Controle biológico contra lagartas.
Autor |
Mensagem |
Bruno Garcia
Destaque
Registrado em: 02.03.2008(Dom)8:10 Mensagens: 1338 Localização: Sertãozinho-SP
|
 Controle biológico contra lagartas.
Boa noite pessoal. Esse ano entrou, novas expectativas no cultivo, novos sonhos... mas além disso, eu entrei com um grande problema que venho enfrentando desde o ano passado...LAGARTAS! Esse invertebrado vem me dando dor de cabeça já há alguns meses, elas devoram tudo: droseras inteiras, hastes e folhas de utricularias, folhas/jarros de nepenthes...eita bichinho chato! Eu pesquisei mas não achava uma solução caseira(já que agrotóxicos especializados matariam essas plantas tão sensíveis) que pudesse sanar o problema por aqui, eu até então só fazia a catação manual, rezando para elas sumirem! Porém meus pedidos não foram atendidos, elas continuaram a aparecer e comer tudo que encontravam pela frente. Hoje então, elas passaram dos limites, comeram um seedling de D. hartmeyerorum  , Umas das droseras que mais gosto! Ainda tem mais alguns lá no vasinho, mas elas mexeram com a planta errada! Falando com uma biologa, ela me indicou uma empresa daqui de Sertãozinho, que é especializada em controle biológico de pragas, para quem não sabe, o controle biológico é a forma mais natural de resolver problemas em lavouras e etc. Usa-se um outro ser vivo para acabar com aquele que está encomodando. Bom, falei com a tal empresa que leva um nome bem sugestivo: Biocontrol, rsrsrs. E eles me disseram que tinham a solução para o meu problema!!! Um representante da empresa veio até aqui em casa e me trouxe o produto que, para mim, está trazendo as esperanças de volta. É um fungo, isso mesmo! O fungo vem em um pacotinho, lacrado, basta eu misturar em água e em 15 dias eles já estão cuidando das lagartas para mim, ele se instala na lagarta, matando-a...simples, não? Esse fungo começou a ser produzido por essa empresa a partir de estudos, a minha região é produtora de cana-de-açúcar, e eles desenvolveram esse produto para acabar com as lagartas nas lavouras de cana. Vou colocar uma foto do produto:  Ainda não apliquei o produto, mas em breve vou aplicar nas minhas orquídeas, nepenthes e em um vasinho isolado com D. burmannii, e ver oque vai acontecer, caso tudo reagir bem, acho que ai temos uma solução boa, barata e quem sabe eficaz contra esse problema. Esse pacotinho de 45g eu paguei R$22,00 e ele faz 20 litros, da para borrifar muuuito!! É parece um pouco caro, mas acho que se funcionar vale muito a pena! Gostaria de saber a opinião do vocês pessoal Abraços, Bruno
_________________ Algumas fotos das minhas Plantas Carnívoras e Orquídeas:
http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3
Growlist Bruno Garcia:
viewtopic.php?f=24&t=2907
|
07.01.2011(Sex)19:09 |
|
 |
Rique
Destaque
Registrado em: 31.03.2009(Ter)11:18 Mensagens: 188 Localização: São Paulo, SP, Brasil
|
Olá Bruno... O pessoal da biologia talvez possa dar uma opinião mais construtiva, principalmente os entomologistas (Graco)... Mas eu recomendo MUITO CUIDADO com isso, não só pelas plantas, mas principalmente com todos os outros seres vivos da redondeza... pense nas seguintes perguntas:
Será que esse fungo não pode acabar se espalhando pra outros lugares? Será que ele só afeta essas lagartas? Será que ele é letal pra outros insetos, alguns benéficos, como por exemplo as "joaninhas", que comem pulgões? Será que ele não pode acabar fugindo do controle e virar uma praga pior que as lagartas? Será que ele não pode causar algum problema de saúde em humanos, ou em animais de estimação, como cão/gato/peixe/ave?
Entre outras questões....
Vale lembrar que essas lagartas muito provavelmente são fases larvais de borboletas, e vc poderia acabar com uma população inteira delas. Tem fotos, para que o pessoal ajude a identificar e quem sabe achar alternativas para o controle populacional ???
Até onde sei elas deveriam ter uma alimentação mais restrita, apenas umas poucas plantas virariam comida, ou teriam preferência por alguma (estou certo Graco?) assim, controlando a comida vc poderia controlar a população... ou não?
Isso é o que eu consegui pensar, vamos ver o que o que o pessoal fala...
_________________ Henrique P. Ferreira
|
08.01.2011(Sáb)0:30 |
|
 |
Bruno Garcia
Destaque
|
Olá Rique! A empresa parece saber muito bem oque faz/fala, segundo o cara, é um dos produtos mais vendidos aqui na região, por conta dos vastos canavias que temos por aqui. Ele disse também, que com a chegada do inverno os fungos acabam morrendo. Acho que um produto como esse não poderia ser vendido sem ter muito estudo e pesquisa em cima disso, acho que os caras sabem oque fazem. Olha controlar lagartas? Rsrsr, é impossível, essa fase larval de algumas semenas delas são suficientes para detonar sua coleção inteira cara!!! Não to afim de controlar nada não, quero é deixar minhas plantas vivas  , não gastei tanto dinheiro, tempo, atenção nesse hobby, para depois de 3 anos, ter de ver ele ser literalmente "devorado". Amanhã eu vou fazer a aplicação nas plantas mais fortes e em um vaso de drosera, posto o resultado aqui depois. Abraços, Bruno.
