Deixe ver se eu lembro
Pedro Ivo, eu só tenho uma planta adulta, e ela já produziu sementes bem férteis por auto-polinização. Dois anos atrás deixei ela "se virar sozinha", mas não deu muitas sementes. O ano passado cuidei da polinização, e deu um montão de sementes (20-25 sementes para cada flor, e tinha umas 15 flores).
Só que, nas minhas mãos, quando o pólen de uma flor fica maduro, a mesma flor já não aceita mais pólen. Assim, se tentar encostar o pólen de uma flor na mesma, não vai obter muitas sementes (digamos, 4-5 por flor). Tem que pegar o pólen maduro de uma flor, e encostá-lo numa outra flor que acabou de abrir completamente as pétalas.
Rodgaba, a pinça é ótima. Vai ver que se a flor for fecundada, logo as pétalas vão murchar um pouco e ficarão enroladas e marronzinhas (enfim, murchas

). Daí, devagarzinho, devagarzinho, a parte central da flor (ainda verde) vai aumentar de tamanho, produzindo as sementes. Com o tempo toda a flor vai ficar bem preta e seca, mas cuidado! Tem que esperar pelo menos que um pouco da haste floral, perto da flor, vire preta também. As sementes estão protegidas por um "envelope" bem fininho, que no final, quando estiver bem preto e seco, acaba abrindo um pouco (daí você vai poder enxergar as sementes pretinhas e lisas). Neste ponto, pode retirar as sementes.
Demora, deixe pensar... um mês e meio? Mais ou menos...
Boa sorte!!
Roberto