Olá pessoal, hoje resolvi fazer outro terrário e me baseei num que eu já havia feito, mas desta vez, farei ele maior, com um plastico mais grosso, estrutura mais resistente e mas bem feito é claro.
Ferramentas usadas:
-Martelo
-Pregos
-Fita duréx groça
-Plástico grosso
-madeira, fina e groça
-estilete
-pistola de grampos (pode usar tachinhas)Parte-1
Primero, arrange madeiras para preparar seu terrário, depois um fundo para ele (no meu caso usei um pedaço de calha que tinha aqui e serviu certinho).
Após, meça e corte as madeiras que iram na base, juntas com o fundo.
como as da foto:

Eu virei a base e preguei pelo lado de baixo as madeiras, como mostra na foto:

Após ter pregado as madeiras base, no fundo. Corte mais 4 medairas da mesma espessura e altura para serem as pilastras do terrario, você decide a altura que for melhor:

Note na proxima foto, que eu coloquei um prego em diagonal nas madeiras pregadas no fundo. e preguei 4 pregos em cada lado das 4 pilastras que seguram a estrutura, fixando-as na madeira base:

Após feita esta etapa, use agora, madeiras mais finas se preferir, meça elas para servir na medida do terrario como mostra aqui:

Depois, pregue as de baixo primeiro e depois as de cima em cima dela, dará mais firmeza se você ultilizar um prego que ultrapasse as 2:

Após, para fazer a tampa do terrário, ultilizei uma madeira bem mais fina, estas que se usa para vazer acabamento em moveis, ela foi pregada desta maneira, para que encaixe na base de cima do terrário:

No final ela ficará assim:

Veja ela antes do encaixe:

E após o encaixe:

No final, fica assim. ela tenque ter uma medida correta com o tamanho da madeira usada na base de cima, para que encaixe exatamente e vede todos os lados:

Note que a tampa fica na mesma altura da base de cima, encaixada corretamente nela:

Parte 2
Primeiro comece cortando o plástico, meça com os lados da sua estufa e deixe sempre uma boa sobra para que depois você use ela para colar uns aos outros, como mostra nesta foto:

Aqui mostra melhor a sobra e o grampo que foi usado para prender o plástico na madeira, você pode usar taxinhas, acho que seria a outra opçãom

os plásticos foram colocados pelo lado de dentro das madeiras para que não apodreça ela, e foi colado, vedado um no outro com fita durex groça, no meu outro terrário menor funcionou, se você tiver uma idéia melhor fique a vontade para usar.
Fica uma sobra em cima para mater ele mais vedade e dobrado para o lado de dentro, mas se você preferir pode prender ele mais para cima na madeira de cima, para que fique mais tampado o terrario e quando fechar com a tampa, vede-o totalmente.

esta proxima foto, mostra como ficam algumas sobras nos plásticos, e o plástico do fundo sendo colado em uma das laterais:

Esta mostra um dos cantos como ficou vedade com a fita, pena o plástico não ter ficado bom na foto:

Aqui como ficou a tampa:

e aqui é o final, como ela ficou.
Tem umas frestas em cima junto ao plástico da tampa quen não foi totalmente vedado com a tampa, que pode muito bem servir de respiro para o terrário, ou pode ser vedade de alguma maneira.
Dicas:Não tenha preça para fazer este terrário.
Quando for pregar as madeiras menores, use pregos bem pequenos, e pregue com um martelo pequeno tambem, com muito cuidado, pois estas madeiras racham muito fácil.
Se for pregar num fundo do tipo "calha" como eu fiz, você pode fazer antes os furos onde entrará os pregos com um prego maior, para que não corra o risco de meter uma martelada no dedo pelo fato do prego não ser tão grande.
Pregue com calma as parte que tenquem ser pregadas em diagonal, pois é mais complicado.
Se a tampa não encaixar corretamente, você pode lixar as madeiras da base de cima, para que ela encaixe melhor, no meu caso eu precisei lixar.
Sempre é bom lixar as madeiras se for preciso, para que depois elas não cortem ou enrrosquem o plastico que for usado para tampar o terrário.
Esta é uma invenção minha, eu ainda não aperfeiçoei tudo.
Ainda irei colocar um plástico grosso nela, e postarei mais fotos explicando.
Me baseei exatamente em um terrário que fiz exatamente igual, mas mais mal feito, com sacos plásticos de comida, com madeiras mais finas e sem fundo.
Este terrário eu projetei para o meu clima, que no momento está a esfriar mais ainda e preciso de algo para manter calor e umidade para as minhas sementes germinarem.
Se você mora em região de muito calor acredito que ao invéz de ultilizar plástico transparente na tampa do terrário, pode ultilizar sombrite, para que não fique muito calor e fique mais ventilado.
Pode ser acrescentado sistemas de ventilação e iluminação se for preciso.
Se alguém tiver uma idéia contrutiva, fique a vontade para nos apresentar.
Por inquanto é isso, espero que gostem e que ajude alguem algum dia.