Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 18.06.2025(Qua)17:55

Responder  [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Dionaea definhando de novo! :( 
Autor Mensagem

Mensagem Dionaea definhando de novo! :(
Pessoal, minhas dionaeas sempre me deram muita dor de cabeça.. eu sempre coloco elas em sphagnum + areia ou sphagnum. Acontece que elas se desenvolvem bem por um tempo e depois começam a definhar.. fico estressado com isso. :evil:

Nas primeiras vezes achei que era fungo (até criei um tópico pedindo ajuda). Depois achei que poderia ser as raízes que estavam apodrecendo devido ao alto nível d'água. Replantei ela e suas mudas em jarros com água bem mais baixa (quase dois dedos). Alguns leaf começaram a brotar e criar raízes. Das duas mudas principais (dividi o rizoma dela), uma se desenvolveu muito bem e a outra ficou stagnada, nem murchava nem soltava brotos (foto). Achei estranho mas não mexi nela.

O substrato sempre fica com um cheiro de peixe (mau cheiro mesmo), mas como sempre ficam com esse cheiro (em todos os vasos "bog") acho que seja normal. O negócio é que o primeiro sinal que elas estão começando a definhar são os brotos, que param de crescer e depois secam as pontas. Aconteceu isso na vez anterior e está começando a acontecer de novo. É sempre assim, elas chegam, se desenvolvem, ficam muito bem, depois começam essa decadência.

Antes de ela começar a murchar a pontinha do broto ela estava super bem [foto1, foto2] (depois do replantio, onde coloquei elas em dois dedos d'água), com todas a armadilhas se desenvolvendo bem e estava até ficando vermelha (fato inédito até então).

No desespero, estou pensando em replantá-la em uma mistura de 80% areia e 20% sphagnum. Vou misturar o sphagnum só pela parte de cima, onde é mais difícil apodrecer (penso eu). O que acham?

As neps estão todas muito bem. As droseras também estão se desenvolvendo muito bem. E troco a água mais ou menos a cada 4 dias.

Alguma sugestão?

OFF: De bônus, algumas fotos da dionaea que comprei há algumas semanas, que está junto (no mesmo prato d'água) com a dionaea que está em decadência. O detalhe é que eu não mexi no substrato dela (ela também está super bem).

OFF2: Todas as fotos do tópico foram tiradas dia 23/10. Amanha tiro umas novas a posto aqui também, para vocês verem como elas estão!

Imagem
Imagem
Imagem

29.10.2010(Sex)22:20

Mensagem 
muito bonitinha sua nova Dionaea...
e a respoeito da outra...eu não sei oque te dizer...não sou muito experiente nesses assuntos, mas a galera aqui logo logo teh ajuda...x)

29.10.2010(Sex)23:20
Destaque

Mensagem 
Olá thiagom ! já tentou simplesmente trocar todo o substrato e, depois, colocar cada uma delas em seu próprio recipiente de água ? assim, pelo menos, diminuem as chances de contágio, se for o caso de fungos ... e, se o substrato está mais fedido que o de hábito, acho que o jeito é trocar mesmo... além disso, as perguntas de praxe: elas estão com exposição ao sol suficiente ? qual a umidade do local onde estão ? entraram em dormência ? a água onde estão sendo banhadas as raízes é ácida ? enfim, seria bom analisar tudo !
Mas a troca de substrato acho que você deveria fazer logo. Acho que você poderia experimentar, também, usar água destilada, para ver se ocorre alguma mudança.

31.10.2010(Dom)5:29
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
Muito bem, Francisco. Vamos lá!

Acho que vou ter mesmo que trocar mesmo o substrato. Será que para eu não precisar comprar mais sphagnum eu poderia lavar o substrato e fervê-lo?

E antes de eu por esse substrato no atual vaso, lavei o sphagnum todinho, retirei as folhas e restos de outros materiais e fervi. O meu erro é que eu só lavei a areia e não fervi (pra piorar peguei a areia na rua).

Enfim, dessa vez não deixar nenhuma brecha.. espero. Mais uma saga de transplante de dionaea.. =/ ja to ficando chateado com isso.

