Autor |
Mensagem |
Fêla
Registrado em: 03.03.2011(Qui)14:24 Mensagens: 104 Localização: Cotia-SP
|
 Germinação em musgo úmido ou ensopado?
Olá companheiro!
Primeiro quero agradecer aos colegas do fórum por tudo o que aprendi por aqui. Costumo ser bem criterioso com tudo o que faço e estou muito satisfeito com as informações que colhi aqui no fórum, são de grande importância para meu aprendizado no mundo das PCs.
Bom, vamos lá...
Comprei um montão de sementes, de várias espécies e semeei em musgo puro, cuidadosamente esterilizado. Minha dúvida é:
O musgo que recebeu as sementes deve ficar apenas úmido ou precisa estar ensopado? Já vi fotos, aqui mesmo no fórum, que mostram as duas formas, algumas fotos com algas. O que é mais recomendado?
Agradeço antecipadamente a todos que leram esse longo tópico e aqueles que pacientemente o responderam.
Valeu!
_________________ Abraços
Fêla Growlists & Wishlists
|
08.04.2011(Sex)19:09 |
|
 |
Gabriel Porto
Registrado em: 26.11.2010(Sex)12:36 Mensagens: 145 Localização: Currais Novos, RN, Brasil
|
 Re: Germinação em musgo úmido ou ensopado?
Fêla escreveu: Olá companheiro!
Primeiro quero agradecer aos colegas do fórum por tudo o que aprendi por aqui. Costumo ser bem criterioso com tudo o que faço e estou muito satisfeito com as informações que colhi aqui no fórum, são de grande importância para meu aprendizado no mundo das PCs.
Bom, vamos lá...
Comprei um montão de sementes, de várias espécies e semeei em musgo puro, cuidadosamente esterilizado. Minha dúvida é:
O musgo que recebeu as sementes deve ficar apenas úmido ou precisa estar ensopado? Já vi fotos, aqui mesmo no fórum, que mostram as duas formas, algumas fotos com algas. O que é mais recomendado?
Agradeço antecipadamente a todos que leram esse longo tópico e aqueles que pacientemente o responderam.
Valeu! vou contar uma experiência própria com dionaea e drosera: coloquei o substrato normalmente e meio dedo de agua acima do substrato, de modo que criasse uma poça, as sementes boas afundaram, e ao germinaram boiaram, as ruins ficaram sempre boiando, hoje (25 dias depois) os seedlings de droseras se encontram nos vasos finais e eu diminui o nível d'agua para que as plantas alcançassem a terra e pudessem se fixar, comparando com outros resultados que obtive, até que este foi bem rápido, as sementes germinaram com 7 dias e estão formando as primeiras armadilhas. Bom, é isso. Boa sorte no cultivo!
|
08.04.2011(Sex)19:25 |
|
 |
Fêla
|
Caramba! Estou fazendo tudo errado!
A minha sementeira não tem quase água, tem umidade porque borrifo água da chuva uma vez por dia. Semeei no dia 19/03 e até agora nem sinal. Será que ainda vão germinar? O que vocês acham, devo colocar mais água na sementeira até encharcar o musgo?
|
08.04.2011(Sex)19:31 |
|
 |
guigacaldeirão
Registrado em: 30.09.2010(Qui)11:17 Mensagens: 148 Localização: Rio de janeiro-RJ
|
Oi fela,cara não se preucupe as sementes de droseras demoram pra germinar em torno de um mês podendo demorar até 3 meses se as sementes estiverem velhas(ou até mais..  .)não tem problema em o substrato estiver apenas umido,mas eu recomendo que o substrato esteja mais ou menos um intermédio entre encharcado e umido(pelo menos aqui dá melhores resultados...)E você pode usar água de torneira,depende muito do tipo de água que tem na sua cidade,pelo menos aqui as plantas não tiveram nenhum problema relacionado com a água de torneira... Abraços 
|
08.04.2011(Sex)20:57 |
|
 |
Leandro SP
Registrado em: 27.04.2009(Seg)18:14 Mensagens: 87 Localização: São Paulo - SP
|
eu tbm obtive melhor resultado quando deixei o nivel de agua das droseras bem alto, porem ja chegou a germinar sementes em vaso totalmente fora da água, so que dentro do terrario... o musgo tava so umido, porem foram muito poucas, e sementes que cairam acidentalmente la >.< .. agora as outras, até agora não obtive muito sucesso sempre germinam umas 3 no maximo de cada especie. 
|
08.04.2011(Sex)22:27 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Talvez eu não tenha entendido a pergunta ... ... ou não. Umidade não 'existe ou inexiste', é um gradiente então o quanto é necessário de umidade é algo a ser avaliado com cuidado. Basicamente não há germinação sem água, ao menos não uma germinação bem sucedida. Em geral as sementes germinam bem quando a água da bandeja fica a 1/3 da altura do substrato. Um abraço.
_________________ Droseraholic!!!
|
10.04.2011(Dom)23:46 |
|
 |
arthur lopes
Registrado em: 28.09.2010(Ter)19:38 Mensagens: 244 Localização: Cascavel PR
|
eu acho que vc tem que achar um meio termo que não fique nem muito encharcado e nem fique sem agua. eu utilizo geralmente pra a geimiminações a parte inferior da garrafa pet elas germinam bem. a umidade é alta, a agua fica 2cm mais baixo que os substrato. aqui vai uma foto que pode te ajudar:  espero ter ajudado abraços e bom cultivo 
|
11.04.2011(Seg)8:50 |
|
 |
Fêla
|
Hj vi um brotinho tão minúsculo que nem sei se é mesmo um broto. Aumentei a umidade aqui, vamos ver como ficam as coisas. Obrigado pelas dicas! Valeu galera!
|
11.04.2011(Seg)10:15 |
|
 |
arthur lopes
Registrado em: 28.09.2010(Ter)19:38 Mensagens: 244 Localização: Cascavel PR
|
Fêla escreveu: Hj vi um brotinho tão minúsculo que nem sei se é mesmo um broto. Aumentei a umidade aqui, vamos ver como ficam as coisas. Obrigado pelas dicas! Valeu galera! hehehe essa plantinha são danadas de pequenas né 
|
11.04.2011(Seg)11:11 |
|
 |
|