Nova (velha) coleta de Genlisea lobata
Autor |
Mensagem |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
 Nova (velha) coleta de Genlisea lobata
Olá a todos, em especial aos colegas que moram no ES! Nosso amigo Andreas Fleischmann visitou o herbário da UNICAMP em recente viagem ao Brasil e encontrou esta coleta de herbário do ES que estava incorretamente identificada como G.filiformis desde 1998 (etiqueta no lado direito):  Vejam q o Andreas corrigiu a identificação, colocando o nome G.lobata numa nova etiqueta na parte inferior. Esta nova coleta de G.lobata é importante por vários motivos. Primeiro, é de uma região nova, onde não se sabia q havia esta espécie. Até então, só sabíamos da existência de G.lobata na Serra do Caparaó (coleta original de 1988 na estrada subindo a serra e mais 3 coletas minhas de 1993, 1996 e 2005 de um local na base da serra) e na Serra da Grama (parte da Serra do Brigadeiro, uns 55km o oeste de Carangola, no oeste de MG, onde eu coletei em 1996). Segundo ponto importante: esta coleta é de 1977! Isto é, ela é a coleta mais antiga q se conhece de G.lobata, anterior mesmo à "descoberta" da espécie pela Elza Fromm-Trinta em 1988 no Caparaó. Terceira curiosidade: eu pensava q G.lobata sempre crescia como anual na natureza (apesar de ser perene em cultivo). Isso pq estive no Caparaó no dia 31/10/1995 e não havia nem resquícios das hastes de G.lobata, estava tudo hiper seco. No entanto, a coleta acima foi feita em 7 de setembro de 1977 e apesar das plantas aparentarem estar completamente secas, os coletores descrevem flores brancas -- o q diz q ainda havia pelo menos uma flor aberta. Portanto pode ser q a G.lobata, como G.violacea, tbm cresça raramente como perene em locais mais úmidos. Andei olhando no Google Earth e Google Maps e vi q o local da coleta acima fica na BR-262 entre Ibatiba e Conceição do Castelo ('X' no mapa abaixo representa local aproximado):  Agora uma imagem do terreno visto de cima:  E visto de lado, pra mostrar q a BR-262 atravessa uma bruta serra neste trecho e está quase sempre acima de 1000m alt.:  O local indicado nos mapas acima encontra-se praticamente na junçào de 4 serras diferentes: Serra do Valentim, Serra de São Domingo, Serra do Castelo e Serra Estrela do Norte. E pra confundir mais ainda, infelizmente encontra-se tbm na junção de 3 municípios diferentes (Ibatiba, Muniz Ferreira e Brejetuba):  De qq forma, estou colocando isto tudo aqui para q todos venham a conhecer melhor uma espécie nativa pouco conhecida -- mas tbm na esperança de estimular nossos colegas no ES (Miguel???) a explorar melhor as serras do ES, q ainda sao mto pouco conhecidas em termos de PCs. Quem sabe alguem de MG ou RJ se empolgue tbm a explorar melhor o ES ou serras nas divisas com RJ e MG. Caso encontrem algo, gostaria de pedir MUITAS fotos p/ nosso forum e uma coleta de herbário p/ cada espécie tbm!  Quem não souber fazer herbario, basta perguntar (mas deve ter algum tópico aqui explicando como fazer...). Quem quiser ver fotos de G.lobata, abaixo está o link do CP Photo Finder: http://cpphotofinder.com/genlisea-lobata-92.htmlAbs, Fernando Rivadavia
|