Sobre a água, não tenho acesso a água destilada com baixo custo aqui. O único lugar que achei vendia o galão (5 lts) era R$11,00. Então está fora de cogitação criar PCs em céu aberto com água destilada. Só se fosse em uma estufa, com ambiente controlado. Sobre o pH da água, se mal tenho acesso à água destilada, imagina a medidor de pH.

Sobre o sol, elas estão com sol suficiente. Pegam o sol das 7h da manhã (+ ou -) até as 17:00 (+ ou -). Eu coloquei recentemente um sombrite sobre as PCs, para amenizar o sol (acho que foi isso que fez as dionaeas pegarem uma "corzinha" e as droseras dispararem no crescimento).

Abraços, obrigado e até mais!

31.10.2010(Dom)18:07
Destaque

Mensagem 
Olá Thiago ! vamos lá, vamos lá ! acho que, esterilizando os componentes do substrato, você vai conseguir uma grande melhora ! acho que você deveria analisar outra coisa: a água deve ser o mais "mole" possível (o que quer que seja que isso signifique de verdade). Então, se a água que você usa vem de um poço ou de uma nascente de água "mineral", ela supostamente se torna inadequada para as PCs. Digo supostamente porque não tenho como avaliar na prática, porque a água aqui de casa é ácida e "muito mole". Mas isso você corrige, com um deionizador ou até mesmo recolhendo água da chuva. Há, com certeza, tópicos a esse respeito !
Uma coisa: antes de adquirir qualquer produto, seja um deionizador, seja mesmo um anticloro, acho que você poderia tentar coletar água de chuva, porque não custa nada e vai tirar a dúvida sobre a água de uma vez por todas !
Além disso, há alguns outros detalhes, talvez de solução muito mais simples, como a quantidade de sol e sombra, umidade, etc... se puder, mande esses dados... por experiência própria, sei que as PCs (acho que todas que eu já cultivei) não suportam calor extremo, com sol abrasador, como no Rio de Janeiro. Por isso, tenho de usar sombrite quase o ano inteiro, em alguns locais... se a temperatura estiver muito alta, o sol muito forte, e as plantas sob ele com seus pratinhos de água sob os vasos, elas vão definhar mesmo, porque a água estará assando as raízes... eu passei por isso !
Espero ter ajudado em alguma coisa. Estou sempre às ordens.
Grande abraço.

01.11.2010(Seg)6:05

Mensagem 
Oi Francisco. Eu vou tentar pegar os dados sobre minha água com a empresa fornecedora. Não tenho água de poço. Caso ela seja muito alcalina, tens alguma sugestão para corrigir o pH?

Ótima observação sobre o sol. Mas aqui a água que envolve as raízes não fica quente, pois da forma que eu a coloquei ela ventila muito, evitanto aquecimento. As garrafas com água armazenada ficam aquecidas, mas as águas das PCs não. =)

Abraços, fique com Deus!

EDIT1 - Atualizado com fotos (02/10/2010)
Conforme havia prometido, fotos da dionaea em crise.

As duas primeiras mostram o rizoma claramente preto em um parte. Eu afastei o substrato e pude ver que uma parte está ficando escura (30-10).
Imagem
Imagem

Depois voltei o substrato para onde estava e tirei uma foto do broto "queimado". Tenho certeza que não foi o sol pois o sol inclusive anda fraco aqui, pois tem chovido bastante (01-11).
Imagem
Imagem

As últimas fotos. Troquei todo o substrato e coloquei sphagnum + pó de xaxim (que ganhei de um amigo que mexe com plantas). Não coloquei areia pois não tinha como lavá-la na hora. Ah e não lavei o xaxim porque quando já estava com a mão na massa não dava pra largar tudo e vir pesquisar se tinha ou não que lavar (afinal, tem? ehehe /). (Fotos 02-11)
Imagem
Imagem

01.11.2010(Seg)22:44
Destaque

Mensagem 
thiagom escreveu:
Oi Francisco. Eu vou tentar pegar os dados sobre minha água com a empresa fornecedora. Não tenho água de poço. Caso ela seja muito alcalina, tens alguma sugestão para corrigir o pH?

