Desvendando Mitos - Agua da torneira para PCs
Autor |
Mensagem |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Eu sou persistente em lembrar algumas afirmações, por mais que elas sejam desconsideradas: 'Pântano' não é correlato de 'habitat', onde as PCs geralmente habitam no Brasil são as turfeiras, dentre outros locais. Ah, o comentário do Arthur é bem pertinente, cuidado com a fonte de informações. Sugiro uma olhada no site do Fernando Rivadavia para entender como são os habitats das PCs: http://www.ladin.usp.br/carnivoras/Portugues/first.htmlSugiro as seções: 'Como evoluíram?' 'Como é o seu habitat?'
_________________ Droseraholic!!!
|
02.12.2010(Qui)14:17 |
|
 |
rodgaba
Registrado em: 17.03.2010(Qua)14:22 Mensagens: 260 Localização: Campinas - SP
|
Oi Pessoal, eu venho utilizando a agua da torneira desde maio e as plantas continuam bem e se desenvolvendo tranquilamente, mas..... obviamente se fosse agua destilada, certamente seria melhor, entao andei pensando...
Será que seria possível e funcional um sistema de filtragem usando o sphagnum??? ago mais ou menos assim: recipientes com sphagnum interligados (uns 6 ou mais) onde a agua da torneira entraria no primeiro recipiente e iria passando via gravidade pelos outros até sair em um reservatório que poderia ter ou não uma bomba para retorno e assim fazendo a refriltagem da agua (poderia estar acomodado em uma estante)
Derrepente poderia ser usado em alguns recipientes intercalados o aguapé (se não me engano ajuda a filtrar tambem), caso isso fosse possível e funcional vejo pelo menos 2 ótimas utilidades:
Agua limpa para as Pc´s, inclusive com ph correto (em função do shpagnum absorver os nutrientes e acidificar o ph) e uma plantação de Sphagnum para repor e / ou usar nos vasos de Pc´s.
fica a ideia
|
02.12.2010(Qui)14:41 |
|
 |
Diana Alcantara
Registrado em: 09.01.2008(Qua)12:40 Mensagens: 182 Localização: sp/sp
|
Sempre usei água da torneira e nunca tive problemas... As sarracenias e as nepenthes nunca apresentaram problemas por causa disso...
|
02.12.2010(Qui)14:53 |
|
 |
Arthur Vinicius
Registrado em: 22.05.2010(Sáb)13:41 Mensagens: 181 Localização: Brasilia - DF
|
Olha concordo com você, é uma otima ideia, mas precisa de reformas,pois como você esta a citando fica muito caro. Realmente agupé é uma planta filtradora que retira sais minerais e materio organica da agua onde vive, mas há um problema, estes mesmo que filtraram a agua também liberam algumas substancias e esse sistema tmbém não é 100% confiante.Porém é uma otima ideia.
|
02.12.2010(Qui)14:56 |
|
 |
Gabriel Porto
Registrado em: 26.11.2010(Sex)12:36 Mensagens: 145 Localização: Currais Novos, RN, Brasil
|
rodgaba escreveu: Oi Pessoal, eu venho utilizando a agua da torneira desde maio e as plantas continuam bem e se desenvolvendo tranquilamente, mas..... obviamente se fosse agua destilada, certamente seria melhor, entao andei pensando...
Será que seria possível e funcional um sistema de filtragem usando o sphagnum??? ago mais ou menos assim: recipientes com sphagnum interligados (uns 6 ou mais) onde a agua da torneira entraria no primeiro recipiente e iria passando via gravidade pelos outros até sair em um reservatório que poderia ter ou não uma bomba para retorno e assim fazendo a refriltagem da agua (poderia estar acomodado em uma estante)
Derrepente poderia ser usado em alguns recipientes intercalados o aguapé (se não me engano ajuda a filtrar tambem), caso isso fosse possível e funcional vejo pelo menos 2 ótimas utilidades:
Agua limpa para as Pc´s, inclusive com ph correto (em função do shpagnum absorver os nutrientes e acidificar o ph) e uma plantação de Sphagnum para repor e / ou usar nos vasos de Pc´s.
