Desvendando Mitos - Agua da torneira para PCs
Autor |
Mensagem |
Gabriel Porto
Registrado em: 26.11.2010(Sex)12:36 Mensagens: 145 Localização: Currais Novos, RN, Brasil
|
Carlos Rohrbacher escreveu: O título do tópico está se referindo à água de torneira, caso seja referente somente a cloro isso deveria ser especificado no título. Provavelmente essa é a grande dificuldade de diálogo. Sobre as perguntas que fiz dada a extensão do assunto abordado: Citação: Caso houvessem tantos nutrientes onde vivem as plantas carnívoras, por que elas teriam sido selecionadas nesse ambiente? As características de 'carnivoria' não teriam sido selecionadas, não haveria 'plantas canívoras'. Com exemplo empírico: Locais onde foram utilizados fertilizantes tornam-se 'zonas mortas' para as PCs. Citação: Porque outras plantas, que não gastam energia com mucilagem não eliminam as carnívoras por competição Correndo o risco de uma resposta muito simplista, mas não simplória: Seca, queimadas e outros fatores são importantes mas o que parece mais relevante é um solo pobre em nutrientes, a ponto de não conseguir sustentar vegetais maiores que sombreariam e eliminariam as pequenas PCs. Qual a relação com a 'água de torneira', simples: Há uma diferença brutal entre o pH, reserva alcalina (KH), quantidade de fósforo e nitrogênio da água do habitat de uma PC e da 'água de torneira' em geral. ----------------------------------------------------------------- 1) Pergunta: O Cloro é nocivo para as PCs? 1) Resposta: Sim. 2) Pergunta: O Cloro utilizado na 'água de torneira' é nocivo para as PCs passados dois dias de 'descanso'. 2) Resposta: Provavelmente não (sem levar em conta outros fatores na água). 3) Pergunta: A 'água de torneira' é prejudicial às PCs? 3) Resposta: Depende da composição disto que é chamado 'água de torneira'. O que se pode deduzir é que a 'água de torneira' tem maior diversidade e quantidade de componente que a água que as PCs têm acesso nos habitats. Citação: ... O musgo shagnum é de origem Europeia, ou seja, so existe na natureza de lá (claro que pode ter havido o transplante para outras areas). Praticamente não é encontrado na America ou em outros continentes ... Informação incorreta, há sphagnum crescendo há algum milênios aqui na América do Sul, muito antes de qualquer dispersor humano. O mesmo vale para a Ásia e Oceania (nota: ví que a informação foi corrigida, parabéns por pesquisar mais sobre o assunto.  ) Deculpem se parece que sou agressivo ao argumentar, mas fica cansativo moderar tantos tópicos abertos com informações que são postas como 'verdades' sem um mínimo de consulta ao conhecimento já existente sobre PCs, seu cultivo e sobre seus habitats. Eu levo esses tópicos muito a sério pois eles podem direcionar cultivo equivocado por pessoas que têm o fórum como referência. Tenham um bom dia. mas parece que vc não leu (ou entedeu) o que eu quis dizer, aqui no tópico eu falei como tratar a agua da torneira e não como é o habitats dela la fora, simplesmente simplifiquei tudo de forma a enteder como se passaria em natural e mostraria como simular isso de maneira caseira, o que falo não é nenhuma mentira, e sim uma verdade, pura verdade, desculpa se errei em alguma coisa, a intenção foi a das melhores possíveis, mas não fiz isso na base do "achismo", pesquisei durante dias e resumi tudo aqui, e falando sobre o que disses: não se vê dionaeas crescendo aqui naturalmente e em nenhum momento disse que não havia sphagnum aqui no brasil, como chegou eu não sei, pode ter sido natural? sim! ou não... o kh não influencia muito na composição da agua esses materias, como tido pesados ficam depositados no fundo do rio, oceano, cisterna que seja e geralmente não são tão ruins, pelo menos não notei diferença aguando o rizoma da dionaea com essa agua alcalina e nos pantanos não é possivel plantas de grande porte porque o solo é pobre por diversas causas e motivos, mas não é porque não tem nutrientes, e sim porque de alguma forma eles são destruidos e, para constar, cinzas de madeira são utilizados na adubagem de certas flores, ou seja, não sei ao certo o quanto isso é ou não prejudicial para pcs, e nessa questao, deixo bem claro que pcs não são odiadoras mortais de nutrientes, só possuem um organismo muito fraco para absorvelas, isso é otimo para outras coisinhas ruins se instalarem e acabar com a planta... sua vez de falar 
|
02.12.2010(Qui)12:06 |
|
 |
Arthur Vinicius
Registrado em: 22.05.2010(Sáb)13:41 Mensagens: 181 Localização: Brasilia - DF
|
