
Seropédica/RJ - 27/08/10 [habitat]
Depois de trocar uma mensagem com o ghollanders e descobrir a possível existencia de PC's aqui em Seropédica, onde estudo e resido atualmente, voltei ontem ao Horto para procurá-las. Já tinha ido nesse local uma vez a passeio, porém por uma pequena distância de alguns metros, não encontrei as PC's. Segundo o Geraldo, seu amigo que visitou o horto encontrou algumas
Droseras e
Utricularias, então foi na busca dessas PC's. Depois de procurar em alguns lugares já conhecidos mas sem sucesso, fui para um lado que ainda não conhecia, são poucas fotos e de má qualidade mas dá pra se ter uma noção do local. Vamos a elas então.
Esse local da foto abaixo foi o terceiro em que procurei. Está localizado ao lado das construções do arco rodoviário do RJ, cujas obras estão embargadas devido a existência de uma rã endêmica desse local.

Comecei minhas buscas nesse local da foto abaixo. As plantas que ali habitam são típicas de locais com muita água, porém devido ao grande período de estiagem o local estava completamente seco, mas nem isso deixou que as PC's não estivessem ali.

Encontrei logo de cara essa
Utricularia, estava sobre o solo seco e logo pude constatar que era aquática. ACHO que se trata de
U. gibba, mas como sou horrível com identificações, principalmente com essas
Utrics amarelas, deixo aberto pra quem puder confirmar a espécie.

Depois da procura nesse local, fui um pouco mais à frente onde a água já estava bastante presente.

A mesma planta relatada acima também estava nesse lago, em grande número.