06.07.2010(Ter)2:45 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Olá de novo, Ai, este Alzheimer precoce!! Tô vendo q me precipitei um pouco pois eu já sabia de outras coletas antigas de G.lobata, mas havia me esquecido... O próprio Paulo Gonella daqui do forum já havia me enviado uma foto de outra coleta de G.lobata, esta feita em junho de 1984 -- portanto tbm anterior à coleta usada pela Fromm-Trinta ao descrever G.lobata. No entanto o mais interessante é q essa coleta tbm é da BR-262, porém de um local novo a ~60km ao sudeste do local acima, próximo à famosa Pedra Azul (a apenas 89km de Vitória!!). Vejam esta coleta abaixo:  E o Paulo tbm havia me enviado outra foto da UNICAMP de uma coleta de 2002 feita na Serra das Cabeças, q fica perto de Araponga, MG, e tbm faz parte da Serra do Brigadeiro (vejam acima q eu fiz uma coleta na vizinha Serra da Araponga). E pra completar, achei mais duas coletas de G.lobata nas minhas anotações de quando visitei o herbário da Universidade Federal de Viçosa. Ambas são da Serra da Grama, que tbm faz parte da Serra do Brigadeiro. Só q foram coletadas no dia 20 de abril de 1935!! Essas sim sao as coletas mais velhas conhecidas p/ G.lobata!! Abs, Fernando Rivadavia
|
06.07.2010(Ter)3:10 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
|
Mais uma coisinha antes de ir dormir, aproveitando q estou empolgado.  Vejam q todas as coletas de G.lobata sao de maciços graníticos. Parece q este é o habitat preferencial desta espécie, enqto q G.violacea prefere crescer em serras de arenito/ quartzito -- com exceção talvez de alguns picos na parte sul de sua distribuição na divisa de SP/MG/RJ (vejam relatos do Adilson aqui no forum sobre suas explorações em Airuoca, por exemplo). O interessante é q parece haver mais de uma espécie dentro do q chamamos de G.violacea... Mas tô vendo q esqueci de mostrar aqui no forum um trabalho recente do qual participei junto com o Andreas F. sobre a filogenia do gênero Genlisea, vou ter q abrir outro tópico sore isso. Aqui está: http://www.forum.clickgratis.com.br/vie ... vor#100459De qq forma, vejam abaixo um detalhe da árvore do gênero, mostrando apenas as espécies do subgênero Tayloria (G.violacea, G.lobata, G.uncinata e algumas espécies novas ainda sem nome):  Vejam q G.lobata aparece logo acima da G.violacea 376 (= Serra de Ibitipoca) e antes da 302 (= Serra do Caraça) e das demais (312, 282, 303, 304: respectivamente Serra do Cipó, Diamantina, Couto de Magalhães e Milho Verde). Isto é, a G.violacea de Ibitipoca é possivelmente uma espécie separada das demais e como Ibitipoca é o local tipo de G.violacea, aquelas acima de G.lobata talvez teriam q ter o nome de G.cylindrica, publicado por Sylven em 1909. Basta ainda entendermos melhor onde se encaixam outras G.violacea de Airuoca, Serra da Canastra, Furnas, Serra do Cabral, Serra da Moeda, Itacambira, etc... Abs, Fernando
|
06.07.2010(Ter)4:18 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Bom tópico Fernando, bem acessível aos leigos (como eu) e empolgante para quem mora no ES, né Miguel!?! Como 'curioso' em relação às genliseas reparei que é muito mais frequente encontrar o híbrido G. lobata x violacea em cultivo, no exterior, aqui não sei quem tem, talvez o Paulo  . Não sei bem o porque mas deve ter relação com maior facilidade de cultivo pois ambas são plantas belíssimas. Para quem não viu ainda essa espécie viva eu coloquei uns atalhos aí abaixo: Folhas de G. lobata 1Folhas de G. lobata 2Flor de G. lobata 1Flor de G. lobata 2Flor de G. lobata 3, capixaba! Um abraço. 
_________________ Droseraholic!!!
|
06.07.2010(Ter)7:37 |
|
 |
Northon Bruno
Destaque
Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29 Mensagens: 646 Localização: Belo Horizonte
|
vc realmente é um bom sitemata...
Você trabalha com sitematica das plantas carnivoras ou geral Fernando, já não é a primeira vez que aparece com especies nova.