Citação: Carlos Rohrbacher escreveu: O título do tópico está se referindo à água de torneira, caso seja referente somente a cloro isso deveria ser especificado no título. Provavelmente essa é a grande dificuldade de diálogo. Citação: ... O musgo shagnum é de origem Europeia, ou seja, so existe na natureza de lá (claro que pode ter havido o transplante para outras areas). Praticamente não é encontrado na America ou em outros continentes ... Informação incorreta, há sphagnum crescendo há algum milênios aqui na América do Sul, muito antes de qualquer dispersor humano. O mesmo vale para a Ásia e Oceania (nota: ví que a informação foi corrigida, parabéns por pesquisar mais sobre o assunto.  ) Deculpem se parece que sou agressivo ao argumentar, mas fica cansativo moderar tantos tópicos abertos com informações que são postas como 'verdades' sem um mínimo de consulta ao conhecimento já existente sobre PCs, seu cultivo e sobre seus habitats. Eu levo esses tópicos muito a sério pois eles podem direcionar cultivo equivocado por pessoas que têm o fórum como referência. Olha você me desculpe, mas você esta sendo muito ignorante, e peço que seja mais atencioso e leia todas as postagens, pois eu pesquisei sobre o shagnum e acabei achando uma informação errada, mas fui alertado disso e concertei depois com outro post. E sobre a questão do cloro, como vamos falar de agua de torneira que é tratada com cloro sem falar de como o cloro é prejudicial.
|
02.12.2010(Qui)12:21 |
|
 |
rul3s0
Registrado em: 30.04.2010(Sex)14:31 Mensagens: 86 Localização: Franco da Rocha - SP
|
Vcs acham que não estão discutindo a toa, o post é para tirar duvidas não brigar o floodar que é o que acontece.
Seguinte se o problema é agua tratada com cloro, deixe-a descansando por 48 horas, com isso o cloro evapora
_________________ O que o homem faz em vida ecoa pela eternidade...
____________ Augusto Silva
|
02.12.2010(Qui)12:29 |
|
 |
Gabriel Porto
Registrado em: 26.11.2010(Sex)12:36 Mensagens: 145 Localização: Currais Novos, RN, Brasil
|
rul3s0 escreveu: Vcs acham que não estão discutindo a toa, o post é para tirar duvidas não brigar o floodar que é o que acontece.
Seguinte se o problema é agua tratada com cloro, deixe-a descansando por 48 horas, com isso o cloro evapora simples, porém não é so de cloro que a agua é tratada e não estamos discutindo, isso é um forum, serve para dialogar, não precisa ser só doces e beijinhos.
|
02.12.2010(Qui)12:33 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Olá Gabriel, Há comentários na minha última mensagem que dizem respeito ao que escreveram outros usuários, esse é um fórum aberto e não um chat como o MSN. A propósito, não há meio ‘não-natural’ de propagação de plantas, até que seja provado algum meio fora do mundo físico (ou natural). O fato do sphagnum existir ‘fossilizado’ em turfeiras muito antes de haver pessoas parece uma prova razoável que o ser humano não foi responsável pela disseminação dessas espécies de musgo. O tópico ficou com um título muito abrangente, talvez como ‘Cloro na água das PCs’ delimitasse melhor sobre o que se pretende discutir. A questão da ‘verdade’ é que as propostas são por vezes consideradas ‘a verdade’ pelo leitor desavisado. Isso tem ocorrido com a ‘água de torneira’, o tal do ‘pó de pinus’ e outras histórias que parecem no fórum. Entenda que não é uma questão pessoal, a posição sobre o uso de água de torneira é que venho combatendo por meio de argumentação. Sobre a Dionaea, contextualize, assim parece que eu disse que elas vivem no Brasil ou coisa parecida. Gabriel escreveu: ... não notei diferença aguando o rizoma da dionaea com essa agua alcalina Empirismo de caso único por tão pouco tempo, vamos aguardar um pouco mais antes de apresentar uma conclusão tão forte, contrária ao que existe como conhecimento? Voltando à metáfora do cachorro. Quanto tempo é necessário para matar um cachorro com pão seco? Gabriel escreveu: ... o solo é pobre por diversas causas e motivos, mas não é porque não tem nutrientes, e sim porque de alguma forma eles são destruídos ... Bom, ‘pântano’ não é sinônimo de ‘habitat’. Por falar nisso, eu gostaria muito de entender como os ‘nutrientes’ são ‘destruídos’. Gabriel escreveu: ... possuem um organismo muito fraco ... Parece-me que as plantas que conseguem sobreviver em ambientes tão inóspitos são fortes. Novamente com uma metáfora: quem é mais ‘forte’, um mamífero insetívoro ou um dinossauro de grande porte? A resposta é: Depende do ambiente! Por isso não fugimos de dinossauros a caminho do trabalho diariamente.
