Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 19.06.2025(Qui)14:28

Responder  [ 18 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
 Dionaea definhando de novo! :( 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem 
Não sei se estou certo mas fervendo o sphagnum, você destroi muita coisa dela e acredito que piora a qualidade dela como substrato fisicamente e quimicamente.
Eu sempre usei o musgo sem tratamento.
Não lavar a areia é um erro pois pode conter graxa, oleo de motor ou até diesel além de as vezes ser muito alcalino.
na minha opinião é só plantar a muda num sphagnum novo e continuar cultivando.
Na primeira foto, as mudas começam a crescer estranhamente quando não enfiamos o bulbo adequadamente no substrato. Acredito que você plantou muito raso.
É a minha opnião.

04.11.2010(Qui)12:21

Mensagem 
RobertoR escreveu:
...o substrato tem cheiro de peixe??? Ou meio tipo... xixi? Será que não tem um pássaro "adubando" por aí?
O sphagnum das minhas plantas sempre teve um cheiro bem agradável, de musgo mesmo.

Tem um mau cheiro de peixe velho.. sei lá. Não é nenhuma ave pois tenho poucas PCs e olho elas todos os dias. Eu teria notado algum "trabalho" de um pássaro.. hehe
O Sphagnum tem cheiro agradável quando está lavado e molhado. Depois de algum tempo no vaso começa o mau cheiro.. =/

Carlos Rohrbacher escreveu:
Regue as dionaeas por cima, assim elimina o excesso de compostos sulfídricos que produzem
o 'cheiro' (gás sulfídrico) que é normal na decomposição do sphagnum.

As demais plantas também são beneficiadas com a rega por cima, em especial as sarracenias.

Até mais.

Eu até regava sempre por cima, mas parei depois que li em algum lugar que elas se beneficiavam da rega por baixo (que até tinha um nome, mas esqueci). Vou dar um banho no vaso dela regularmente, como o pandini costuma fazer com as nephs dele. Tipo dar uma lavada forçada no substrato.

Acabei lendo que o gás sulfídrico se forma através da decomposição anaeróbica. Realmente o cheiro vem do fundo do vaso, que fica submerso na água. Dessa forma uma camada generosa de argila expandida poderia dificultar o processo de degradação, caso o sphagnum não estivesse submerso o tempo todo. O que acha?

marcosono escreveu:
Não sei se estou certo mas fervendo o sphagnum, você destroi muita coisa dela e acredito que piora a qualidade dela como substrato fisicamente e quimicamente.
Eu sempre usei o musgo sem tratamento.
Não lavar a areia é um erro pois pode conter graxa, oleo de motor ou até diesel além de as vezes ser muito alcalino.
na minha opinião é só plantar a muda num sphagnum novo e continuar cultivando.
Na primeira foto, as mudas começam a crescer estranhamente quando não enfiamos o bulbo adequadamente no substrato. Acredito que você plantou muito raso.
É a minha opnião.

Ono, você fez uma observação muito pertinente. Acho que essa será a última vez que ferverei substrato vivo (mesmo que ele esteja morto, hehe). Só vou ferver a areia mesmo. Quanto à areia estar contaminada com óleos e graxas, é possível, mas improvável devido à localização de onde peguei. A areia parecia estar limpa.

Quanto à primeira foto que vc diz, é a foto onde coloquei edit1? Se for aquelas duas primeiras fotos, eu só afastei o substrato para poder ver o rizoma. Assim pude constatar que ele estava preto em uma certa parte. Ela só ficou com o bulbo exposto daquele jeito por alguns minutos (5 no máximo).

Agradeço a opinião de todos e estou aguardando a companhia de águas responder meu contato com as informações físico-químicas da água de minha casa.

Abraços!

04.11.2010(Qui)14:19
Destaque

Mensagem 
Fala Thiago ! se o Marcos Ono disse... então, tá dito ! Ninguém mais experiente ! Siga a orientação dele, que, com certeza, dará tudo certo ! Eu sempre segui e sempre correu tudo bem ! Boa sorte !

05.11.2010(Sex)6:11
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
Francisco Eduardo escreveu:
Fala Thiago ! se o Marcos Ono disse... então, tá dito ! Ninguém mais experiente ! Siga a orientação dele, que, com certeza, dará tudo certo ! Eu sempre segui e sempre correu tudo bem ! Boa sorte !

Francisco, você não entendeu... hehe. O que eu estava falando pro Ono é: que se ele estava falando dessas fotos..
thiagom escreveu:
Imagem
Imagem

... na verdade elas NÃO ESTÃO PLANTADAS muito para fora. :P Eu só afastei momentaneamente o substrato para poder ver o bulbo/rizoma e fotografá-lo. Na verdade eu queria saber se MAIS UMA VEZ ele estava preto. E estava. Agora o porque eu ainda não sei.. =(

Elas estão plantadas assim.
thiagom escreveu:
Imagem
Imagem

Agora se o Ono falou que mesmo nas últimas fotos elas ainda estão muito para fora, me avise que eu enterro ela um pouco mais! =)

Aguardando resposta do Ono ou de qualquer um que queira opinar! :P

05.11.2010(Sex)22:44
Destaque

Mensagem 
Olá Thiago ! cuidado com essa aparência de limpeza da areia... é melhor higieniza-la, sempre ! é difícil (para não dizer impossível) ver as sujeiras... risos... já passei por isso...

06.11.2010(Sáb)5:49

Mensagem 
Olá, Francisco. A higienização que eu fiz foi lavá-la, mas não fervi. Foi uma higienização "meia-boca".. hehee

Dessa vez nem estou usando areia, para eliminar possibilidades. Como disse, só sphagnum e pó de xaxim (ganhado).

Abraços! =)

06.11.2010(Sáb)15:02
Destaque

Mensagem 
Rapaz, não sei qual seria o santo padroeiro das PCs (se alguém souber, será de grande ajuda), mas vale a pena fazer uma promessa... :wink:

07.11.2010(Dom)9:34

Mensagem 
huahsuahushahusuhahus.... realmente seria de grande valia.. =)

Na dúvida, fico na promessa de fazer tudo conforme as orientações aqui do fórum..

Abraços e obrigado a todos.. :P

Ps.: Posto fotos daqui 1 mês para vermos o progresso. Se ela não evoluir bem, eu aviso antes.

07.11.2010(Dom)16:48
Responder   [ 18 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2