fica a ideia claro, eu faço isso, não precisaria ser muitos potes, somente duas ou mais garrafas pet juntas (uma em cima da outras) e em cima sphagnum vivo e muita areia em baixo, a agua sairia acida e boa, porém seria necessario deixar a agua descansar por 48 horas antes de fazer o tratamente, algum dia desses faço o projeto. Sem falar que assim sairia beeem mais barato e poderia colocar uma planta varegeira (que se alimenta muito e cresce pouco) para empobrecer o solo.
|
02.12.2010(Qui)15:18 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Há várias espécies de plantas aquáticas (flutuantes ou palustres) que poderiam ser utilizadas, mas seria interessante verificar o quanto de resíduos que elas produzem, folhas mortas, raízes e etc. Tenho essas como sugestão: Pistia stratiotes Eichhornia crassipesSalvinia sp. Mas, dado o tamanho do projeto, me parece mais fácil coletar água da chuva. 
|
02.12.2010(Qui)20:07 |
|
 |
Phvporto
Registrado em: 01.11.2009(Dom)16:47 Mensagens: 141 Localização: Dourados - MS
|
Todo esse alvoroço por causa de um simples tutorial sobre água da torneira. Acho que cada um deve cuidar da sua planta como quiser. Com água de torneira, chuva ou destilada.
02.12.2010(Qui)20:28 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
|
Phvporto escreveu: Todo esse alvoroço por causa de um simples tutorial sobre água da torneira. Acho que cada um deve cuidar da sua planta como quiser. Com água de torneira, chuva ou destilada. A idéia de um fórum é discutir melhores formas de cuidado com as plantas. Cada um 'acha' o que quiser ... ... esses dias eu achei uma moeda de um real. 
|
02.12.2010(Qui)21:35 |
|
 |
Arthur Vinicius
Registrado em: 22.05.2010(Sáb)13:41 Mensagens: 181 Localização: Brasilia - DF
|
Achei um texto legal sobre os Aguapés
O aguapé serve de abrigo natural a organismos de vários tamanhos e aspectos, servindo de habitat para uma fauna bastante rica, desde microrganismos, moluscos, insetos, peixes, anfíbios e répteis até aves. Quando largado nas águas, sem uso, o aguapé chega a prejudicar a navegabilidade dos rios, causando até problemas em reservatórios de usinas hidrelétricas em razão de sua rápida proliferação. Entretanto, quando bem aproveitada esta planta pode trazer benefícios incríveis. Uma das principais vantagens do aguapé é que ele é um filtro natural, pois apresenta a capacidade de incorporar em seus tecidos uma grande quantidade de nutrientes.
Assim, se um lago ou um reservatório estiverem poluídos, coloca-se o aguapé: suas raízes longas e finas, com uma enorme quantidade de bactérias e fungos, atuam sobre as moléculas tóxicas, quebrando sua estrutura e permitindo que a planta assimile estes componentes tóxicos. O único cuidado é vigiar de perto seu crescimento vigoroso para mantê-lo sempre sob controle. Não se aconselha, entretanto, a utilização e presença de aguapés em lagos extensos, em represas com possíveis remansos ou mesmo em tanques de dimensões maiores, pelas dificuldades de remoção e controle.
Este texto também serve para a Salvínea (Salvinia sp) e Alface d' água (Pistia stratiotes), pois estas plantas tbm são flutuantes e filtradoras e utilizam o mesmo metodo do aguapé.
|
02.12.2010(Qui)21:49 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
|
Já vi algumas reportagens sobre o uso das Eichhornia para a absorver metais pesados, em tanques enormes no final do tratamento de efluentes. Infelizmente não lembro onde ou quando. 
|
02.12.2010(Qui)22:04 |
|
 |
|