_________________ Droseraholic!!!
|
02.12.2010(Qui)12:40 |
|
 |
Arthur Vinicius
|
Olha existem duas grandes questões agora.
1-A agua de torneira(tratada com milhares de substancias) faz mal as Pcs?
2- O pantano, onde maioria das Pcs, vivem é uma area alagada e com poucos nutrientes, mas para onde vão estes nutrientes? Olha, eu estava pesquisando mais, e achei as resposatas, elas podem estar incompletas, mas garanto que não estam erradas.
1-Numa estação de tratamento de água, o processo ocorre em etapas: - Coagulação: quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determina quantidade de sulfato de alumínio. Esta substância serve para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila. - Floculação - em tanques de concreto com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores. - Decantação - em outros tanques, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositadas no fundo dos tanques, separando-se da água. - Filtração - a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro. - Desinfecção - é aplicado na água cloro ou ozônio para eliminar microorganismos causadores de doenças. - Fluoretação - é aplicado flúor na água para prevenir a formação de cárie dentária em crianças. - Correção de PH - é aplicada na água uma certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio. Esse procedimento serve para corrigir o PH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição. Resumindo: Tudo o que sobre é o flúor, cloro ou ozonio, e o sal para correção de pH, mas muitas dessas substancias com o passar do tempo evaporão ou sofrem oxidação, assim desaparecendo.
2- Ontem eu postei um link que dava uma explicação razoavel de como o pantano funciona,a questão é que existe materia organica sim, mas com a corrente de agua novas camadas vão sendo sobrepostas sobre essa materia e isso leva a uma decomposição muito lenta, também os pantanos tem drenagem pobre, por isso a agua fica retida emcima, também devemos levar em conta que a agua é acida, e isso impede ou retarda a proliferação de microorganismos que vão decompor essa materia organica.
|
02.12.2010(Qui)12:45 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
rul3s0 escreveu: Vcs acham que não estão discutindo a toa, o post é para tirar duvidas não brigar o floodar que é o que acontece.
Seguinte se o problema é agua tratada com cloro, deixe-a descansando por 48 horas, com isso o cloro evapora Pois, é isso, está lá no primeiro atalho, tópico do bode. 