_________________ Growlist
Fotos das minhas plantas
|
06.07.2010(Ter)14:31 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
|
Prefiro as PCs mesmo Northon!  Como bem sabem meus colegas de campo, quando começam a falar sobre alguma planta, é quase garantido que vao ter q escutar minha pergunta irônica: "Mas... é carnívora?" Hahaha! Abs, Fernando
|
06.07.2010(Ter)15:12 |
|
 |
Miguel Pandini
Destaque
Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12 Mensagens: 1613 Localização: Colatina/ES - Brasil
|
Eita! Obrigado pela deferência, Fernando e Carlos! Só para informar: em linha reta, no mapa esse local parece até perto de onde eu moro... Mas, pelas rodovias, a coisa pega... E eu não conheço ninguém nessa região. Mas, obstáculos existem para serem transpostos! A minha vontade de encontrar PC's in habitat é grande demais! Vou anotar todos esses dados, e na primeira oportunidade de ir lá, com certeza, não escapo! Se alguém aí tiver fotos do local onde ela foi encontrada, melhor! Valeu mesmo!
_________________ Abraços capixabas!
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
07.07.2010(Qua)14:29 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
|
Olá Miguel, Como não fomos nos q coletamos, foto do local vai ser dificil. Mas pense assim: ela foi coletada em apenas dois locais na BR-262, mas deve existir por toda a regiao. Assim, o importante é encontrar ambientes propicios na época certa do ano. E lembre-se q estes barrancos em beira de estrada atravessando serras costumam ter outras PCs tbm. Nestas serras do ES, acima de uns 600m de altitude vc deve começar a encontrar D.ascendens, D.communis, D.montana, U.reniformis, U.nephrophylla, U.nelumbifolia, e outras Utrics, além da G.lobata. De acordo com o herbario, a coleta da Pedra Azul fica a APENAS 89km de Vitória cara! Mesmo não sendo em linha reta, isso dá pra fazer tranquilo num passeio de um dia, né Miguel???  Pega a família e vai almoçar na Pedra Azul, hehehe! Abs, Fernando
|
07.07.2010(Qua)14:38 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
|
Ops! Esqueci q vc não está em Vitória! Mesmo assim, de Colatina dá uns 150km, ainda é viável para um passeio de um dia.  Abs, Fernando
|
07.07.2010(Qua)14:53 |
|
 |
Miguel Pandini
Destaque
Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12 Mensagens: 1613 Localização: Colatina/ES - Brasil
|
Fernando Rivadavia escreveu: ... Nestas serras do ES, acima de uns 600m de altitude vc deve começar a encontrar D.ascendens, D.communis, D.montana, U.reniformis, U.nephrophylla, U.nelumbifolia, e outras Utrics, além da G.lobata. RAPAZZZZ! Será que eu encontro isso tudo lá?!!!! Citação: ... De acordo com o herbario, a coleta da Pedra Azul fica a APENAS 89km de Vitória cara! Mesmo não sendo em linha reta, isso dá pra fazer tranquilo num passeio de um dia, né Miguel???  Pega a família e vai almoçar na Pedra Azul, hehehe! Bem, vejamos: * Colatina - Vitória = 135 km (estrada sinuosa, com tráfego pesado de carretas de todos os tamanhos); * Contorno de Vitória = 26 km (idem, trecho anterior); * Vitória - Pedra Azul = 89 km (estradas montanhosas e perigosas, muito semelhantes às da região de Ouro Preto e Mariana/MG). * T O T A L = 250 kmNão podendo correr como deveria, fica meio complicado ir e voltar no mesmo dia, e ainda procurar pacientemente pelas PC's... Terei que arranjar um lugar para ficar lá, num feriadão/fds prolongado... E se possível descobrir alguém da região que facilite as coisas! Mas, podem ficar tranquilos que não perderei a primeira oportunidade de estar lá, "futucando" os barrancos! [ ]'s
_________________ Abraços capixabas!
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
07.07.2010(Qua)15:00 |
|
 |
|