Autor |
Mensagem |
felipe
Registrado em: 26.11.2010(Sex)17:43 Mensagens: 188 Localização: Dourados/ MS
|
 Re: Substrato para Sphagnum
Areia de construção também serve, né?
_________________ "Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que te amam, Jesus"
|
12.02.2011(Sáb)17:04 |
|
 |
Gabriel Porto
Registrado em: 26.11.2010(Sex)12:36 Mensagens: 145 Localização: Currais Novos, RN, Brasil
|
felipe escreveu: Areia de construção também serve, né? sim, quanto mais fina melhor e de preferencia, junto com outros componente que permitam a aeração do substrato (isopor, perlita, vermiculita etc), lave muito bem antes de usar, se não for muito perfeccionista com a cozinha, bote a areia pra cozinhar no microondas após a lavagem pra matar os esporos de fungos e algas que com toda certeza estarão presentes, se não, deixe ao sol, ou, pegue a areia e jogue logo no vaso 
|
12.02.2011(Sáb)17:26 |
|
 |
Phvporto
Registrado em: 01.11.2009(Dom)16:47 Mensagens: 141 Localização: Dourados - MS
|
felipe escreveu: Eu uso o próprio substrato das pcs: sphagnum seco+areia+vermiculita. Eu coloco um pouco desse substrato e rego como se fosse uma pc daí ele brota. ² então...
12.02.2011(Sáb)20:17 |
|
 |
Maurício Ervilha
Destaque
Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16 Mensagens: 881 Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
|
Gabriel, em minha opinião quanto mais fina a areia, pior. Quanto mais fina, mais compacta ela fica, impermeabilizando a percolação da água no substrato. Você faz certo em adicionar outros componentes pra ajudar na aeração, mas se a areia for mais grossa, menor a quantidade de compostos terá que adicionar. Eu compro areia em uma loja de produtos de piscina, eles tem areia fina, média e grossa. A média é excelente, só vem um pouco suja.
Abraços
14.02.2011(Seg)10:35 |
|
 |
Gabriel Porto
Registrado em: 26.11.2010(Sex)12:36 Mensagens: 145 Localização: Currais Novos, RN, Brasil
|
Maurício Ervilha escreveu: Gabriel, em minha opinião quanto mais fina a areia, pior. Quanto mais fina, mais compacta ela fica, impermeabilizando a percolação da água no substrato. Você faz certo em adicionar outros componentes pra ajudar na aeração, mas se a areia for mais grossa, menor a quantidade de compostos terá que adicionar. Eu compro areia em uma loja de produtos de piscina, eles tem areia fina, média e grossa. A média é excelente, só vem um pouco suja.
Abraços Pode ser também, porém nunca tive problemas com a areia fina
|
14.02.2011(Seg)12:05 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Areia muito fina em qrande quantidade pode impedir a oxigenação das 'raízes' (ou estolões). felipe escreveu: Areia de construção também serve, né? Sim ... ... escolha a mais grossa e lave até a água sair transparente. Importante também verificar se ela é inerte, se ela elevar o pH da água só serve ao cultivo da maioria das pings e drosophyllum. Té.
_________________ Droseraholic!!!
|
14.02.2011(Seg)12:54 |
|
 |
Rafakkato
Registrado em: 06.02.2011(Dom)3:07 Mensagens: 14 Localização: Campo Grande / MS
|
Bom, achei interessante a parte da aeração, mas onde posso comprar perlita e vermeculita? E qual a sua diferença?
|
14.02.2011(Seg)13:56 |
|
 |
felipe
Registrado em: 26.11.2010(Sex)17:43 Mensagens: 188 Localização: Dourados/ MS
|
Eu usaria isopor mesmo, mas nunca tive problema com isso
_________________ "Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que te amam, Jesus"
|
15.02.2011(Ter)20:41 |
|
 |
Igor_souza
Registrado em: 24.01.2011(Seg)10:56 Mensagens: 323 Localização: Boa Esperança- ES
|
Bom dia pessoal, eu estou iniciando no cultivo do sphagum, e como não tenho medidor de ph, a coisa complica um pouco.. Eu só queria saber se posso usar areia de quartzo ou aquela areia alaranjada de construção... E também, se a areia deve ser grossa, ou seja, se eu posso peneirar pra tirar a areia fina e usar só areia grossa.... E eu posso usar somente areia no cultivo do musgo? Sobre areia de filtro de piscina, eu não encontrei por aqui ainda, mas se eu encontrar, posso usar só essa areia? Serve se for de filtro de água normal, pra beber? Acho que no supermercado aqui tem.... Valeu pela ajuda ai!
_________________ " -I grow carnivorous plants, bitch! " Minha Growlist Minha Galeria
|
12.03.2011(Sáb)12:55 |
|
 |
Igor_souza
Registrado em: 24.01.2011(Seg)10:56 Mensagens: 323 Localização: Boa Esperança- ES
|
Igor_souza escreveu: Bom dia pessoal, eu estou iniciando no cultivo do sphagum, e como não tenho medidor de ph, a coisa complica um pouco.. Eu só queria saber se posso usar areia de quartzo ou aquela areia alaranjada de construção... E também, se a areia deve ser grossa, ou seja, se eu posso peneirar pra tirar a areia fina e usar só areia grossa.... E eu posso usar somente areia no cultivo do musgo? Sobre areia de filtro de piscina, eu não encontrei por aqui ainda, mas se eu encontrar, posso usar só essa areia? Serve se for de filtro de água normal, pra beber? Acho que no supermercado aqui tem.... Valeu pela ajuda ai! .... Acabei de saber que os fitros de água não tem areia dentro...  Aliás, na verdade o "filtro" se chama vela, e alguns tem carvão dentro....Afff.... Se der pra plantar em areia de quartzo pura, seria uma beleza
_________________ " -I grow carnivorous plants, bitch! " Minha Growlist Minha Galeria
|
12.03.2011(Sáb)13:16 |
|
 |
|