Tubo "Hidropônico" para Plantas Carnívoras
Olá Pessoal!
Estive meio ausente do fórum principalmente devido à correria do dia-a-dia mas também porque estava
meio desmotivado... perdi mais da metade de minhas plantas, ainda não sei exatamente os motivos.
Tentarei depois com ajuda dos amigos descobrir e solucionar os possíveis problemas em um outro post.
Aqui gostaria de compartilhar com vocês uma idéia que tive para o cultivo das minhas plantas carnívoras.
Primeiramente, minha forma de cultivo antiga era basicamente em vasos quadrados em bandejas, forma
utilizada por muitos aqui, e, que pelo que vejo, funciona muito bem, inclusive para mim funcionou por muito
tempo.
Mas devido a minha falta de tempo, a limpeza das bandejas se tornou uma grande dificuldade. Sem limpeza
elas criavam muitas algas e larvas de mosquitos... Também tenho o problema de não ter alguém para repor
a água nas bandejas quando viajo...
A minha mudança na forma de cultivo foi motivada por:
Reduzir (eliminar) o trabalho com a limpeza das bandejas,
Não proliferação da dengue,
Não proliferação de algas que prejudicam as pcs,
Reduzir a evaporação da água,
Facilitar a reposição de água,
Possibilitar a circulação da água, e, quem sabe futuramente, a refrigeração desta, necessária para o cultivo de
algumas espécies.
Segue as fotos do Tubo "hidropônico" para pcs:
Tubo utilizado: Tubo de esgoto branco 75 mm, encontrado em qualquer loja de materiais de construção.
Primeiro cortei o tubo no tamanho desejado:
Antes de cortar é bom dar uma estudada para que não fique sobrando ou faltando muito espaço nas laterais.

Fiz um gabarito:
Usei espaçamento de 1 cm entre vasos e encaixe do vaso 6x6 cm.

Tampa das laterais:
Agora vem a parte mais trabalhosa: Cortar.
Primeiro cortei usando uma serra somente as linhas na perpendicular ao tubo:

Para cortar as linhas paralelas ao tubo, a unica idéia que tive foi utilizar uma lâmina de estilete e aquecer
no fogo. Não é muito prático, mas por hora foi o único jeito que encontrei...

Vaso encaixado:

Interior:

Todos os encaixes feitos:

Vasos no lugar:
Fiz 3 tubos desses mas a interligação entre eles ainda não foi feita.
Por hora ainda estou testando o cultivo nos tubos, então é cedo falar se vai ser bom...
Por enquanto nada de algas nem dengue!
A única coisa que me preocupa é a temperatura da água dentro dos tubos...
Críticas e sugestões são bem-vindas.
Abraço,