Povo, thanx pelos comentários e elogios ás minhas plantas 

Thiago - Eu uso para carnivoras  uma mistura  de   areia de quartzo  + turfa + musgo para meus vasos coletivos.   Uma das coisas que faço quando vou a campo é justamente coletar um pouco de substrato ao redor das plantas para misturar ao musgo e a areia,  o que tem me dado bastante resultados bons  pois a constituição do solo, ph e etc é mais proxima do  que elas gostam.  
Nadia - Obrigado pelos elogios,   e eu adoro portulacas e outras parentes dos Cactos. 
Miguel - Lady pauline é uma intermediária - highlander, então aqui em Brasilia elas se dão bem com uma boa umidade.  A truncata não me da trabalho.  Ela cresce bem e continuamente mesmo aqui com seca, solão etc.  So é um tanto lenta,  mas cada folha nova é maior que a outra.   A globosa é uma das que o povo da indonesia chama de "Boat form"  justamente o jarro visto de trás tem a forma de uma proa de navio, conseguir uma dessas é dificil pois nem todas as globosa tem essa forma especifica
Carlos -  Aqui em Brasilia não é tão dificil ter carnivoras  intermediárias, lowlander  e algumas highlander.   so temos umas poucas epocas criticas do ano que precisam de mais atenção (seca entre setembro - novembro) 
Igor -  Eu tento simular o habitat delas o mais proximo possivel,  e ja estou tendo resultados interessantes.  Eu deixo crescer de forma controlada  outras plantas junto das carnivoras,  pois no habitat elas competem por luz  e, em um lugar onde a insolação é tão forte como em Brasilia,   elas ajudam na proteção das plantas contra o sol.     Pode ver que estão com cores bonitas mesmo com as plantas não carnivoras crescendo ao redor.     
Esta minha globosa eu consegui com uma troca com o Geraldo do Carnivora Santos.   Veio uma planta selecionada da tailandia se não me engano.   Como disse acima para o miguel,  a globosa é muito variavel,  algumas plantas são redondonas como a minha outras são alongadas  quase igual nepenthes mirabilis.  
As globosa são basicamnete ultra lowlanders.  Crescem ao nivel do mar proximas  das praias.   Então pra elas é calor e muito calor,  muita umidade   e elas gostam de pegar sol direto.  A minha eu tenho numa caixa transparente que deixo embaixo do sol.   Temperaturas acima de 40 graus e 100% de umidade do ar são fichinha para ela.   
[/list]