Citação:
Criatura confusa: Ja não tinhamos concordado que as da beira do riacho e as da areia em cristalia não eram a mesma coisa?
Pra vc ver só como a taxonomia é uma coisa FLUIDA, hahaha!
Sim, eu sei q escrevi aquilo... Mas isso já faz alguns uma ou duas semanas, hj é um novo dia!

Cara, só vamos conseguir ter uma idéia quando estas plantas florescerem e certeza talvez apenas com DNA. (E ai paulo, já começou a fazer as extrações??) Pelo menos as sementes de tomentosa e ascendens sao bastante diferentes. Se bem q as de graomogolensis sao mais parecidas c/as tomentosas. E vai saber como sao as sementes da sp.Inhaí... (Guarde algumas p/ tirarmos fotos no micrscópio quando flroescerem, OK?)
Citação:
Se não forem então temos 2 coisas diferentes pois não posso crer que as da beira do riacho possam ser simples tomentosa: os seedlings delas tem o tamanho dos adultos de tomentosa tradicional. Para mim ou é uma forma tetraplóide de tomentosa ou é uma população hibrida (provavelmente com D. GM) ja estabelecida. E penso que todas as outras de Diamantina possam ser também hibridos (ja que la tem D. tomentosa por perto de outras do complexo villosa também).
Uma outra possibilidade na minha cabeça é que possam ser formas intermediarias entre as diploides e tetraploides, tipo na base do complexo villosa, ja que possuem características comuns com tomentosas (haste peluda, epoca de floração igual) e as villosa (tamanho basicamente).
Arghnnnn ja estou viajando muito.
Sim, viajou mesmo! Volta a fita e apaga tudo!! Kkkk! Vamos consultar novamente minha velha filogenia de 2003:

Todas as espécies q se encontram entre D.neocaledonica e D.capillaris sao as q chamamos de "diploides", com 2n=20 cromossomos (exceções conhecidas: D.neocaledonica e D.anglica, ambas tetraploides com 2n=40). Já o grupo q costumamos chamar de tetraploides brasileiras são aquelas entre D.schwackei e D.graminifolia, todas com 2n=40. Baseado neste gráfico, podemos estrapolar um pouco e chutar q provavelmente todas as espécies dos complexos villosa, chrysolepis, montana, graminifolia sejam tetraploides. Tbm podemos chutar q provavelmente todas as plantas dos complexos hirtella, communis, capillaris e outras do norte da Am.do Sul como (D.arenicola, D.roraimae, D.solaris, D.amazonica, etc.) sejam diploides.
Ah, e só pra lembrar, vai aqui minha tabela de números cromossomicos de espécies brasileiras de 2005:



E com isso vamos rever o q vc escreveu acima:
Citação:
Para mim ou é uma forma tetraplóide de tomentosa
Como tomentosa já é tetraploide, imagino q vc queira dizer octoploide (2n=80)?
Citação:
Uma outra possibilidade na minha cabeça é que possam ser formas intermediarias entre as diploides e tetraploides, tipo na base do complexo villosa, ja que possuem características comuns com tomentosas (haste peluda, epoca de floração igual) e as villosa (tamanho basicamente).
Já aqui acho q vc confundiu os números cromossomicos e tava achando q tomentosa era diploide? Ficamos entao com intermediárias de tomentosa e o complexo vilosa, que tal?
Citação:
E penso que todas as outras de Diamantina possam ser também hibridos (ja que la tem D. tomentosa por perto de outras do complexo villosa também).
Bom, não podemos esquecer q possivelmente todas as plantas que conhecemos hj sao descendentes de multiplos eventos de hibridizacao antigos. Plantas tem evolucao reticulada, diferente de animais.
Por isso acho importante distinguir o q é meramente um hibrido na natureza (plantas ocorrendo apenas junto com uma ou ambas espécies parentais e q em plantas pode ser fertil ou não) e uma espécie de origem hibrida (algo q ja se estabeleceu como populacao reprodutivamente e ecologicamente independente dos progenitores).
Acho q existem sim mais híbrido do q pensavamos, mas é inegavel q mtas espécies brasileiras possivelmente tem origem hibrida recente tbm...
Citação:
Por mim tudo bem em chamadas de "sp. ascendens peluda".
OK, batizada temporariamente entao!
Citação:
Irei novamente a GM ver mais do habitat tipo em Breve. Tirarei fotos de tirar o folego mais fantásticas do que essas ultimas.
I can't wait! ;)
Citação:
Botarei uma foto em breve com uma haste de D. GM comparada com haste de D. sp inhaí que eu tirei ;)
I can't wait! X2
Citação:
Ah as philcoxia. Monstrinhos esquisitos e bonitinhos. Realmente não vi nehuma dessa vez, mas é só achar uma que você começa a ver em todo lugar! Até agora nada de provar que elas são carnivoras, não?
Realmente, agora q sabemos a cara delas, acho q vamos começar a encontrar por todos os cantos! E por enqto nada de provas de carnivoria...
Citação:
Aliás falando nelas: Seu amigo Studnicka ( o da U. cornigera) quer publicar uma versão fotografica do livro do Taylor. Ja pediu para mim milhares de fotos de Utrics em habitat.
Eu já recebi minha cópia e a tua deve estar a caminho. O livro ficou mto bonito! E com fotos de espécies bastante raras, q eu nunca havia visto antes. Tuas fotos estao lá, parabens!!
Abs,
Fernando