chapada da diamantina-BA (em busca da D. ps. bahia perdida)
demorei um bom tempo para vencer a preguiça e postar as fotos da viagem q fiz no meio de ano mas aqui estão elas e meu relatório de viagem.
todo ano nas ferias de julho eu viajo para um habitat de pcs, este ano decidimos chapada da diamantina e la fomos nos.
infelizmente a decisão foi encima da hora de irmos e n tive tempo de pegar dicas de onde se hospedar e procurar pcs logo nos ficamos na cidade mais conhecida que é Lençóis. Porem eu fui com incumbido da missão de coletar D, sp. bahia para o mestrado de Paulo
no primeiro dia fomos dar uma andada pelo rio, uma trilha perto da cidade q da para ir a pé da cidade, eu n encontrei absolutamente nada nos primeiros pontos do rio então eu fui subindo cada vez mais o rio, ate q num lugar bem acima (digo andei quilômetros!) encontrei droseras tomentosas e utricularias flaccida
Lençóis vista do rio

uma cachoeira no caminha q a principio parecia um ótimo lugar n tinha nada nela

a vista de um trecho bem mais acima

quase desistindo, ao passar por essa parte do rio

meu pai da um berro e me chama pois havia encontrado droseras tomentosa var tomentosa

olha elas ai gente!

entre as pedras do rio encontrei a utricularia flaccida

sphagnum vermelho

no segundo dia acordamos mais dispostos e chamamos um guia para nos levar a cachoeira da fumaça
ja no caminho para a cachoeira encontramos U.blanchetti (porem na hora eu confundi com laciniata que em ibitipoca possui uma forma bem parecida e acabei nem coletando

)

mais a frente algumas D. tomentosas novamente

vista da trilha

vista geral

eu fiquei impressionado com o fato do lugar ser um habitat perfeito para as pcs, alta umidade do ar, solo perfeito e extremamente encharcado, agua abundante, sol forte de serra ou seja era o típico habitat q estamos acostumados a ver porem as pcs eram bem raras por la! pouca variedade e populações pequenas e distanciadas.
finalmente na cachoeira da fumaça

no 3 dia fomos para o pico do pai inacio e para mucugezinho/poço do diabo e visitar umas grutas
onde achei apenas uma grande população de tomentosas

pai Inacio

poço do diabo

grilo, era bem agressivo

orquídeas rupícolas

entrada da caverna

me digam o que veem

ultimo dia fomos a caminho da cachoeira do sossego, la seria a minha ultima chance de encontrar a mítica D. sp. bahia

uma orquídea terrestre

adiante mais utricularias flaccida

quase chegando na cachoeira entramos num ambiente de quenio, onde o ar era mais umido, bem interessante cheio de montes de sfagno

eu ficava olhando para os paredões o tempo todo ate q vi algo q me chamou atenção
conseguem ver?

e agora?

o lugar era sombreado então a população era toda composta de plantas verdinhas mas era uma boa população mas estranhamente completamente isolada

foram coletadas varias folhas para eu então fazer mudas por leaf cutting e pode fornecer ao q Paulo havia me pedido.
a cachoeira

outra orquídea terrestre

cogumelo!!!

olha q curioso o acampamento dos mineradores quando ainda existia garimpo ( é a casa dos meus sonhos huahuah)

ribeirão de cima