Introdução
Drosera intermedia é um tipo de planta carnívora presente principalmente no Brasil e na Austrália. Possui a produção de substância pegajosa como uma ferramenta para apreender suas presas.
Este estudo é o terceiro dos meus estudos em germinação
in vitro, nos quais os experimentos 1 e 2 podem ser vistos no link a seguir:
http://www.plantascarnivorasbr.com/forum/viewtopic.php?f=11&t=8174Este estudo foi motivado porque tenho visto em um fórum estrangeiro que o pessoal que realiza germinação
in vitro costuma utilizar água oxigenada (H2O2), também conhecida como Peróxido de Hidrogênio em suas seqüências de esterilização.
Material & Métodos
Neste experimento tentei realizar a germinação in vitro de
Drosera intermedia "Roraima". As sementes foram doadas pelo nobre colega Carlos Rohrbacher.
A inoculação das sementes no meio de cultura ocorreu dia 13.03.11
As sementes foram separadas em três lotes e colocadas em meio MS 1/3 de força, ou seja, 33%.
Cada lote refere-se a um tipo de método de esterilização:
lote 2´= Sementes esterelizadas em hipocplorito de sódio (água sanitária) Ipê a 10% por dois minutos. Este lote possuía 4 sementes por frasco, totalizando 36 sementes (9 frascos).
lote 12´= Sementes esterelizadas em hipocplorito de sódio Ipê a 10% por dois minutos e depois por mais dez minutos. Este lote possuía 10 sementes por frasco (7 frascos), totalizando 60 sementes.
lote H2O2= Sementes esterelizadas em hipocplorito de sódio Ipê a 10% por dois minutos e depois por mais dez minutos e finalmente com água oxigenada 10 volumes diluída 40% por cinco minutos. Este lote possuía 10 sementes por frasco, totalizando 60 sementes.
Resultados & Discussão
teste de descontaminação:
Foi verificada contaminação das sementes conforme descrito a seguir:
lote 2´= 4 frascos com uma semente contaminada em 19.03.11
lote 12´= 1 frasco com uma semente contaminada em 27.03.11
lote H2O2= nenhuma semente contaminada até o momento
Conforme observado é possível constatar que é melhor deixar 12 minutos para que o hipoclorito possa agir e mesmo assim foi possível verificar que uma semente ainda contaminou-se das 60 inoculadas, sendo que apenas o tratamento com a finalização com água oxigenada levou ausência completa de contaminação. A contaminação no lote que ficou mais tempo em hipoclorito também demorou uma semana a mais para ser percebida. Apesar de não ter sido feita análise estatística
tudo indica que a melhor maneira de desciontaminar sementes de Drosera intermedia "Roraima" é o que foi realizado no lote H2O2 que obteve ausência de contaminação.teste de germinação:
Foi observada germinação em meio de cultura no dia 27.03.11, ou seja, pouco mais de 3 semanas após a inoculação das sementes.
a germinação foi verificada diferencialmente entre os meios conforme descrito a seguir:
lote 2´= não houve ainda germinação evidente dentre os frascos restantes ( 4 frascos não contaminados).
lote 12´= de 60 sementes restantes (6 frascos não contaminados) foram verificadas duas germinações, o que gera uma taxa de 3,3% de germinação.
lote H2O2= de 60 sementes foram verificadas oito germinações, o que gera uma taxa de 13,3% de germinação.
Podemos observar que o tratamento com água oxigenada, apesar de não ter sdo feita a análise estatística, demonstrou uma taxa de germinação quatro vezes maior que o lote 12´que pode servir como grupo controle deste tratamento. O que nos leva a crer que o tratamento com água oxigenada realmente possui um efeito benéfico na germinação.
Li alguns tópicos nos quais dizem que água oxigenada é maléfica às plantas carnívoras, mas, quando se trata em relação às sementes isto parece não ser necessariamente correto, mas, estudos com sementes de outras espécies devem ser feitos para uma generalização.
Outros experiementos com outras concentrações de água oxigenada e tempo de exposição devem ser realizados para concluirmos se este efeito pode ainda ser melhorado, já que 13,3% de germinação é muito pouco.
Caso as sementes continuem a germinar eu vou editando o tópico e informando aos colegas.
Outra tendência a se observar é que a esterilização com apenas dois minutos de hipoclorito a 10% por 10 minutos não levou a uma maior taxa de germinação, ao contrário, ainda não houve germinação neste grupo, a pesar que constava de menor número de sementes. Fiquei um pouco impressionado com este dado, pois, imaginava que como ocorre para orquídeas quanto maior o tempo de exposição à água sanitária maior seria a taxa de insucesso da germinação, mas, o que observei foi exatamente o contrário.
Não sei explicar o porque a água oxigenada determinou este efeito e inclusive gostaria até de ouvir opiniões dos colegas sobre o assunto. Será que alguém tem idéia?
O fato é que
apesar deste experimento ter sido feito in vitro é possível que o tratamento com água oxigenada possa melhorar o rendimento de germinações de Drosera intermedia "Roraima" também ex-vitro, ou seja, em musgo ou outro substrato que vocês utilizem.Existem algum tópico sobre o benefício da água oxigenada na germinação de sementes neste fórum?
Seria interessante ainda estudar o papel dos radicais livres no ambiente das plantas carnívoras em relação à taxa de germinação, já que a água oxigenada levou a um grau maior de germinação. Alguém sabe se a população natural de D. intermedia vive em ambientes com altas taxas de radicais livres?
É interessante pensar na relação entre a presença de radicais livres como o Peroxido de Hidrogênio e as substâncias anticarcinogênicas (anticancerígenas) que foram descobertas para as carnívoras. ver no tópico:
http://www.plantascarnivorasbr.com/forum/viewtopic.php?f=10&t=8106Como os colegas citaram que plantas carnívoras não gostam de água oxigenada, pode ser que produzam estas substâncias como meio de se protegerem contra os radicais livres que encontram em seu habitat natural...
Estou muito animado com estes pequenos estudos que venho fazendo e estou pensando até mesmo em publicá-los futuramento num congressinho, mas, vocês são os primeiros a poderem ver estes resultados preliminares.
Muito apaixonante estas plantinhas!
Agradecimentos:
Agradeço imensamente ao colega Carlos Rhorbacher por ter me doado estas sementes e um pouco de seu conhecimento, sem ele este estudo seria mais difícil!
Agradeço ainda aos colegas do fórum que sempre vem incrementando meus parcos conhecimentos sobre estas plantinhas.
Abraço a todos os colegas
Cleber