Growlist Bruno Garcia:
|
08.01.2011(Sáb)1:32 |
|
 |
André Fabri
Registrado em: 13.02.2010(Sáb)22:21 Mensagens: 394 Localização: São Paulo, SP
|
Rique, eu entendo a posição de não querer introduzir espécies de seres vivos alheios ao bioma local, agora.... se as usinas de sertaozinho ainda não espalharam o fungo na regiao usando na cidade toda, não vai ser o Bruno q vai fazer isso com as carnivoras dele e um borrifador kkkkkkkkk.
Além disso, lagartas sao os animais mais vorazes q ja vi. se sobrar UMA ela pode acabar com uma planta importante sua =O
|
08.01.2011(Sáb)1:39 |
|
 |
Rique
Destaque
Registrado em: 31.03.2009(Ter)11:18 Mensagens: 188 Localização: São Paulo, SP, Brasil
|
É... pensando por esse lado é verdade, né? As usinas já devem ter espalhado muito dele por aí... Bom... nesse caso, não deixe de contar como foi e postar fotos. Até...
_________________ Henrique P. Ferreira
|
08.01.2011(Sáb)12:24 |
|
 |
Bruno Garcia
Destaque
|
Rique escreveu: É... pensando por esse lado é verdade, né? As usinas já devem ter espalhado muito dele por aí... Bom... nesse caso, não deixe de contar como foi e postar fotos. Até... Fiz a aplicação nas plantas do jardim, nas orquídeas e em um vaso isolado com D. burmannii e U. gibba, onde prendi uma lagarta. Vamos ver, se a lagarta morre e as carnívoras mais sensíveis ficam vivas.  Posto o resultado aqui para vocês conforme a evolução. Abraços, Bruno.
Growlist Bruno Garcia:
|
08.01.2011(Sáb)12:47 |
|
 |
SEAN_X2k
Moderador
Registrado em: 01.10.2006(Dom)4:20 Mensagens: 143 Localização: Maringá - PR
|
Já tive grandes problemas com lagarta também, perdi varios seedling, inclusive vinda do exterior/ebay. Ainda bem que algumas pigméias atacadas se recuperaram.
Meu medo agora é outro: ácaros!!! Será que tem algum produto semelhante para ácaros, baseado em ácaros predadores?
t+
|
08.01.2011(Sáb)18:26 |
|
 |
Bruno Garcia
Destaque
|
SEAN_X2k escreveu: Já tive grandes problemas com lagarta também, perdi varios seedling, inclusive vinda do exterior/ebay. Ainda bem que algumas pigméias atacadas se recuperaram.
Meu medo agora é outro: ácaros!!! Será que tem algum produto semelhante para ácaros, baseado em ácaros predadores?
t+ Olá Sean. Eu não sei se a Biocontrol tem produtos contra ácaros, ele tem um site você já entrou para dar uma olhada? www.biocontrol.com.brEspero que você consiga controlar essas pragas por aí, boa sorte. Abraços, Bruno.
Growlist Bruno Garcia:
|
08.01.2011(Sáb)18:50 |
|
 |
SEAN_X2k
Moderador
Registrado em: 01.10.2006(Dom)4:20 Mensagens: 143 Localização: Maringá - PR
|
Olá Bruno! Pelo site a biocontrol não trabalha com ácaros, mas achei este: http://www.promip.agr.br/produtos.asp?cID=1 Mas acho que eles vendem o ácaro predador como parte de um serviço/consultoria. Bem estou com este problema em algumas pimentas. Mas já tive grandes problemas com ácaros em sarracenias. t+
|
08.01.2011(Sáb)20:44 |
|
 |
Graco
Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15 Mensagens: 242 Localização: Natal / RN
|
Opa!
Rique, entendo sua cautela, mas esse fungo já é consagrado no mercado e amplamente utilizado em técnicas de controle biológico de pragas. Como o Bruno citou, por trás de um produto desses que entra no mercado, anos, anos e mais anos de pesquisas são realizados e continuam sendo em todos os aspectos que você citou e mais alguns. Além disso, falo por conhecimento próprio que a Biocontrol é uma das "bambambans" na área, mas vamos às perguntas:
"Será que esse fungo não pode acabar se espalhando pra outros lugares?"
De fato ele pode, depois de destruir os insetos-alvo, continuar seu ciclo e eliminar outros insetos, principalmente insetos de solo, mas isso ocorre em números insignificantes mesmo em ambiente natural. Em uso doméstico/urbano o risco de impacto ambiental é nulo
"Será que ele só afeta essas lagartas?"
Afeta grande variedade de insetos, principalmente de solo, vide resposta anterior.
"Será que ele é letal pra outros insetos, alguns benéficos, como por exemplo as "joaninhas", que comem pulgões?"
Idem
"Será que ele não pode acabar fugindo do controle e virar uma praga pior que as lagartas?"
Sem chance. Esse fungo (seus esporos, principalmente) já existe naturalmente em solos por toda parte. Aplicá-lo numa lavoura apenas o concentra e direciona mais em determinada área. Esse tipo de controle utiliza um inimigo natural já estabelecido e não-invasor nesse caso.
"Será que ele não pode causar algum problema de saúde em humanos, ou em animais de estimação, como cão/gato/peixe/ave?"
Eu nunca tive coragem de dar uma fungada nos esporos, por mais que me garantam que é inofensivo hehehe.
Eliminar os riscos à saúde humana e de animais não-alvos é a meta PRINCIPAL de técnicas de controle biológico, portanto quando virem um produto desses já sendo utilizado no mercado podem ficar tranquilos quanto a essas questões!
_________________ Minha Growlis e Wishlist
Galeria
Tibério Graco Biólogo Entomólogo
|
08.01.2011(Sáb)23:00 |
|
 |
|