Ótima observação sobre o sol. Mas aqui a água que envolve as raízes não fica quente, pois da forma que eu a coloquei ela ventila muito, evitanto aquecimento. As garrafas com água armazenada ficam aquecidas, mas as águas das PCs não. =)

Abraços, fique com Deus!

EDIT1 - Atualizado com fotos (02/10/2010)
Conforme havia prometido, fotos da dionaea em crise.

As duas primeiras mostram o rizoma claramente preto em um parte. Eu afastei o substrato e pude ver que uma parte está ficando escura (30-10).
Imagem
Imagem

Depois voltei o substrato para onde estava e tirei uma foto do broto "queimado". Tenho certeza que não foi o sol pois o sol inclusive anda fraco aqui, pois tem chovido bastante (01-11).
Imagem
Imagem

As últimas fotos. Troquei todo o substrato e coloquei sphagnum + pó de xaxim (que ganhei de um amigo que mexe com plantas). Não coloquei areia pois não tinha como lavá-la na hora. Ah e não lavei o xaxim porque quando já estava com a mão na massa não dava pra largar tudo e vir pesquisar se tinha ou não que lavar (afinal, tem? ehehe /). (Fotos 02-11)
Imagem
Imagem

Olá Thiago ! bom que consegui ajudar, ainda que pouco ! para corrigir a acidez da água, acho que você pode usar aqueles produtos para aquariofilia, se não me engano, alcon acid e alcon alcali, ou coisa semelhante... nunca precisei usar, então sinceramente não sei como funciona, mas seria uma tentativa, caso a água realmente estivesse alcalina. Outra possibilidade, essa bem mais simples e segura, é aumentar a quantidade de musgo sphagnum no substrato porque, segundo o forum, ele aumenta a acidez ! já lhigienizou o substrato ?
Grande abraço.

03.11.2010(Qua)18:08

Mensagem 
Francisco Eduardo escreveu:
Olá Thiago ! bom que consegui ajudar, ainda que pouco ! para corrigir a acidez da água, acho que você pode usar aqueles produtos para aquariofilia, se não me engano, alcon acid e alcon alcali, ou coisa semelhante... nunca precisei usar, então sinceramente não sei como funciona, mas seria uma tentativa, caso a água realmente estivesse alcalina. Outra possibilidade, essa bem mais simples e segura, é aumentar a quantidade de musgo sphagnum no substrato porque, segundo o forum, ele aumenta a acidez ! já lhigienizou o substrato ?
Grande abraço.

Obrigado, Francisco!

Eu vou procurar aqui. Só conheço uma loja de aquário decente. Sobre sphagum no substrato, como eu disse lá no começo, eu já tentei usar sphagnum puro e sphagnum com areia. Nunca tive dó de usar sphagnum no substrato.

Dessa forma, pode até ser a água alcalina. Explica o porque da planta se desenvover bem no começo (alta capacidade de acidificar a água) e depois começar a definhar (perdendo a capacidade de acidificar).

Pensando bem até que faz muito sentido. Tomara que não seja, ou as neps logo começarão a sentir também. :cry:

Abçs!

03.11.2010(Qua)22:45

Mensagem 
...o substrato tem cheiro de peixe??? Ou meio tipo... xixi? Será que não tem um pássaro "adubando" por aí?
O sphagnum das minhas plantas sempre teve um cheiro bem agradável, de musgo mesmo.

04.11.2010(Qui)11:05
Site Admin

Mensagem 
Citação:
... peguei a areia na rua...

Pode ser o teu problema.

Regue as dionaeas por cima, assim elimina o excesso de compostos sulfídricos que produzem
o 'cheiro' (gás sulfídrico) que é normal na decomposição do sphagnum.

As demais plantas também são beneficiadas com a rega por cima, em especial as sarracenias.

Até mais.

04.11.2010(Qui)12:16
Responder   [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo