "corumbá" - DF

Utric. nephrophylla

Utric. gibba

Close nos utriculos e rizomas aquaticos da gibba

Utric nelumbifolia.
não tão bonita ainda quando a do Carlos, mas anda crescendo bastante. Criei pra ela um "Vaso Bromélia" Com garrafa pet, onde tento simular o ambiente de uma bromélia, com agua acumulada e um pouco de proteção das folhas dela.
Como a garrafa é transparente, é interessante notar a intimidade do desenvolvimento dela podendo ser vista:

A planta em si é algo muito dinamico e amorfo, um rizoma que anda e no meio do caminho vai espalhando folhas e novas brotações para todos os lados. Na foto da pra ver os peciolos compridos das folhas, estolões novos sendo formados e a intrincada de rede de utrículos dela (os utriculos são grandes)

flagra de uma folha nova emergindo
Espero poder ver flores dela em breve.
A pouco tempo somente começei a me interessar por Nepenthes e investir no Gênero. Ja virou vício, espcialmente depois de alguns bons resultados que andei tendo com algumas plantas faceis de iniciantes:

Nepenthes truncata . Plantulazinha minúscula e lerda, mas indo aparentemente bem. A proporção - ascídeo X resto da folha é algo totalmente desproporcional

Desque comprei, ela produziu um ascidio, depois mais uma folha e um ascídio e ja esta indo pra segunda folha aqui comigo.

Nepenthes ????? X ventricosa. Anda crescendo bem por aqui. Gostei muito das cores e dos peristomios brilhantes dela.

Nepenthes Belly? X ventricosa Se acomodou bem no canto da caixa.

Khasiana X ventricosa - Jarro lower grandão

Detalhe da coloração do opérculo

Outros jarros da mesma planta. Interessante notar que alguns saem muito puxados para a ventricosa e outros bem afilados como os de khasiana.
É isso ai por enquanto. Mais fotos futuramente.
Abraço a todos
Adilson