Re: Aguá muito ácida e dúvida sobre BOG
PinguimN escreveu:
...Penso que poder ser a falta de dormência também. Este ano eu fiz confusão, quando eu fui colocar elas pra dormirem elas já estavam saindo da dormência.
Quanto ao substrato, se não me engano é o misto que o Marco Ono vende, e logo abaixo tem uma camada de Xaxim (Tinha aqui, não compro mais).
O que me faz acreditar que é o PH é a ausência de utriculos. Um tempo atrás o bog estava lotado de utriculos e hoje tem um ou outro só.
Bom... minha d.red piranha que cultivo sob luz artificial a mais de 2 anos estava queimando a armadilha antes que esta abrisse. No final de janeiro mudei ela para um local onde pega o sol da tarde. Agora ela está com ótima aparência e colocando novas armadilhas. No meu caso deduzo que tenha sido pela falta do sol que ela ficou fraca.
Também uso o substrato do Ono e até o momento não tive problemas com ele. Se não me engano dura por uns 2 ou 3 anos sem prejuizos a planta.
Tenho aqui um 'bog' que montei com sphagnum, turfa e vermiculita que já tem dois anos.
'Moram' no bog uma s.leucophylla, algumas p.weser, várias d.burmanii, várias d.filliformis, dezenas de seedling de droseras diversas, u.arenaria, u.subulata e etc....O bog tem uns 20 cm de altura e eu deixo com pelo menos 10 cm de agua no substrato. Todas as plantas nele adoram essa condição que as mantenho inclusive a pinguicula que está crescendo melhor que as p.weser que estão em vasos separados.
Curioso é o lance de sumir as utrics do seu 'bog'.