Oi Éver!
Tudo bom?
Eu tive esta mesma duvida sua há uns meses atrás e consultei membros com vasta experiencia em iluminacao artificial de PC's no fórum.
As informacoes que eu tenho sao as seguintes:
3 - Lâmpadas: Eu tenho trabalhado com lampadas Luz do dia fluorescentes comuns, de 40watts 1, 20m de comprimento e que tem temperatura de cor se não me engano de 10.000 kelvin. Junto a elas eu adiciono lampadas de luz vermelha da boyu na proporção de 2 normais para 1 de luz vermelha, que ajuda a complementar as frequencias de cor necessárias para as plantas. Quanto mais lampadas puder colocar será melhor, pois ao contrário do que pessoas geralmente imaginam, nepenthes, com raras excessões gostam de muita luz direta e até sol direto.
Neste setup você consegue cultivar as nepenthes lowlanders sem problemas (mas so lembrando que bicalcarata é uma nepenthes que quando se torna adulta fica gigantesca) bem como Utricularias diversas e, se tiver pelomenos umas 4 lampadas trabalhando juntas, varias espécies de Drosera.
Esses são os conselhos que eu posso dar. Tendo duvidas é só chamar.
Um abraço
Adilson - DFIsso tudo é só do Adilson.
Eu te sugiro consultar o Adilson (de nick: Samoied (Adilson Peres)) e o Clayton, pq eles sao feras nessa área, mas ai depende da disponibilidade deles de te responder isso tudo.
Há ainda um site que eu acredito que contenha a resposta pra sua pergunta detalhadamente, pois aqui fala-se quase tudo o que se tem pra falar sobre iluminacao artificial. LINK:
http://www.karnivoras.com/articles/39/3/A-luz-e-as-Plantas-CarnivorasAlém disso eu acredito que seja importante ressaltar que a iluminacao de sementes deve ser bem semelhante a iluminacao para o cultivo de plantas já adultas, especialmente o cultivo de Nepenthes, visto que tanto as sementes quanto as Nepenthes precisam de grande luminosidade mas não a incidencia do sol direto e este efeito de luminosidade sem "queimar" é reproduzido pelas lampadas de maneira eficiente.
Acho que é por um desses meios que você vai conseguir sua resposta de maneira mais precisa, pois sinceramente eu comecei recentemente um teste de semeadura de Nepenthes usando a luz do sol e a luz artificial a fim de ver qual dos dois se sai melhor e ganhar um pouco mais de experiencia nesse quesito luz, entao não sou o mais indicado pra te ajudar no momento, mas usando essas ferramentas que eu te dei tenho certeza de que você vá conseguir obter uma resposta substancial.
Boa sorte no cultivo e qualquer coisa pode perguntar!
Um abraco,
Raul.