Autor |
Mensagem |
RobertoR
Registrado em: 16.01.2009(Sex)22:12 Mensagens: 221 Localização: Curitiba (PR)
|
 Estacas de Ipé?
Olá Pessoal! Eu encontrei, aqui em Curitiba, duas plantas da família dos Ipés muito bacanas, e queria pegar umas estacas delas. Tem algum cuidado particular? Por ex. a maioria dos galhos são laterais, não apontam para cima, mas eu preciso escolher um galho da ponta, que aponte o mais possível para cima, correto?
(Por curiosidade, uma planta dá flores brancas; a outra, flores cor-de-rosa por fora e na ponta da pétala, e amarelas por dentro.)
Obrigado :)
Roberto
_________________ A red Dionaea is a state of mind.
|
30.10.2010(Sáb)14:35 |
|
 |
Nildo Rodrigues
Destaque
Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36 Mensagens: 945 Localização: Barra do Bugres - MT
|
Pelo menos eu nunca vi estacas de ipes darem certo (já vi em um forum parecido com esse), nascem somente pela semente. ( mais como não sei s tiveram nenhum cuidado em especial) Uma boa dica é vc pegar da ponta da arvore (como vc citou) e colocar um enraizador Acho q se usa-lo dê certo! Bom... Foi apenas uma ajuda Se citei algo errado me chamem a atenção.
|
30.10.2010(Sáb)14:52 |
|
 |
RobertoR
|
Obrigado Nildo! Os Ipés tem cara de difícil mesmo, tem uma gema a cada quilómetro de galhos! Vou tentar, tenho um pouco de hotmônio enraizador (que na verdade nunca deu grandes resultados). Abraços! Roberto
|
31.10.2010(Dom)22:02 |
|
 |
Igor lins
Destaque
Registrado em: 09.12.2006(Sáb)16:39 Mensagens: 867 Localização: Niterói-RJ
|
ja vi umas estacas de ipê darem certo,porem precisam ser estacas grandes e grossas caso contrario n vingam 
01.11.2010(Seg)10:15 |
|
 |
Arthur Vinicius
Registrado em: 22.05.2010(Sáb)13:41 Mensagens: 181 Localização: Brasilia - DF
|
Porque você não usa o metodo de alporquia que é bem mais eficiente do que as estacas. Alporquia consiste em você escolher um galho grosso da arvore, ai você vai com a faca, ou algo afiado e bem no começo do galho vc tira a casca ao redor, pega um saco plastico e enrola na parte sem casca com algum material que mantenha agua como shagnum, pó de coco, xaxim, pó de pinus. Ele é mais eficiente, pois o galho continua recebendo nutrientes da arvore, assim ele desenvolve raizes bem mais facil e sem muito desgaste para a nova plantinha, depois que notar que as raizes estão grandes é so cortar o galho e plantar. Vou postar algumas fotos para melhor entendimento.   
|
10.11.2010(Qua)19:54 |
|
 |
vitor meireles
Registrado em: 30.11.2009(Seg)20:21 Mensagens: 398 Localização: MG, Ouro Branco, Brasil.
|
Muito bom!! é a mesma coisa com as Neps ??
_________________ .
|
10.11.2010(Qua)20:03 |
|
 |
J4ck_666
Registrado em: 15.07.2007(Dom)18:07 Mensagens: 688 Localização: Sinop - MT
|
Arthur Vinicius
Muito bom o post com a explicação de alporquia... Parabéns...
falows...

J4ck_666: Jack Edson | Growlists & Wishlists
|
11.11.2010(Qui)10:23 |
|
 |
RobertoR
|
Arthur Vinicius escreveu: Porque você não usa o metodo de alporquia que é bem mais eficiente do que as estacas. Obrigado - seria legal, mas o problema é que estas arvores estão na calçada de ruas... As chances de alguém retirar o saco plástico ou até cortar o galho ("Ha! Ritual esotérico com galhos de árvores públicas, hein!") são bem grandes... No caso da estaca, eu vou lá, corto o galho, e levo para casa 
|
11.11.2010(Qui)13:09 |
|
 |
Arthur Vinicius
Registrado em: 22.05.2010(Sáb)13:41 Mensagens: 181 Localização: Brasilia - DF
|
Hum... entendo Já nesse caso eu te aconselho a cortar um galho consideravelmente grande, e comprar um enraizador chamado Biofert raiz, ele é baratinho, você acha em floriculturas e até em supermercados, ai você faz a solução de biofert na agua e mergulha o ganho cortado. Bem sinceramente eu acho que so vai funcionar se você usar um hormonio enraizador ( como o Biofert raiz), pois Ipês não estam entre os grupos de plantas que reproduzem por estacas, então deve ser bem dificil.
|
11.11.2010(Qui)13:37 |
|
 |
Adriel Faust Martins
Registrado em: 09.10.2008(Qui)15:32 Mensagens: 792 Localização: Curitiba-PR
|
RobertoR escreveu: Arthur Vinicius escreveu: Porque você não usa o metodo de alporquia que é bem mais eficiente do que as estacas. Obrigado - seria legal, mas o problema é que estas arvores estão na calçada de ruas... As chances de alguém retirar o saco plástico ou até cortar o galho ("Ha! Ritual esotérico com galhos de árvores públicas, hein!") são bem grandes... No caso da estaca, eu vou lá, corto o galho, e levo para casa  Vai no horto da Barreirinha e pede muda. eu faço estágio na Secretaria Municipal do Meio Ambiente e sei de umas manhas que a maioria da população não sabe. O se não vai falar com um vereador.
_________________ __________________________________________________________________________________ Não me condene pela minha verdade. Pois isto será egoísmo.
|
11.11.2010(Qui)16:17 |
|
 |
|