|
02.12.2010(Qui)12:46 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
|
Arthur Vinicius escreveu: 1-A agua de torneira(tratada com milhares de substancias) faz mal as Pcs? Sugiro um grupo controle e um grupo experimental para isolar a variável em questão, alguém se habilita? Arthur escreveu: 2- O pantano, onde maioria das Pcs, vivem é uma area alagada e com poucos nutrientes, mas para onde vão estes nutrientes? Olha, eu estava pesquisando mais, e achei as resposatas, elas podem estar incompletas, mas garanto que não estam erradas. Ficam lá, são consumidos, 'degradados' (ainda aguardo a resposta do Gabriel), é uma pergunta em aberto. Arthur escreveu: 2- Ontem eu postei um link que dava uma explicação razoavel de como o pantano funciona,a questão é que existe materia organica sim, mas com a corrente de agua novas camadas vão sendo sobrepostas sobre essa materia e isso leva a uma decomposição muito lenta, também os pantanos tem drenagem pobre, por isso a agua fica retida emcima, também devemos levar em conta que a agua é acida, e isso impede ou retarda a proliferação de microorganismos que vão decompor essa materia organica. Estamos chegando a algum consenso: Decomposição muito lenta = 'nutrientes escassos' Sobreposição e isolamento = 'mesmo os poucos nutrientes ficam isolados das raízes' Ah, vou apresentar algumas evidências: já medi o pH e o KH de riachos nas encostas da Serra do Quirirí, um habitat que não é um 'pântano' e tem montes de turfeiras. O que pude verificar é o pH ficou abaixo da escala 6.0 (até onde o teste media) e o KH em zero. Realizei os mesmo procedimentos na Região da Serra da Ponta Grossa e, adivinhem ... ... obtive os mesmo resultados. Dado que as plantas vivem nessas condições, a diferença entre a 'água de torneira' (pH 7.2 e KH 2) que é distribuída na rede onde se encontram as minhas plantas é muito grande. Tenham um bom dia.
|
02.12.2010(Qui)13:06 |
|
 |
Gabriel Porto
|
Retirado da wikipedia:
"Pântano é uma área plana de abundante vegetação herbácea e/ou arbustiva, que permanece grande parte do tempo inundada, há a formação do pântano, cujo ecossistema é único e diverso. O surgimento dos pântanos geralmente ocorre em áreas onde o escoamento das águas se torna lento, assim o entulho ocasionado pela massa orgânica além de se decompor, ocasiona mais represamento da vazão da bacia hidrográfica."
bom, como podem ler, o pantanal é formado por massa organica a se decompor, isso é bom para as pcs? claro que não! porém, como elas foram para la, se seria um dos ultimos lugares que elas gostam? foi o que expliquei no primeiro post, como essa materia organica é escoada? não sei ao certo, acho que se deposita em lugares isolados ou profundos ou sao levado para a agua, também sao alvos de queimadas, onde podem servir de material de combustão, e relamente me expressei mal, as pcs não tem organismo fraco, o que quis dizer é que eles se adaptaram a tal forma para receber nutrientes pelas armadilhas que suas raizes deixaram de procura-las por conta propria, e um fato interessante, vi em outro forum, ha muito tempo, um cara que cultivava suas Nepenthes em terra preta, uma explicação tecnica? pode ser que esse solo fosse livre das praguinhas destruidoras de raizes de pcs, coisa que outras plantas tem defesas naturais para o fazerem
|
02.12.2010(Qui)13:47 |
|
 |
Arthur Vinicius
|
Gabriel Porto escreveu: Retirado da wikipedia:
"Pântano é uma área plana de abundante vegetação herbácea e/ou arbustiva, que permanece grande parte do tempo inundada, há a formação do pântano, cujo ecossistema é único e diverso. O surgimento dos pântanos geralmente ocorre em áreas onde o escoamento das águas se torna lento, assim o entulho ocasionado pela massa orgânica além de se decompor, ocasiona mais represamento da vazão da bacia hidrográfica."
bom, como podem ler, o pantanal é formado por massa organica a se decompor, isso é bom para as pcs? claro que não! porém, como elas foram para la, se seria um dos ultimos lugares que elas gostam? foi o que expliquei no primeiro post, como essa materia organica é escoada? não sei ao certo, acho que se deposita em lugares isolados ou profundos ou sao levado para a agua, também sao alvos de queimadas, onde podem servir de material de combustão, e relamente me expressei mal, as pcs não tem organismo fraco, o que quis dizer é que eles se adaptaram a tal forma para receber nutrientes pelas armadilhas que suas raizes deixaram de procura-las por conta propria, e um fato interessante, vi em outro forum, ha muito tempo, um cara que cultivava suas Nepenthes em terra preta, uma explicação tecnica? pode ser que esse solo fosse livre das praguinhas destruidoras de raizes de pcs, coisa que outras plantas tem defesas naturais para o fazerem Mas tem so um problema, além da wikipedia não ser muito confiavel, pois qualquer um pode postar algo lá, este texto que você pegou refere-se ao pantano brasileiro, que é bem diferente do pantano Norte Americano, onde se acham as Pcs.
|
02.12.2010(Qui)14:03 |
|
 |
|